Marcelo afastou assessora que recebia 4 mil euros quando estava na China com bolsa de estudo

Octávio Passos / Lusa

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa

Marcelo Rebelo de Sousa afastou da Presidência da República a consultora Mariana Mira Corrêa que esteve em Pequim, na China, a gozar de uma bolsa de estudo do Instituto Confúcio enquanto recebia o salário de cerca de 4 mil euros mensais pela assessoria ao Presidente da República na área das Relações Internacionais.

O cessar de funções de Mariana Mira Corrêa como consultora da Casa Civil para a área das Relações Internacionais foi divulgado em despacho publicado em Diário da República nesta segunda-feira, 15 de Abril, conforme reporta o Jornal de Negócios.

A justificação de Marcelo para o afastamento aponta a “conclusão das tarefas” que estavam atribuídas a Mariana Mira Corrêa, “em particular as relacionadas com a preparação das visitas de Estado do Presidente da República Popular da China a Portugal e do Presidente da República Portuguesa à China”.

Marcelo visita a China entre 25 de Abril e 2 de Maio próximos. O gabinete do Presidente da República tinha justificado a acumulação de rendimentos da consultora com o facto de estar a ajudar na preparação da visita oficial à China.

O facto de Mariana Mira Corrêa acumular o salário de cerca de 4 mil euros na Casa Civil da Presidência da República com a bolsa atribuída pelo Instituto Confúcio, para estudar em Pequim, durante um semestre, Língua e Cultura Chinesa, foi noticiado pelo Correio da Manhã em Fevereiro passado.

O fim do contrato de Mariana Mira Corrêa com a Presidência da República cessou a 18 de Março, segundo o Negócios.

A ex-consultora do Presidente é licenciada em Comunicação Social pela Universidade do Minho, foi jornalista da SIC, assessora do eurodeputado Nuno Melo no Parlamento Europeu e integrou o leque de assessores de Durão Barroso na Presidência da Comissão Europeia. Tornou-se consultora de Marcelo depois de este ter sido eleito Presidente e após ter sido voluntária na sua campanha eleitoral.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Luís Filipe Vieira pediu informações sobre Keylor Navas em Madrid

O presidente do Benfica aproveitou a visita a Madrid para saber mais pormenores sobre a situação do guarda-redes dos merengues. O presidente do Benfica, Luís Filipe Vieira, dirigiu-se na passada segunda-feira a Madrid para ultimar os …

Jovens que acusaram Harry de “traição da raça” condenados com pena de prisão

O caso remonta a dezembro de 2018, quando surgiram as primeiras notícias de uma investigação da BBC que envolvia a família real britânica. Um grupo neonazi era responsável por uma propaganda online onde sugeriam que o …

UEFA confirma três jogos de suspensão para Neymar

A UEFA anunciou, esta quarta-feira, que rejeitou o recurso do Paris Saint-Germain e manteve os três jogos de suspensão a Neymar, na sequência de insultos aos árbitros na partida com o Manchester United, da Liga …

Transportes estão cada vez mais cheios. Carris vai comprar 100 novos autocarros

A Carris vai lançar dois concursos para a aquisição de 100 novos autocarros, 70 dos quais a gás natural e 30 elétricos, anunciou o presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Fernando Medina. Falando na apresentação da …

Apenas 59% dos habitantes da Europa ocidental confiam na vacinação. França é o país com mais dúvidas

Na Europa oriental, apenas metade da população olha para as vacinas como uma forma segura de prevenção de saúde. No caso da zona ocidental, o número sobe para os 59%, mas fica ainda distante dos …

César Peixoto é o novo treinador da Académica

O antigo futebolista é o novo treinador da Académica, sucedendo a João Alves no comando técnico dos estudantes, anunciou o clube que integra a II Liga portuguesa. César Peixoto vai ser apresentado às 17h00, em conferência …

Tribunal diz que ausência de resistência de vítima de violação é "desejo de sobreviver"

Quando as vítimas não resistem, revelam "o desejo de sobreviver a uma situação cujo controlo não detêm", adotando um comportamento de preservação, diz o Tribunal da Relação de Lisboa. O Tribunal da Relação de Lisboa considerou …

Draghi abre a porta a cortes nas taxas de juro

Mario Draghi afirmou esta terça-feira que se o objetivo de ficar abaixo dos 2% de inflação estiver ameaçado, "estímulos adicionais serão necessários". O presidente do BCE admitiu mesmo uma descida das taxas. O presidente do BCE, Mario …

SNS dá “sinais de cansaço” e tem sistema “que não é amigo do cidadão”

A Convenção Nacional da Saúde concluiu esta terça-feira que o SNS “dá sinais de cansaço” e avisa que os portugueses “não podem ter listas de espera de anos” por consultas ou cirurgias, nem ter “enormes …

Violência doméstica: sobe para 16 o número de mulheres mortas em 2019

O número de mulheres mortas desde o início do ano em contexto de violência doméstica subiu para 16, segundo a contabilidade feita pelo Público com base nas notícias publicadas sobre o assunto. O número exclui …