Marcelo “totalmente alheio” ao envolvimento da namorada na queda do BES

12

José Sena Goulão, António Cotrim / Lusa

Marcelo Rebelo de Sousa comentou a notícia sobre as eventuais responsabilidades da namorada Rita Amaral Cabral na queda do BES, no âmbito das funções que exerceu no Banco. “Sou totalmente alheio”, garante o Presidente da República.

O jornal Sol avançou na edição deste fim-de-semana que a Comissão de Partes Relacionadas do BES, de que Rita Amaral Cabral fez parte, está a ser visada por várias testemunhas ouvidas pelo juiz Carlos Alexandre no inquérito judicial, por eventuais responsabilidades na queda do Banco.

Esta Comissão, criada por recomendação do Banco de Portugal em 2014, tinha como responsabilidade zelar pela separação efectiva entre o BES e as empresas do Grupo Espírito Santo (GES), evitando quaisquer formas de “contágio” entre os dois universos.

No âmbito de um requerimento apresentado pelo arguido José Manuel Espírito Santo ao arresto de duas casas, testemunhas ouvidas pelo juiz Carlos Alexandre, designadamente alguns antigos funcionários do BES, “apontaram o dedo à Comissão de Partes Relacionadas” no processo de descalabro, “aliviando as responsabilidades que caem sobre os administradores do banco e do grupo”, nomeadamente Ricardo Salgado e o próprio José Manuel Espírito Santo, como nota o Sol.

Além de Rita Amaral Cabral, desta Comissão faziam ainda parte Joaquim Goes e Horácio Afonso, sendo que nenhum deles foi constituído arguido no âmbito do processo de inquérito que envolve o BES.

Confrontado com estes dados, o Presidente da República destaca, em nota enviada ao Correio da Manhã, que é “matéria” que não lhe diz “respeito” e a que é “totalmente alheio”.

Além de fazer parte da referida Comissão, Rita Amaral Cabral foi administradora não executiva do BES entre 2012 e 2014.

“Íntima da família Salgado”

Aquando da queda do Banco, na última reunião do conselho de administração, a 13 de Julho de 2014, Rita Amaral Cabral terá proposto um “voto de louvor” a sublinhar como tinha sido uma “honra acrescida ter tido como presidente da comissão executiva o senhor dr. Ricardo Salgado”, conforme cita a revista Sábado num artigo da edição de 28 de Janeiro de 2016.

Esse mesmo artigo refere que Rita Amaral Cabral “era íntima da família Salgado” e que foi através dela que “Marcelo estreitou as relações com Ricardo Salgado”. A mulher do ex-banqueiro, Maria João Salgado, será também uma das melhores amigas dela.

Apesar de não viverem juntos e de nunca terem casado, Marcelo e Rita Amaral Cabral namoram desde os anos de 1980, sendo fotografados habitualmente pelas revistas cor-de-rosa a passar férias juntos ou em eventos sociais.

ZAP //

12 Comments

  1. Este sr. também é politico.
    Acredito muito nele, claro que não sabia o que se passava neste caso, nem nos outros como, tancos, incêndios, ou com os deputados da assembleia da Republica, (das bananas), etc…
    Continuo a gostar muito dele, gosto muito de o ver ir aos locais , cumprimentar com beijinhos as pessoas e gosto principalmente da maneira como fala, diz coisas muito bonitas.
    Também sabe nadar muito bem e não têm frio, mergulha mesmo em Janeiro e obriga os guarda costas ao mesmo, eheheh.
    Este Sr é muito diferente dos outros políticos.
    Penso eu!

  2. Pois é igual aos outros ou um pouco pior . Assume-se católico praticante, mas vive amantizado há mais de 38 anos.
    Só gosta mesmo é de botar palavra, quando o que devia era estar calado. Mas tirar selfies dá popularidade.

    Enfim…………………

  3. Lá estão os detratores do nosso Presidente a labregar! Os labregos saíram das tocas e “botaram” palavra” como diz por aqui um dos matarruanos!
    Como o Presidente é popular e isso é mau para o Governo, a labregagem não deixa passar uma. Se não fosse este Presidente coitadas das vítimas dos incêndios. E Tancos?! Esse nem nunca tinha existido. E neste momento o 44 até já seria candidato a Presidente da Comissão Europeia.
    O ser-se matarruano é de facto fod%&$. Isso nasce convosco, pega-se, apanha-se? Como é que ficaram assim?

    • Talvez devido à interacção que temos tido consigo com pessoas como o Sr, nem todos podemos ser tão esclarecidos, o mais engraçado de tudo isto é ainda haver pessoas como o Sr a pensar que enganam alguém, fique descansado que já não enganam ninguém e quando a realidade lhes cair em cima não vai ser nada bonito de se ver, quanto maior a manipulação maior a humilhação, mas estão tão embevecidos que não vêm um palmo à frente dos olhos e continue assim, de uma extrema educação, um grande bem-haja.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.