Encontrado no Mar Báltico navio da época do Renascimento

Cientistas encontraram, nas profundezas do Mar Báltico, um navio praticamente intacto com cerca de 500 anos e da época do Renascimento.

Devido ao seu incrível estado de preservação, os arqueólogos conseguiram datar o navio e estimam que seja do Renascimento, entre o final do século XV e o início do século XVI. Segundo o Science Alert, a sua origem é ainda desconhecida, por isso, foi rotulado de “Okänt Skepp”, que significa “Navio Desconhecido” em sueco.

“Foi como se tivesse naufragado ontem – os mastros estão no seu lugar e o casco está intacto. No convés principal está ainda um achado incrivelmente raro: um barco de apoio usado para transportar a tripulação de e para o navio, encostado ao mastro principal. É uma visão verdadeiramente surpreendente”, declara Rodrigo Pacheco-Ruiz, arqueólogo marítimo da empresa MMT e da Universidade de Southampton, no Reino Unido.

O primeiro indício de que havia alguma coisa no fundo do mar, a 140 metros abaixo da superfície, ocorreu em 2009, quando a Administração Marítima Sueca se apercebeu de algo fora do comum.

Porém, apenas uma década depois, mais concretamente no início deste ano, é que o navio naufragado foi totalmente revelado (e por acaso). A MMT foi contratada para inspecionar o fundo do mar antes de ser instalado um gasoduto e foi então que o navio apareceu.

(dr) Deep Sea Productions / MMT

Para estudar o navio de forma mais aprofundada, os cientistas levaram veículos submarinos operados remotamente (ROVs) a partir do convés do navio de operações submarinas Stril Explorer. Estes foram usados para fazer um levantamento fotogramétrico do navio naufragado, fornecendo modelos 3D de alta resolução detalhados.

De acordo com o mesmo site, o navio tem cerca de 16 e 18 metros de comprimento, sendo apenas um pouco menor do que o emblemático navio de Cristóvão Colombo, o Santa Maria (de 19 metros), que levou o descobridor ao continente americano.

A equipa de investigadores acredita que o excelente estado de preservação do navio se deve às águas frias, levemente salgadas e hipóxicas das profundezas do Mar Báltico e que este possui um grande significado histórico.

“Sabemos que é o mais antigo naufrágio do Báltico. Não há outro navio no mundo deste período como este. Temos navios mais antigos, mas são apenas pedaços de madeira ou metal – nunca tivemos um navio como este com mastros e âncoras”, afirmou Pacheco-Ruiz ao Daily Mail.

Como é óbvio, a história do “Okänt Skepp” ainda não chegou ao fim. A maior questão que necessita de ser respondida é porque é que este navio afundou, uma vez que não há danos que indiquem a causa do naufrágio. Por isso, os investigadores já estão a pensar na próxima expedição. Até lá, ficamos a aguardar novos detalhes.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Evolução de parasita está a tornar mais difícil detetar e tratar a malária

Uma mutação do parasita que causa a malária está a "camuflar" as proteínas que são identificadas nos testes rápidos, tornando mais difícil detetar e tratar a doença. De forma semelhante aos testes à covid-19, baratos e …

Banguecoque em alerta. Mais de 70.000 casas inundadas na Tailândia

As autoridades tailandesas têm feito esforços para proteger partes de Banguecoque das cheias, que já inundaram 70.000 casas e mataram seis pessoas nas províncias no norte e centro do país. A tempestade tropical Dianmu causou cheias …

Exilados sírios obrigados a pagar taxas para evitar o alistamento obrigatório

No início deste ano, Yousef, um sírio de 32 anos que vive na Suécia, teve que pagar as taxas que lhe isentavam da obrigatoriedade de se alistar no exército da Síria, caso contrário a família …

Portugal tem cerca de 8.200 pessoas em situação de sem-abrigo, mais de metade em Lisboa

Estima-se que, em 2020, cerca de 485 pessoas tenham abandonado esta condição, o que representa uma descida de 39% face a 2019. Portugal terá cerca de 8.200 pessoas em situação de sem-abrigo, segundo os resultados de …

Simone Biles: "Deveria ter desistido muito antes dos Jogos Olímpicos"

"Uma mulher preta tem que ser a melhor, as pessoas tentam menosprezar", lamentou a multi-campeã olímpica de ginástica. Simone Biles não conquistou qualquer medalha de ouro nos Jogos Olímpicos deste ano mas foi a atleta mais …

Mãe e filho de 2 anos morrem à porta do estádio. Jogo decorreu normalmente

Queda aconteceu pouco antes de começar um jogo da Major League Baseball, em San Diego. O desporto passou para segundo plano na tarde deste domingo, pouco antes de um jogo de beisebol, nos Estados Unidos da …

"Blá blá blá". Greta Thunberg acusa líderes mundiais de não cumprirem com as promessas climáticas

Ativista considera que os anúncios feitos pelos líderes mundiais não passam de bonitas intenções que, na prática, não se traduzem em ações com verdadeiro impacto na luta contra as alterações climáticas. Greta Thunberg acusou os líderes …

Mulher com síndrome de Down perde ação judicial contra a lei do aborto no Reino Unido

Na semana passada, uma mulher com síndrome de Down perdeu uma ação judicial contra o governo britânico por causa de uma lei que permite o aborto até ao fim da gestação de fetos que poderão …

Tribunal condena corticeira da Feira por despedir trabalhadora que denunciou assédio

A corticeira Fernando Couto foi condenada pelo Tribunal da Feira a pagar uma coima de cerca de 11 mil euros por ter despedido a operária Cristina Tavares, após esta ter denunciado ser vítima de assédio …

Dupla de cientistas apresenta uma nova abordagem para reciclar plástico

Um novo estudo oferece uma abordagem totalmente nova para reciclar plástico, tendo sido inspirada na forma como a natureza naturalmente "recicla" os componentes dos polímeros orgânicos presentes no ambiente. As proteínas são um dos principais compostos …