Encontrado no Mar Báltico navio da época do Renascimento

Cientistas encontraram, nas profundezas do Mar Báltico, um navio praticamente intacto com cerca de 500 anos e da época do Renascimento.

Devido ao seu incrível estado de preservação, os arqueólogos conseguiram datar o navio e estimam que seja do Renascimento, entre o final do século XV e o início do século XVI. Segundo o Science Alert, a sua origem é ainda desconhecida, por isso, foi rotulado de “Okänt Skepp”, que significa “Navio Desconhecido” em sueco.

“Foi como se tivesse naufragado ontem – os mastros estão no seu lugar e o casco está intacto. No convés principal está ainda um achado incrivelmente raro: um barco de apoio usado para transportar a tripulação de e para o navio, encostado ao mastro principal. É uma visão verdadeiramente surpreendente”, declara Rodrigo Pacheco-Ruiz, arqueólogo marítimo da empresa MMT e da Universidade de Southampton, no Reino Unido.

O primeiro indício de que havia alguma coisa no fundo do mar, a 140 metros abaixo da superfície, ocorreu em 2009, quando a Administração Marítima Sueca se apercebeu de algo fora do comum.

Porém, apenas uma década depois, mais concretamente no início deste ano, é que o navio naufragado foi totalmente revelado (e por acaso). A MMT foi contratada para inspecionar o fundo do mar antes de ser instalado um gasoduto e foi então que o navio apareceu.

(dr) Deep Sea Productions / MMT

Para estudar o navio de forma mais aprofundada, os cientistas levaram veículos submarinos operados remotamente (ROVs) a partir do convés do navio de operações submarinas Stril Explorer. Estes foram usados para fazer um levantamento fotogramétrico do navio naufragado, fornecendo modelos 3D de alta resolução detalhados.

De acordo com o mesmo site, o navio tem cerca de 16 e 18 metros de comprimento, sendo apenas um pouco menor do que o emblemático navio de Cristóvão Colombo, o Santa Maria (de 19 metros), que levou o descobridor ao continente americano.

A equipa de investigadores acredita que o excelente estado de preservação do navio se deve às águas frias, levemente salgadas e hipóxicas das profundezas do Mar Báltico e que este possui um grande significado histórico.

“Sabemos que é o mais antigo naufrágio do Báltico. Não há outro navio no mundo deste período como este. Temos navios mais antigos, mas são apenas pedaços de madeira ou metal – nunca tivemos um navio como este com mastros e âncoras”, afirmou Pacheco-Ruiz ao Daily Mail.

Como é óbvio, a história do “Okänt Skepp” ainda não chegou ao fim. A maior questão que necessita de ser respondida é porque é que este navio afundou, uma vez que não há danos que indiquem a causa do naufrágio. Por isso, os investigadores já estão a pensar na próxima expedição. Até lá, ficamos a aguardar novos detalhes.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Índia regista mais de oito mil novos casos. Tem "uma longa batalha" pela frente

A Índia registou mais de oito mil novos casos de covid-19 num único dia, um novo recorde desde o início da pandemia no país, foi este domingo anunciado. O número de casos confirmados de covid-19 na …

Jovens bolivianos forçaram picada de viúva-negra. Queriam ser como o Homem-Aranha

Três irmãos bolivianos de 8, 10 e 12 anos acabaram hospitalizados depois de fazerem com que uma viúva negra os picasse para que ficassem com super-poderes como o Homem Aranha. "Pensando que a [picada] lhes …

Bloco exige retirada de norma "insultuosa" no apoio a recibos verdes

O Bloco de Esquerda (BE) exigiu este domingo ao Governo que retire do formulário de apoio para os trabalhadores independentes uma norma "insultuosa" que lhes exige o compromisso de retomarem a atividade no prazo de …

Espetada de porco 2.0. Novameat propõe carne impressa em 3D para o jantar

A Novameat, uma empresa espanhola de tecnologia alimentar, apresentou um novo produto: carne de porco à base de plantas impressa em 3D, a que batizaram de espetada de porco 2.0. A Novameat quer apoiar um sistema …

Uber acusada de exploração de trabalhadores em Itália

Um tribunal de Milão ordenou a nomeação de um administrador judicial para a Uber Itália durante um ano, após ter determinado que o serviço de entrega de refeições da empresa explorava os trabalhadores. De acordo com …

Pinto de Costa: "Se Rui Moreira tivesse avançado, não me candidatava"

Pinto da Costa revelou que não teria avançado para a recandidatura à presidência do FC Porto se o presidente da Câmara do Porto tivesse entrado na corrida. "Se o Rui Moreira se tivesse candidatado, embora …

"Ficamos chocados." Cientistas redescobrem abelha azul que pensavam estar extinta

Um tipo de abelha azul reapareceu recentemente na Florida, nos Estados Unidos, depois de ter sido vista pela última vez em 2016. Além de azul, a espécie é nova e extremamente rara. Os cientistas estavam convencidos …

Missão da Space X acoplou com sucesso. Astronautas da NASA já chegaram à EEI

A cápsula Dragon que transporta os astronautas da agência espacial norte-americana (NASA) já acoplou à Estação Espacial Internacional, após terem partido no primeiro voo privado rumo ao espaço, neste sábado. Foi às 15:17 (hora de Lisboa) …

Venezuela vai aliviar quarentena com método próprio

Nicolás Maduro anunciou que, a partir de segunda-feira, a Venezuela vai aplicar um modelo próprio de quarentena preventiva da covid-19, que combina cinco dias de flexibilização disciplinada com dez de confinamento obrigatório. “É o modelo cinco …

Uma escultura gigante de uma ave está a espalhar gargalhadas numa cidade da Austrália

Um escultor australiano aproveitou o tempo de quarentena devido à pandemia de covid-19 para construir uma kookaburra eletrónica com quase quatro metros de altura, que até faz os mesmos movimentos e barulhos que o famoso …