Seis feridos durante manifestação da extrema-direita na Alemanha

Filip Singer / EPA

Protestos da extrema-direita na cidade de Chemnitz, na Alemanha

Pelo menos seis pessoas ficaram feridas depois de garrafas e explosivos terem sido lançados durante um protesto de extrema-direita na cidade alemã de Chemnitz.

A agência de notícias alemã DPA noticiou que a polícia de Chemnitz reconheceu ter mobilizado poucos agentes para a manifestação na segunda-feira à noite, que resultou em confrontos entre neo-nazis e contramanifestantes de esquerda.

O protesto de extrema-direita foi desencadeado pela morte de um alemão de 35 anos, esfaqueado mortalmente no domingo, na sequência de uma altercação com outros dois homens, que também ficaram feridos. O sírio de 22 anos e o iraquiano de 21 foram detidos por suspeitas de homicídio.

Segundo a TSF, logo na noite de domingo, 800 pessoas saíram à rua para se manifestar contra este homicídio. A polícia teve de usar canhões de água para controlar os manifestantes.

O cenário repetiu-se esta segunda-feira à noite. Em frente a uma estátua gigante de Karl Marx, de um lado dois mil apoiantes da extrema-direita, do outro cerca de mil simpatizantes da extrema-esquerda, escreve a rádio.

Imagens mostram manifestantes da extrema-direita a tentarem romper as barreiras da polícia, fazendo saudações nazis e cantando “a resistência nacional está a marchar aqui”.

Do lado neonazi pediu-se a saída da chanceler alemã, Angela Merkel, o fim do fluxo de requerentes de asilo e que a Alemanha seja dos alemães, enquanto os radicais à esquerda contam que ficaram assustados com as imagens das perseguições às pessoas que têm um ar estrangeiro.

“É importante para o Governo, para todos os democratas eleitos e, na minha opinião, para uma grande maioria da população, deixar claro que tais encontros ilegais e caças coletivas visando pessoas de aparência ou origem diferentes, ou mesmo tentativas de espalhar o ódio nas ruas não têm lugar no nosso país“, disse o porta-voz de Merkel, Steffen Seibert, citado pelo Expresso.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Governador do Rio de Janeiro defende destituição de Bolsonaro

O governador do Rio de Janeiro, Wilson Witzel, defendeu na quinta-feira a destituição do Presidente brasileiro, Jair Bolsonaro, após este ter partilhado vídeos, na plataforma de mensagens WhatsApp, com a convocação de uma manifestação contra …

Pelo menos 33 soldados turcos mortos em bombardeamento na Síria

Um ataque do exército sírio na província de Idlib, na Síria, causou esta quinta-feira a morte de pelo menos 33 militares turcos. Os números, inicialmente avançados pelo Observatório Sírio dos Direitos Humanos (OSDH), dava conta de …

Razia na Liga Europa com direito a lenços brancos. Todas as equipas portuguesas foram eliminadas

Benfica, FC Porto, SC Braga e Sporting foram eliminados nos 16 avos de final da Liga Europa. Portugal passou assim de ser o clube com mais representantes nesta prova europeia a um dos poucos sem …

Este animal marinho produz óvulos e espermatozóides ilimitados ao longo da sua vida

Um minúsculo animal marinho, chamado Hydractinia, foi analisado ao pormenor por uma equipa de investigadores que descobriu aquela que pode ser considerada uma habilidade muito rara desta criatura. Hydractynia consegue produzir ilimitadamente células germinativas, que são …

Há um segundo português internado no Japão por suspeitas de coronavírus

Um segundo português está hospitalizado no Japão “por indícios relacionados” com o Covid-19, também tripulante do navio de cruzeiros Diamond Princess,. “Dois dos tripulantes portugueses do Diamond Princess tiveram de ser hospitalizados, no Japão, por indícios …

Há um planeta gigante incrivelmente perto da Terra

Há um planeta gigante, com dimensões próximas das de Neptuno, a 90 anos-luz da Terra. É dos exoplanetas mais próximos do nosso planeta. Detetado pela primeira vez pelo "caçador" de planetas Kepler (NASA), a existência deste …

A primeira forma vida alienígena que encontrarmos será (muito provavelmente) inteligente

A primeira forma de vida alienígena que vier a ser encontrada pelo Homem será, muito provavelmente, inteligente, de acordo com um especialista do Search for Extraterrestrial Intelligence (SETI). A procura de vida para lá da …

Hackers podem "roubar" satélites e fazê-los colidir, alerta cientista

Um especialista da Universidade de Denver, nos Estados Unidos, alertou recentemente que eventuais vulnerabilidades em satélites artificiais em órbita podem vir a ser exploradas por piratas informáticos (hackers). Mais de 50 anos depois do lançamento do …

Benfica 3-3 Shakhtar D. | "Águia" permeável diz adeus à Europa

Todos eliminados. Os quatro clubes portugueses caíram todos nos 16 avos-de-final da Liga Europa, o último dos quais o Benfica. Após a derrota por 2-1 na Ucrânia, frente ao Shakhtar, os “encarnados” receberam os comandados de …

Encontrado túmulo milenar de príncipe com coleção de peças valiosas

Em Corinaldo, perto da costa do Adriático, no norte da região italiana de Marche, a descoberta de um túmulo do século VII a.C. trouxe luz a diversos aspetos da Cultura Picena. Os picentinos foram um povo …