“Maratonas de séries” afetam a qualidade do sono

(dr) Netflix

Desde a popularização dos serviços de streaming como o Netflix, que “fazer maratonas” de séries – ou seja, assistir a vários episódios seguidos de uma série de uma só vez – tornou-se algo bastante comum. No entanto, a prática pode deixar as pessoas cada vez mais alerta, prejudicando a qualidade do sono.

De acordo com um estudo publicado recentemente no Journal of Clinical Sleep Medicine, a prática de fazer “maratonas de séries” pode deixar as pessoas cada vez mais alerta, prejudicando a qualidade do sono.

Para investigar os hábitos de entretenimento dos jovens e as suas relações com o sono, investigadores da Universidade de Michigan, nos Estados Unidos, entrevistaram 423 pessoas entre os 18 e 25 anos, durante um mês, sobre o uso de dispositivos móveis, televisão e computador.

A maioria dos estudantes, cerca de 80%, assumiu que já fez maratonas de séries, e 40% disseram tê-lo feito recentemente, durante o próprio período lectivo – entre os quais, 28% mais de uma vez e 7% quase todos os dias.

Quanto à frequência e duração dessas maratonas, os homens disseram fazê-lo menos vezes do que as mulheres, mas viram quase o dobro de episódios por sessão.

Já sobre a qualidade do sono, os participantes dormiam, em média, 7h37m por noite – mas mesmo assim, os que costumam fazer maratonas com mais frequência mostraram maior cansaço e pior qualidade do sono comparados com os que não fazem maratonas.

A razão para isso, segundo os investigadores, é o estado de alerta causado pelos episódios, que se mantém mesmo após o fim da sessão e que afecta o sono.

“O enredo destas séries tende a prender os espectadores, que se envolvem intensamente com o conteúdo e continuam normalmente a pensar na série quando vão dormir”, explica Liese Exelmans, principal autora do estudo, ao Science Daily.

Muitas vezes essa vontade de continuar a ver a série é intencional. Segundo os cientistas, as pessoas ficam tão absorvidas no enredo que não percebem que o “só mais um episódio” é repetido diversas vezes.

Isso atrasa o sono ou, por outras palavras, requer um período mais longo para “arefecer a mente” antes de ir dormir, afectando o sono em geral”, explicou Liese. “As pessoas podem não querer ver muitos episódios, mas acabam por fazê-lo de qualquer forma.”

PARTILHAR

RESPONDER

Dois satélites "reformados" podem estar prestes a colidir na órbita da Terra

Dois satélites desativados passarão muito próximos um do outro em 29 de janeiro e, de acordo com a empresa de rastreamento de satélites LeoLabs Inc, há uma probabilidade de 1 em 100 de colidirem. Embora a …

FC Porto 2-1 Gil Vicente | “Dragão” afasta crise com reviravolta

O FC Porto voltou a sorrir. Após dois desaires – ambos diante do Braga – nos últimos três jogos, os “azuis-e-brancos” regressaram aos triunfos e derrotaram o Gil Vicente por 2-1 esta terça-feira, num embate …

Aeroporto de Southampton tem uma equipa canina para acalmar os passageiros

O Aeroporto de Southampton, no Reino Unido, tem uma equipa canina para acalmar os nervos dos passageiros que não gostam muito de andar de avião. Se alguma vez aterrar em Southampton, no Reino Unido, não se admire …

"Padres-robôs" dão bênçãos, fazem casamentos e até funerais

A Inteligência Artificial está a pavimentar o seu caminho em várias religiões espalhadas pelo mundo. "Padres-robôs" são capazes de dar bênçãos, fazer casamentos e até funerais. Há um novo padre em Kodaiji, um templo budista com …

Livro sugeria que o 11 de setembro tinha sido "orquestrado pela CIA". Editora obrigada a corrigir

A editora francesa Ellipses Publications teve que corrigir um livro de História no qual era sugerido que os ataques terroristas de 11 de setembro de 2001, nos Estados Unidos (EUA), foram "orquestrados pela CIA". Segundo noticiou …

Paulo Coelho vai destruir rascunho de livro infantil escrito com Kobe Bryant

O escritor brasileiro Paulo Coelho anunciou hoje que pretende apagar o rascunho de um livro infantil que se encontrava a escrever em conjunto com o antigo basquetebolista norte-americano Kobe Bryant, que morreu no domingo num …

Encontrado famoso navio que desapareceu misteriosamente no Triângulo das Bermudas há 95 anos

Os destroços de um navio que desapareceu misteriosamente no Triângulo das Bermudas há 95 anos foram descobertos na costa da Florida, nos Estados Unidos. O SS Cotopaxi - um navio mercante norte-americano - deixou Charleston, na …

Ana Gomes diz que diretiva europeia sobre branqueamento de capitais é aplicável a Rui Pinto

A ex-eurodeputada socialista Ana Gomes disse hoje em Lisboa que pode aplicar-se ao ‘hacker’ Rui Pinto a diretiva europeia sobre branqueamento de capitais e financiamento do terrorismo, sem esperar pela transposição de legislação sobre o …

"Há grandes chances de Jesus sair em maio para o FC Porto", diz Carlos Alberto

Carlos Alberto, atual comentador desportivo e antigo jogador do FC Porto, acredita que os 'dragões' vão avançar para a contratação de Jorge Jesus, em maio. Recentemente, a ideia de Jorge Jesus no FC Porto tem ganho …

Raras lesmas cor-de-rosa fluorescente sobreviveram aos incêndios na Austrália

Uma rara espécie de lesma cor-de-rosa fluorescente (Triboniophorus aff. graeffei) conseguiu sobreviver aos incêndios que assolaram a Austrália no início de janeiro e que deixaram milhões de animais mortos e outros tantos sem abrigo. Tratam-se …