Escritora Manuela Gonzaga é candidata do PAN à Câmara de Lisboa

Mário Pires / Flickr

A escritora Manuela Gonzaga

A escritora, historiadora e ex-jornalista Manuela Gonzaga é a candidata do PAN à presidência da Câmara Municipal de Lisboa, nas próximas eleições autárquicas, anunciou na segunda-feira o partido, remetendo para quarta-feira a apresentação da candidatura.

“Com esta candidatura, o partido visa dar continuidade ao trabalho pelas causas do PAN em Lisboa, cidade onde elegeu, nas últimas eleições, um grupo municipal com dois deputados”, indicou o partido, em comunicado, citado pela agência Lusa.

Escritora e historiadora, Manuela Gonzaga, de 70 anos, é natural do Porto, viveu parte da juventude em Moçambique e em Angola, é doutoranda em História Contemporânea na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, e foi jornalista durante cerca de 30 anos.

Desde 2012 que Manuela Gonzaga é filiada no PAN e faz parte da atual Comissão Política Nacional do partido, após ter sido eleita no VIII Congresso, realizado no primeiro fim de semana de junho, em Tomar, distrito de Santarém, mas já tinha pertencido também a esta estrutura entre 2013 e 2016.

A candidatura de Manuela Gonzaga à presidência da Câmara Municipal de Lisboa e os objetivos do partido para estas autárquicas vão ser formalmente apresentados na quarta-feira, às 10:30, na Alameda Universitária (Cidade Universitária), numa ação que contará com a presença da porta-voz do PAN e mandatária da candidatura, Inês de Sousa Real.

Segundo o partido, Manuela Gonzaga conta com Tânia Mesquita para número dois da lista, que é também membro da Comissão Política Nacional do PAN e formada em Psicologia Comunitária, finalista em Direito e fundadora do movimento cívico Quebr’a Corrente para a libertação de cães acorrentados.

“À semelhança de momentos eleitorais anteriores, o PAN apresenta-se às eleições autárquicas 2021 com listas paritárias, contando, no caso de Lisboa, com duas mulheres a encabeçar a lista à Câmara Municipal”, realçou o partido.

O atual eleito pelo PAN na Assembleia de Freguesia de Arroios, António Morgado Valente, é o cabeça de lista para a Assembleia Municipal de Lisboa, revelou.

O executivo de Lisboa é atualmente composto por oito eleitos pelo PS (no qual se incluem os Cidadãos por Lisboa), um do BE (que tem um acordo de governação do concelho com os socialistas), quatro do CDS-PP, dois do PSD e dois do PCP. Segundo a lei, as autárquicas decorrem entre setembro e outubro, não tendo ainda sido marcada uma data.

Além de Manuela Gonzaga, para a corrida à presidência da autarquia lisboeta, liderada por Fernando Medina (PS), foram até agora anunciadas as candidaturas de Carlos Moedas (coligação PSD/CDS-PP/PPM/MPT/Aliança), João Ferreira (CDU), Bruno Horta Soares (IL), Nuno Graciano (Chega), Beatriz Gomes Dias (BE) e Tiago Matos Gomes (Volt).

// Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

EUA. Casos de covid-19 podem ter sido subestimados em 60%

O número de casos de covid-19 nos Estados Unidos (EUA) pode ter sido subestimado em até 60%, com as infeções relatadas a representarem "apenas uma fração do número total estimado". Esta é a conclusão de um …

Portugal com mais seis mortes e 2316 novos casos de covid-19

Portugal registou, esta terça-feira, mais seis mortes e 2316 casos de infeção pelo novo coronavírus, segundo o último boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). De acordo com o último boletim da DGS, dos 2316 novos …

Um quarto dos processos às companhias aéreas por falta de testes à covid já resultou em multas pagas

A Autoridade Nacional da Aviação Civil (ANAC) instaurou, entre 2020 e a semana passada, 539 processos a 40 companhias aéreas por transportarem passageiros para o território nacional sem o respetivo teste negativo à covid-19. Cerca …

Colômbia pede que a Venezuela seja declarada como país promotor do terrorismo

A Colômbia pediu esta segunda-feira aos EUA que declarem a Venezuela como país promotor do terrorismo por alegadamente "proteger" guerrilheiros colombianos do Exército de Libertação Nacional (ELN) e do Grupo Armado Residual (Gaor 33, composto …

Treze meses depois, Coreias voltam a falar ao telefone

As comunicações telefónicas estavam cortadas entre as duas Coreias desde junho de 2020, mas os dois países retomaram os contactos esta terça-feira. As duas Coreias retomaram esta terça-feira a comunicação telefónica 13 meses depois de ter …

Benfica: Kaio Jorge não quer jogar em Portugal (e alínea pode impedir saída)

Santos aceitou proposta vinda da Luz mas o jovem avançado prefere o campeonato italiano. E ainda há uma alínea no contrato que vai ser analisada. O Benfica apresentou uma proposta pela contratação de Kaio Jorge, com …

Quase 70% dos internados em UCI têm menos de 59 anos

Quase 70% dos doentes com covid-19 em unidades de cuidados intensivos (UCI) têm menos de 59 anos, revelou a Ordem dos Médicos, indicando que em enfermaria os doentes abaixo dessa faixa etária são cerca de …

Reunião no Infarmed. Especialistas propõem plano de quatro níveis (e a máscara cai no nível 2)

A sede da Autoridade Nacional do Medicamento (Infarmed), em Lisboa, voltou a acolher mais uma reunião de peritos esta terça-feira. Foi apresentada uma proposta de alteração da matriz de risco. Portugal não está em condições de …

Mais de 11.300 suspeitas de reações adversas às vacinas registadas em Portugal

Mais de 11.300 suspeitas de reações adversas às vacinas contra a covid-19 foram registadas em Portugal e houve 68 casos de morte comunicados em idosos, mas não está demonstrada a relação causa-efeito, segundo o Infarmed. De …

Incêndios "sem precedentes" devastam Sardenha

Condições climatéricas adversas e severas, como altas temperaturas e ventos fortes, estiveram na origem dos incêndios florestais que se registaram em vários países do sul do continente europeu, como Itália, Espanha, França ou Grécia. A ilha …