Marcelo deixou diplomatas furiosos com elogios a Luísa e a Salvador Sobral

Sergey Dolzhenko / EPA

Salvador Sobral com a irmã Luísa Sobral, autora da música que venceu o Festival da Eurovisão 2017

Os elogios que Marcelo Rebelo de Sousa fez a Luísa e Salvador Sobral, quando os condecorou com o grau de comendadores da Ordem de Mérito no passado mês de Abril, revoltaram os diplomatas portugueses que protestaram, numa carta enviada para Belém.

A Associação Sindical dos Diplomatas Portugueses endereçou ao Presidente da República um “protesto raro”, sublinha o jornal Público, lembrando a habitual unanimidade em torno de Marcelo Rebelo de Sousa.

Este protesto terá sido assinalado numa carta enviada ao Presidente a 27 de Abril passado, ou seja, quatro dias depois da cerimónia de condecoração de Luísa e Salvador Sobral com o grau de comendadores da Ordem de Mérito que decorreu na Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa.

O Público revela na edição desta sexta-feira o teor dessa carta, notando que os diplomatas não gostaram de ouvir Marcelo a dizer que os irmãos Sobral são “embaixadores mais qualificados e mais eficientes do que a generalidade da nossa diplomacia”.

“Não posso deixar de lamentar as declarações proferidas por Vossa Excelência a propósito da ‘generalidade da nossa diplomacia’ que colocam em causa a competência e profissionalismo de toda uma carreira especial do Estado, denegrindo a sua imagem e, como tal, a própria credibilidade das instituições públicas”, constata, nesta carta, o presidente do conselho directivo da ASDP, o embaixador João Ramos Pinto, conforme transcreve o Público.

Elogiando o “êxito singular” da canção “Amar Pelos Dois”, que venceu o Festival da Eurovisão do ano passado, Marcelo referiu que os irmãos Sobral são, “na prática, embaixadores de Portugal”, “por mérito próprio”, devido ao seu “talento e aplicação”.

Agora, em resposta ao protesto dos diplomatas, Marcelo refere, em nota ao Público, que não se sente “nada complexado pelo facto de haver personalidades da Cultura e do Desporto que em muito ultrapassam a projecção internacional do actual Presidente da República”.

“Não está, nem nunca esteve em causa, como tenho referido sempre, a excelência da nossa diplomacia. Mas a própria realização, neste momento, do Festival Eurovisão da Canção em Lisboa fala por si quanto à projecção alcançada por quem, pela sua qualificação e eficácia, projecta a imagem de Portugal no mundo“, refere ainda Marcelo.

ZAP //

PARTILHAR

9 COMENTÁRIOS

  1. Como se fosse alguma mentira.
    A grande maioria dos nossos(as) diplomatas fazem o quê?
    “Tadinhos”… ficaram ofendidos(as).

  2. São mesmo burros esses diplomatas…
    Então mas não pode haver ninguém melhor do que eles a exercer diplomacia em nome de Portugal?
    Há com cada um…
    eles não são maus, ninguém os denegriu… Simplesmente há quem desempenhe essa função de foma melhor e mais eficiente que eles, foi apenas isso que o PR disse.
    falta ali massa cinzenta por aquelas bandas…

  3. Sr Presidente, num Pais devera mente endividado, gostaria de saber, se é que pode, quanto custou este evento aos nossos contribuintes,

    Valores da Receita ???
    Valores das Despesas ???
    Saldo ???

  4. O Presidente Marcelo tem muitas qualidades, mas fala demais. E como fala demais, às vezes não tem tempo de pensar no que diz e sai asneira.
    Imaginem-no a dizer que a maioria dos professores é ineficiente. Ou dos médicos. Ou dos engenheiros…
    Acho bem que os diplomatas o tenham criticado. O homem não é nenhuma vaca sagrada e também precisa de aprender a lidar com a crítica e com os seus erros. O que, de resto, não soube reconhecer.
    Não é só atirar sobre o Costa!

