Ao som das janeiras, Marcelo fez apelo ao “espírito de família”

António Pedro Santos / Lusa

No dia em que ouviu cantar as Janeiras, Marcelo disse que é necessário “nunca ultrapassar o patamar que afasta a violência, agressividade excessiva, provocações no sentido de radicalizar o que depois empobrece o espírito de família”.

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, assistiu este domingo às tradicionais Janeiras no Palácio de Belém, pela Sociedade Musical de Vouzela, e fez um apelo ao “espírito de família”, à tolerância para que se evite a violência e a radicalização.

Em Dia de Reis, e depois de ouvir uma mistura de Janeiras tradicionais e um miniconcerto de Ano Novo, que incluiu “Ave Maria”, de Gounod, ou “Pompa e Circunstância”, de Elgar, na sala das Bicas, Marcelo Rebelo de Sousa agradeceu e quis deixar “quatro palavras”.

As Janeiras, afirmou, “traduzem o espírito desta época”, mas que deve “transitar para as outras épocas ao longo ao ano”, em que se deve respeitar a riqueza de quem pensa “de maneira diferente”. “Seria insuportável de viver numa sociedade que fosse toda igual, igual nas ideias, nos projetos, nas ambições das pessoas, nas carreiras, nos sonhos”, afirmou.

Para Marcelo, é preciso “saber conjugar as ideias”, que são diversas, mas deve também existir “um respeito recíproco, uma aceitação do pensamento dos outros”. É preciso “saber não ultrapassar nunca um limite, um patamar que afaste a violência, a agressividade excessiva, que afaste as tentações ou provocações no sentido de radicalizar o que depois empobrece o espírito de família”.

O chefe do Estado convidou a Sociedade Musical Vouzelense a cantar as Janeiras em Belém, depois de ter visto os músicos, na sua maioria jovens, nas férias de verão de 2018, quando visitou zonas do país afetadas pelos grandes incêndios do ano anterior.

Nos cerca de sete minutos que falou, Marcelo elogiou as Janeiras, aliando História e tradição, valores que devem “ser preservados”, dizendo depois que as interpretações feitas pela banda, fundada originalmente em 1880, serem uma “mistura de Janeiras e concerto de Ano Novo”, pelo reportório escolhido de música clássica.

Depois, recordou 2017 e os “tempos difíceis” que as populações atravessaram durante os grande incêndios, “uma grande tragédia nacional”, e que o levou a fazer férias na região centro do país, em 2018, como forma de “convidar” os portugueses a visitarem a zona.

E sublinhou “como foi importante trazer Vouzela aqui”, ao Palácio de Belém, como forma de “testemunhar a solidariedade” aos músicos, mas também aos autarcas, presidente da câmara e da assembleia municipal, presentes na Sala das Bicas.

No final, houve uma fotografia de grupo e também não faltaram as selfies, várias, tiradas pelo próprio Marcelo com os músicos da banda musical e crianças do coro, que fizeram a sua estreia no Palácio de Belém.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Paulo Cafôfo, o "guardião dos valores", é o novo líder do PS/Madeira

Paulo Cafôfo, o novo líder do PS/Madeira, assumiu-se como um "guardião dos valores de um partido que não se deixa vergar". O novo líder do PS/Madeira, Paulo Cafôfo, afirmou este domingo que vai estar "sempre contra" …

Médicos querem divulgação urgente da Estratégia Outono-Inverno (e defendem máscara na rua)

Além da divulgação urgente da Estratégia Outono-Inverno, a Ordem dos Médicos solicita uma atualização das normas e orientações técnicas da Direção-Geral da Saúde (DGS). A Ordem dos Médicos defende a divulgação urgente da Estratégia Outono-Inverno para …

Líder do CDS quer ver o partido travar "histerias de nichos à volta do radicalismo"

O líder do CDS encerrou, este domingo, a escola de quadros da Juventude Popular, que decorreu deste sexta-feira em Oliveira do Bairro, distrito de Aveiro, momento que assinalou também a rentrée política do partido. "Este novo …

Detida suspeita de enviar envelope com ricina a Trump. Tinha uma arma de fogo

  As autoridades prenderam uma mulher suspeita de ter enviado um envelope com ricina ao Presidente dos EUA, Donald Trump. Suspeita-se que o envelope foi enviado a partir do Canadá. Uma mulher foi detida este domingo, quando tentava …

Livre declara apoio oficial a Ana Gomes

O Livre anunciou, esta segunda-feira, o seu apoio oficial à candidata Ana Gomes, nas eleições Presidenciais, depois de uma consulta interna na qual a ex-eurodeputada recolheu 88,9% dos votos de membros e apoiantes. Em comunicado, o …

"Ponto crítico" no Reino Unido. Especialistas vão fazer apelo público em direto na TV

Esta segunda-feira, dois dos mais graduados conselheiros científicos do Governo britânico vão fazer um apelo aos britânicos, em direto na televisão, a alertar que o Reino Unido atingiu um "ponto crítico". Dois conselheiros científicos do Governo …

11 contabilistas investigados por suspeitas de falsificação para aceder a apoios à covid-19

A Ordem dos Contabilistas Certificados revela que abriu inquéritos disciplinares a 11 profissionais por terem, alegadamente, cedido a pressões para falsificarem dados de facturação, de modo a permitir que empresas tivessem acesso às linhas de …

Itália está a ter uma preciosa ajuda para travar a segunda vaga: o trauma

O início da pandemia castigou a Itália de tal forma que, agora, o país europeu está a conseguir conter a curva, numa altura em que países como França ou Espanha lidam com o aumento do …

Soares a caminho da China. Aboubakar poderá rumar à Turquia

Os avançados brasileiro e camaronês deverão deixar o FC Porto nos próximos dias. Soares ruma à China ainda esta semana e Aboubakar interessa ao campeão turco.  De acordo com o jornal Record, Tiquinho Soares já aceitou a …

Gonçalo Ramos recebe duas propostas. Benfica faz das tripas coração para o segurar

Em dois jogos feitos na equipa B, Gonçalo Ramos marcou cinco golos. Jesus conta com o jogador para a equipa principal, mas o jovem já recebeu duas propostas do estrangeiro e pode sair. O SL Benfica …