/

Mapas revelam novos detalhes sobre Zelândia, o “continente perdido”

O Zelândia (ou Te Riu-a-Māui, como é chamado na língua indígena Maori) é um continente perdido, com cerca de cinco milhões de quilómetros quadrados, que agora se encontra sob a atual Nova Zelândia.

Esta massa subaquática foi descoberta nos anos 90 e, em 2017, os cientistas consideraram-na, formalmente, um continente. Mas, tantos anos depois, ainda pouco se sabe sobre este “continente perdido”.

Agora, conta o site Live Science, a GNS Science, um instituto de pesquisa estatal neozelandês, partilhou um conjunto de novos mapas e ferramentas interativas que fornecem detalhes sem precedentes sobre este continente.

“Fizemos estes mapas para fornecer uma imagem precisa, completa e atualizada da geologia da área da Nova Zelândia e do sudoeste do Pacífico – bastante melhor do que tínhamos antes”, declarou em comunicado Nick Mortimer, geólogo e principal responsável por estes mapas.

“Estes mapas fornecem um novo contexto para explicar e entender o cenário dos vulcões da Nova Zelândia, os limites das placas e as bacias sedimentares”, acrescenta.

Segundo o mesmo site, os mapas revelam a batimetria do Zelândia (a forma do relevo oceânico), bem como a sua história tectónica, mostrando como o vulcanismo e o movimento das placas moldaram o continente ao longo de milhões de anos.

Para os mais interessados, a equipa também lançou versões interativas dos dois mapas, que permitem explorar ainda mais e melhor as imagens super-detalhadas criadas pelos investigadores.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.