Manter a casa quente engorda

Jeezny / Flickr

-

Um estudo levado a cabo por cientistas holandeses indica que o sistema de aquecimento central das habitações pode estimular o aumento de peso, uma vez que o corpo não precisa de queimar calorias extra para se manter aquecido.

Segundo os investigadores do centro médico da Universidade de Maastricht, na Holanda, 19 graus é uma temperatura ideal e suficiente para proporcionar o equilíbrio certo ao organismo.

Contudo, alguns investigadores argumentam que diminuir o termóstato do sistema que aquece os domicílios pode fazer com que as pessoas, naturalmente, comecem a comer mais.

Tal ideia de perda de peso está relacionada com o balanço de energia: as pessoas ganham mais peso se ingerirem mais calorias do que as que conseguem queimar no dia-a-dia.

Silhueta mais fina

De acordo com o estudo, 90% das pessoas passam a maior parte do tempo em lugares fechados e, por isso, mantêm os ambientes aquecidos para obter maior conforto. Isso faz com que o corpo não precise de trabalhar para controlar a sua temperatura.

“No frio ameno, a capacidade de queimar calorias aumenta em 6% . A longo prazo, pode fazer a diferença. Sem dúvida, isso pode ser uma grande ajuda, combinado com mudanças na alimentação e prática de exercício físico”, explicou à BBC Wouter van Marken Lichtenbelt, responsável pela pesquisa.

“As pessoas podem pensar em diminuir o termóstato de casa e sair para a rua”, acrescentou.

Dois em cada três adultos no Reino Unido são classificados como ‘acima do peso’ ou obesos. A obesidade é um problema crescente em todo o mundo. Desde 1980, os casos de obesidade quadruplicaram para cerca de mil milhões em países em desenvolvimento.

Calor polémico

Mas a teoria de que o controlo da temperatura pode ser a solução para a obtenção do peso ideal é polémica e gera muitos debates.

Michael Daly, que pesquisa o assunto na Universidade de Stirling, na Escócia, disse à BBC que “se não se compensasse (a redução de temperatura) uma pessoa perderia peso”.

“Mas não é o que acontece. Uma pessoa vai querer comer uma barra de chocolate. É assim que funciona. Além disso, estudos mostram que, em baixas temperaturas e em lugares fechados, estamos mais propensos a sofrer derrames”, disse Daly.

Daly é responsável por uma pesquisa feita em 100 mil lares em Inglaterra. O estudo indica que pessoas que moram em casas aquecidas acima de 23 graus tendem a ser ligeiramente mais magras que as outras. Nessa sentido, o corpo precisa de perder calor e a transpiração aumenta a energia.

Segundo ele, altas temperaturas reduzem o apetite e a quantidade de comida ingerida.

Já Tam Fry, do Fórum Nacional de Obesidade do Reino Unido, diz que “um ambiente frio acciona os depósitos de gordura castanha, que geram 300 vezes mais calor do que qualquer órgão do corpo”.

“Eles são um recurso térmico natural. O calor manteve-nos aquecidos quando éramos bebés e pode continuar a manter-nos assim”, acrescentou.

“Perder peso é um bónus. Diminua o seu termóstato e veja os resultados”, concluiu.

ZAP / BBC

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. O que estes cientistas parecem ignorar é que as pessoas que têm capacidade económica para terem a casa aquecida, são taambém aquelas com capacidade económica para consumirem alimentos de qualidade e para não se restringirem ao feijão, batata e arroz. Ou seja, trata-se de um problema ECONÓMICO, e não de um problema apenas METABÓLICO.

    • Ora você tocou num ponto fundamental, pois e também se sabe que os produtos mais baratos são os que têm mais ingredientes duvidosos e que fazem mais mal. Ou seja, para além de não terem dinheiro para se alimentarem convenientemente, só se enchem de porcaria.

RESPONDER

Asteróide passará esta sexta-feira pela Terra a 27.000 km/hora

Um asteróide de grandes dimensões passará pela Terra, atingindo o seu ponto mais próximo do nosso planeta esta sexta-feira, dia 6 de dezembro. O corpo celeste, importa frisar, não representa qualquer perigo para o Homem. …

Banco de França vai testar moeda digital em 2020

O governador do Banco de França anunciou na quarta-feira o lançamento de testes no próximo ano para uma moeda digital, que pode servir de precedente para uma iniciativa do mesmo tipo à escala da zona …

Atlético de Madrid na corrida por Gabigol

O Atlético de Madrid entrou na corrida pela contratação de Gabigol, o artilheiro que está ao serviço do Flamengo por empréstimo do Inter de Milão. A notícia é avançada pelo jornal italiano Gazzetta Dello Sport, …

Australiana condenada a prisão por ter mentido no currículo

Uma australiana de 45 anos foi condenada a um ano de prisão efetiva por ter mentido no seu currículo para conseguir uma vaga no Governo regional, conta esta quinta-feira a ABC Australia. Veronica Hilda Theriault foi …

Homem da comunicação de Rui Rio pertence à maçonaria

João Tocha, o homem que o líder do PSD escolheu para fazer parte da sua comunicação, é maçon, avança a revista Visão esta quinta-feira. Em declarações à Visão, João Tocha, iniciado no Grande Oriente Lusitano …

Marco Silva despedido do Everton

O treinador português Marco Silva foi hoje despedido pelo Everton, clube da Primeira Liga inglesa de futebol, um dia depois do desaire por 5-2 no reduto do rival da cidade, o campeão europeu Liverpool. “O Everton …

Líder Supremo do Irão aprova medidas para reconhecer como "mártires" os mortos dos recentes distúrbios

O líder supremo do Irão aprovou as recomendações de um relatório oficial propondo o reconhecimento como "mártires" dos mortos nos recentes distúrbios no país sem que tenham "desempenhado qualquer papel", indicou esta quinta-feira o seu …

OE2020. Governo quer baixar preço da luz sem mexer no IVA

O Governo socialista está a estudar hipóteses "alternativas" para baixar o preço da luz sem mexer na taxa do IVA, devendo estas soluções constar já da proposta inicial do Orçamento de Estado para 2020 (OE2020). De …

Pelosi acionou votação para impeachment a Trump. "Os factos são incontestáveis"

A Presidente da Câmara de Representantes dos Estados Unidos, Nancy Pelosi, anunciou esta quinta-feira que o órgão irá avançar com a redação de acusações contra o Presidente norte-americano, no âmbito do processo de impeachment. “As ações …

Relação volta a contrariar Ivo Rosa. Depoimentos de Salgado nos casos BES e Monte Branco podem ser usados na Operação Marquês

O Tribunal da Relação de Lisboa (TRL) autorizou a utilização na Operação Marquês dos depoimentos do banqueiro e arguido Ricardo Salgado, prestados nos processos Monte Branco e Universo GES/BES, contestando a decisão de Ivo Rosa, …