Manuel Pizarro toma posse como Ministro da Saúde e assume que cargo é “muito exigente”

1

Rodrigo Nunes / Lusa

O Presidente da República deu hoje posse ao novo ministro da Saúde, Manuel Pizarro, numa curta cerimónia no Palácio de Belém, que durou cerca de quatro minutos e na qual esteve presente a antecessora, Marta Temido.

A curta cerimónia teve início às 18h04, na Sala dos Embaixadores, no Palácio de Belém, em Lisboa, e contou com a presença do presidente da Assembleia da República, Augusto Santos Silva, do primeiro-ministro, António Costa, e ainda da Diretora-geral da Saúde, Graça Freitas.

“Abraço este desafio muito exigente e com muita determinação e muita vontade de trabalhar em prol da saúde dos portugueses e da defesa do SNS”, prometeu Pizarro.

Na tradicional fase de cumprimentos, o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, deu um abraço prolongado a Marta Temido, que deixa hoje oficialmente o cargo, e que recebeu também um cumprimento de António Costa.

O primeiro-ministro aproveitou a ocasião para agradecer a Temido pelo trabalho feito num perído que foi “excecionalmente difícil para todos e, em particular para quem teve de liderar a pasta da Saúde”.

Costa também agradeceu a Pizarro por aceitar o convite para assumir a tutela do Ministério e teceu-lhe elogios, garantido que o ex-candidato à Câmara do Porto tem condições para “prosseguir a execução do programa do Governo, dar continuidade às reformas que estão em curso e prosseguir esta terra de reforço do SNS”.

Confrontado sobre a possibilidade de o setor da Saúde receber um reforço de verbas, Costa lembra que orçamento já foi reforçado em mais de 40% desde que assumiu a chefia do Governo.

“O novo plafond do Orçamento para o Ministério da Saúde já está definido e tem mais um reforço através do Serviço Nacional de Saúde. Mas nós, para além disso, temos de investir muito na organização e na gestão”, reforçou o primeiro-ministro.

O líder do executivo sublinha que a aprovação do novo estatuto do SNS, que prevê a “criação da direcção executiva e a possibilidade de regulamentar a dedicação plena”, dá “novas ferramentas para podermos ter não só mais meios, como uma melhor organização”.

Questionado sobre quem será o novo director executivo do SNS, Costa é parco nas palavras e afirma que a escolha do Governo “depende desde logo” da promulgação por parte do Presidente da República do diploma aprovado no Conselho de Ministros.

António Costa também chutou para canto as críticas da oposição à nomeação de Pizarro para a pasta da Saúde, com os partidos a afirmar que o novo Ministro é uma escolha “do aparelho” socialista.

O primeiro-ministro assinala que “as oposições têm sempre de encontrar alguma coisa para dizer e raras vezes são muito imaginativas“, acrescentando que “escolher dizer que para um Governo do PS foi escolhido um membro do PS é verdadeiramente estranho”.

Manuel Pizarro é licenciado em Medicina pela Faculdade de Medicina da Universidade do Porto e trabalhou como especialista em Medicina Interna no São João. Foi duas vezes candidato do PS à autarquia do Porto, já foi eleito deputado pelo círculo do Porto por duas vezes também esteve nas listas socialistas nas últimas eleições europeias.

Adriana Peixoto, ZAP // Lusa

1 Comment

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.