Novo mapa de A Guerra dos Tronos desvenda segredos dos Sete Reinos

Cientistas criaram uma simulação de um mapa de A Guerra dos Tronos que mostra a evolução geológica dos Sete Reinos ao longo dos anos. O mapa ajuda a explicar as condições meteorológicas e a paisagem retratada na série.

A geologia aliou-se ao entretenimento e cientistas decidiram criar um mapa que mostra a atividades das placas tectónicas dos continentes fictícios de A Guerra dos Tronos. De forma semelhante ao nosso planeta, o vídeo mostra como os continentes se movimentaram ao longo dos milhões de anos até ficarem com o aspeto que reconhecemos da série.

O mapa criado pelos cientistas da Escola de Geologia da Universidade de Sydney mostra como os processos geológicos moldaram as montanhas, esculpiram os rios e criaram os vastos oceanos, desde Westeros até Essos.

A movimentação das placas tectónicas, de acordo com a Inverse, pode ajudar a contextualizar as alterações climáticas, quer seja na série da HBO, quer seja na vida real. Além disso, pode influenciar a história política e social de diferentes nações.

Na própria série, as diferenças climáticas das várias regiões estão fortemente decalcadas, desde o clima seca dos campos Dothraki até aos vulcões cobertos de neve no norte da muralha, as assimetrias são óbvias.

A geologia pode também ajudar a compor algumas partes do enredo. Isto porque a crucial Dragonglass (ou vidro de dragão) ou o mítico aço valiriano são extraídos unicamente em redor do castelo de Dragonstone devido à sua especificidade geológica.

(cv) YouTube

Os cientistas, através da reconstrução dos Sete Reinos, chegaram à conclusão que Westeros e Essos se separaram há 25 milhões de anos e deram origem ao Mar Estreito.

Na vida real, acontecimentos semelhantes estão “escritos” na geologia dos continentes. No caso da Índia, apesar de agora estar incluída na Eurásia, há 45 milhões de anos atrás, um caminho marítimo separava os dois continentes. Ao colidirem fizeram com o planalto tibetano e os Himalaias se elevassem.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Erro de laboratório origina 20 casos em dois clubes da Liga búlgara

Vinte pessoas estão infetadas com o novo coronavírus, após um futebolista com covid-19 ter participado no duelo entre o Cherno More e o Tsarko Selo, da Liga búlgara, devido ao erro de um laboratório, foi …

Soleimani foi assassinado de forma "ilegal e arbitrária", considera perita da ONU

A relatora especial da ONU, Agnes Callamard, considera que os Estados Unidos não apresentaram provas suficientes para justificar o ataque. Uma especialista da ONU concluiu que o general iraniano Qasem Soleimani, morto num raide norte-americano …

Bolsonaro infetado com covid-19

A imprensa brasileira confirmou, esta terça-feira, que o Presidente Jair Bolsonaro está infetado com covid-19. O Presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, testou positivo à covid-19. De acordo com a Globo, a informação foi avançada pelo próprio, …

Costa avisa que vem aí a "fase mais crítica" dos incêndios e pede prevenção

O primeiro-ministro participou numa reunião de acompanhamento e monitorização sobre prevenção e combate a fogos florestais e advertiu, esta terça-feira, que Portugal entra agora na fase mais crítica. Esta terça-feira, o primeiro-ministro advertiu que Portugal entra …

"Fracasso" no combate à covid-19. Diretora de Saúde de Israel demite-se

Siegal Sadetzki, diretora dos serviços públicos do Ministério da Saúde de Israel, denunciou o "fracasso" das autoridades em retardar a propagação da covid-19 no país, apresentando a sua demissão. Uma responsável do Ministério da Saúde de …

Quase 900 professores vão entrar nos quadros do Ministério da Educação

Quase 900 professores vão entrar nos quadros do Ministério da Educação, no âmbito do concurso externo imposto ao Estado pela União Europeia. Mais de 800 professores passaram a integrar os quadros do Ministério da Educação através …

Após saída do primeiro-ministro, Macron faz remodelação governamental e muda ministros-chave

O Presidente francês Emmanuel Macron aproveitou a mudança de primeiro-ministro para levar a cabo uma profunda remodelação do seu Governo. Anunciada na segunda-feira, a grande mudança é o novo ministro do Interior, Gérald Darmanin, até …

Marcelo promete ir todas as semanas ao Algarve para "puxar pelo turismo"

O Presidente da República disse esta segunda-feira, no Algarve, que é necessário “olhar para a frente e lutar” para o turismo na região superar as perdas causadas pela exclusão de Portugal do corredor aéreo com …

Portugal sabe a 27 de julho se entra nos corredores aéreos do Reino Unido

A reavaliação da lista de países isentos de quarentena nas chegadas ao Reino Unido, da qual Portugal foi excluído devido aos surtos de covid-19, vai ser feita a 27 de julho, revelou esta segunda-feira o …

Efacec. Estado não vai assumir a dívida de Isabel dos Santos aos bancos

O Conselho de Ministros português aprovou, na quinta-feira, a nacionalização de 71,73% do capital social da Efacec, pertencentes à empresária angolana Isabel dos Santos. Pedro Siza Vieira, ministro da Economia, defendeu esta terça-feira que o Estado …