“Máquina de propaganda”. Iniciativa Liberal quer privatizar a RTP

Gatopolitico / Wikimedia

Carlos Guimarães Pinto, presidente do Iniciativa Liberal.

A Iniciativa Liberal (IL), que nas eleições de domingo conseguiu eleger pela primeira vez um deputado para o Parlamento, quer privatizar a RTP, considerando que o canal público é uma “máquina de propaganda”.

“Não faz sentido os portugueses verem a sua fatura de eletricidade agravada para alimentar uma máquina de propaganda”, afirmou ao jornal i o presidente da IL, Carlos Guimarães, dando conta que a medida faz parte do programa eleitoral do partido, que prevê a privatização de “empresas públicas ineficientes”.

“A RTP, como se tem demonstrado por várias vezes, é apenas um instrumento de controlo de informação por parte do poder político”, frisou.

Já em 2011, o programa eleitoral do PSD, à época liderado por Pedro Passos Coelho, previa a privatização do canal público, mas a medida acabou por ser por ser travada por causa do CDS. “A vontade do primeiro-ministro em resolver o problema do futuro da RTP até ao final de 2012 não se concretizou devido ao CDS”, contou o então Presidente da República Aníbal Cavaco Silva, na segunda parte do livro Quinta-feira e Outros Dias.

Mas as privatizações da IL não se ficam pelo canal público: a força política, fundado em 2017, quer também privatizar a Caixa Geral de Depósitos.

“No banco público são sempre os contribuintes a pagar e os responsáveis pela má gestão nunca têm absolutamente nada a perder. Só em 2017 custou 4 mil milhões de euros de recapitalização”, disse Carlos Guimarães, em declarações ao jornal Eco.

“Vivemos num regime de asfixia fiscal, com excesso de burocracia e poder do Estado sobre a vida das pessoas. Este ciclo só pode ser quebrado inovando a forma de fazer política e trazendo uma efetiva alternativa ao socialismo”, pode ler-se no programa da IL.

ZAP //

PARTILHAR

9 COMENTÁRIOS

  1. Se pretendem privatizar a RTP por considerarem que é uma “máquina de propaganda” o que é que pretenderão fazer com as redes sociais? Aniquilá-las?

    • As redes sociais já são privadas, portanto a questão que coloca não faz sentido (ainda que haja muita propaganda a circular nelas…)

  2. Ui…
    Se a RTP é uma máquina de propaganda, então privatizada e nas mãos de um partido que tem jeito para a propaganda (como o IL), pode dar um bonito resultado!…
    E as outras privatizações correram tão bem…

    • Desde que não seja financiada com os meus impostos, por mim a RTP até pode cair nas mãos do JOsé Castelo Branco.
      O que não faz sentido é termos tanta oferta e diversisifcada em termos televisivos e continuarmos a sustentar aquele autentico sorvedouro de dinheiro e jardim de “jobs for the boys” chamado RTP.

      • Concordo em parte, mas agora, mais do que nunca, é necessario muito cuidado com as fontes de informação…
        Basta ver o que tem acontecido com as redes sociais…
        Na Europa TODOS os países tem televisão pública, principalmente a Suíça e Irlanda, que são países muito citados pelo IL!…

  3. Não te faz diferença o que pagas para a RTP através da factura da luz? Olha que a mim faz. E não fico mais desinformado por isso.

  4. Cara Joana.
    Desde quando é que as redes sociais são públicas e sustentadas pelo dinheiro dos nosso impostos ?
    E usar os neurónios só um bocadinho, não ?

  5. Concordo em parte, mas agora, mais do que nunca, é necessario muito cuidado com as fontes de informação…
    Basta ver o que tem acontecido com as redes sociais…
    Na Europa TODOS os países tem televisão pública, principalmente a Suíça e Irlanda, que são países muito citados pelo IL!…

RESPONDER

Preços dos passes da Área Metropolitana do Porto devem manter-se em 2020

A Área Metropolitana do Porto (AMP) revelou esta quarta-feira que pretende manter inalterados os preços das assinaturas mensais Andante, em 2020, apesar da Taxa de Atualização Tarifária (TAT) de 0,38%. Em resposta à Lusa, aquela entidade …

Diplomata suspeito de tentar matar com ácido sulfúrico detido

A PSP conseguiu deter, esta quarta-feira, o diplomata guineense suspeito de ter atacado o companheiro da ex-namorada com ácido sulfúrico. Depois do incidente, em Sintra, as autoridades não tinham conseguido prender por causa do seu …

TAP baptiza avião em homenagem a Raul Solnado

Raul Solnado, um dos maiores nomes do humor português, vai dar nome, a partir desta quinta-feira, a um avião da TAP. A homenagem acontece no Dia Mundial da Televisão. O batismo do "Avião Raul Solnado" acontecerá …

Fisco quer devolução de 3,5 milhões de euros por erro em declarações de IRS de 2015

A Autoridade Tributária e Aduaneira (AT) identificou um erro na liquidação de declarações de IRS relativas a 2015, que implicou um novo apuramento do imposto em cerca de dez mil declarações no valor de 3,5 …

Afeganistão declara derrota do Daesh no principal bastião no país

O Presidente do Afeganistão, Ashraf Ghani, anunciou esta terça-feira a derrota do grupo extremista Daesh na província de Nangarhar, no leste, considerado um dos principais bastiões do grupo 'jihadista' no país. "Quem poderia imaginar há um …

Parlamento vota Orçamento do Estado a 10 de janeiro

O Orçamento do Estado para 2020 será discutido na generalidade em 9 e 10 de janeiro, na Assembleia da República, com votação final global marcada para 7 de fevereiro. Segundo o jornal Público, as duas primeiras …

Legionella. Fase de instrução do surto de Vila Franca de Xira começa hoje

O início desta fase facultativa, em que o Tribunal de Instrução Criminal de Loures vai decidir se o processo segue e em que termos para julgamento, está agendado para as 09h30 e decorrerá à porta …

Um dos mais influentes empresários de Malta foi detido no caso da morte de jornalista

Foi detido no seu iate o magnata Yorgen Fenech, um relevante empresário de Malta, no âmbito das investigações à morte da jornalista Daphne Caruana Galizia que estava a investigar pessoas influentes do país pelo alegado …

Presidente argentino diz que vai pagar dívida ao FMI, mas recusa mais ajustes fiscais

O Presidente eleito da Argentina, Alberto Fernández, assegurou na terça-feira ao Fundo Monetário Internacional (FMI) que o país vai cumprir com os compromissos em matéria de dívida, mas rejeitou aplicar mais ajustes fiscais. "Desenvolvemos um plano …

Vieira garante "reforma" de 3,8 milhões de euros com OPA do Benfica à SAD

A OPA parcial lançada pelo Benfica à sua própria SAD desportiva vai beneficiar os accionistas com um encaixe potencial de mais de 24 milhões de euros. Luís Filipe Vieira está entre esses beneficiados, podendo encaixar …