    • Mas anda tudo parvo ou quê?
      Não deu para entender que o homem se referiu ao grande destaque que a vitória nos deu a nível internacional?
      Há algum diplomata que tenha conseguido ou venha a conseguir algo assim?
      Claro que não… nem terá que o fazer. Como alguém já referiu: “falta ali massa cinzenta por aquelas bandas…” e por estas bandas.

  5. Os nossos diplomatas e toda a nossa classe política melhor fariam, se fossem mais Humildes e menos Arrogantes! Já não aguento com os lamentos de tantas virgens dolorosas. Triste imagem que passam cá para fora; Caros, Fúteis, Inúteis e muito Prejudiciais à nossa economia…

    • É verdade que a nossa diplomacia não presta, mas os irmãos Sobral não lhes ficam atrás…

      É verdade que a nossa diplomacia não presta, mas os irmãos Sobral não lhes ficam atrás…

  6. Realmente, um grande diplomata esse Sobral… Foi dizer mal da canção de Israel (não que tivesse razão, a canção é uma valente m***…) e foi precisamente a que ganhou… O Marcelo devia ter mais tento na língua, lá isso é verdade.

RESPONDER

Leixões nega ter colocado adeptos na bancada a ver um jogo

Episódio aconteceu numa partida de voleibol em Gondomar. Presidente garante que jovens pertencem aos órgãos sociais do clube, Federação não confirma a identidade à entrada. A Supertaça de voleibol começou, no Grupo B, com o duelo …

Ventura quer ser Sá Carneiro do século XXI e ter juventude partidária

O presidente do Chega vai apresentar-se este fim de semana em Évora para a II Convenção Nacional do partido populista de direita como “o principal continuador em Portugal” de Sá Carneiro, o falecido líder fundador …

Alemanha tem provas materiais de que Maddie está morta

As autoridades alemãs têm provas materiais de que Madeleine McCann está morta, garante o porta-voz da Procuradoria de Braunschweig, Hans Christian Wolters, à RTP. Apenas está por provar o envolvimento de Christian Brueckner no homicídio …

BE quer que direito das grávidas a acompanhante seja respeitado

O Bloco de Esquerda (BE) quer que as normas da Direção-Geral da Saúde (DGS) sobre gravidez e parto no âmbito da covid-19 sejam revistas para que o direito das mulheres grávidas a estarem acompanhadas seja …

Proposta do PCP para passar Novo Banco para esfera pública foi chumbada

A recomendação ao Governo proposta pelo PCP para reverter da venda do Novo Banco, transferindo-o para a esfera pública, foi hoje chumbada no parlamento com os votos contra de PS, PSD, CDS-PP, PAN, Iniciativa Liberal …

Trump ataca voto por correspondência. Resultados podem não ser "determinados de forma precisa"

O Presidente dos EUA, Donald Trump, reforçou na quinta-feira no Twitter os ataques ao voto por correspondência nas eleições de novembro, ao que a rede social reagiu ligando duas das suas mensagens a informação verificada …

Quatro candidatos disputarão sucessão de Santana no Aliança

O novo líder do Aliança, que sucederá ao fundador do partido, Pedro Santana Lopes, vai ser escolhido entre quatro candidatos no próximo congresso nacional, agendado para 26 e 27 de setembro em Torres Vedras. Segundo noticiou esta …

Recomendação do PS para tarifa social de Internet sem oposição (mas partidos querem mais)

A recomendação do PS ao Governo para que crie uma tarifa social de acesso à Internet não mereceu esta quinta-feira oposição de nenhuma bancada, mas foram vários os partidos que defenderam a necessidade de “ir …

Ex-deputado PS acusado de uso abusivo de viaturas da Câmara de Barcelos

O Ministério Público acusou de peculato e abuso de poderes o ex-deputado socialista Domingos Pereira, pela alegada utilização de viaturas do município de Barcelos para deslocações de e para a Assembleia da República. Segundo nota publicada …

Quim Torra acusa Governo espanhol de tentar "excluir um presidente no meio de uma pandemia"

Um recurso do presidente separatista catalão Quim Torra contra uma condenação por desobediência que pode afastá-lo do exercício de cargos públicos durante ano e meio foi analisado na quinta-feira pelo Supremo Tribunal de Espanha. Antes …