Mamíferos já existiam muito antes da extinção dos dinossauros

Investigadores encontraram dentes de mamíferos que provam que estas espécies já existiam muito antes da extinção dos dinossauros.

Um estudo conduzido pelas universidades de Chicago e Southampton, nos Estados Unidos, identificou centenas de fósseis de dentes de mamíferos que provam que estes animais viveram muito antes da extinção dos dinossauros.

De acordo com a BBC, os fósseis encontrados pelos investigadores mostram que estes mamíferos viveram entre dez e vinte milhões de anos antes dessa extinção em massa.

Desta forma, o novo estudo contraria a teoria de que foi a extinção dos dinossauros, há 66 milhões de anos, que permitiu o desenvolvimento dos mamíferos.

“A visão tradicional mostra que os mamíferos eram oprimidos pelo sucesso dos dinossauros, e que não se desenvolveram até depois dessa extinção acontecer”, afirma Elis Newham, co-autor da investigação.

Mas o estudo, agora publicado no Proceedings of the Royal Society B., revela que o grande número de fósseis encontrados, incluindo alguns com cascos e do tamanho de cães, mostram uma maior diversidade de espécies do que se pensava inicialmente.

Outra conclusão dos investigadores é que, em vez de terem tirado vantagem da extinção dos dinossauros, estes mamíferos também sofreram bastante com o impacto do asteroide que acabou com mais da metade da vida na Terra.

“Os tipos de sobreviventes que conseguiram chegar ao fim da extinção, que aconteceu há 66 milhões de anos, podem ser indicativos de quais vão ser aqueles que vão sobreviver aos próximos cem ou mil anos”, explica David Grossnickle, principal autor do estudo.

ZAP / Hypescience

PARTILHAR

RESPONDER

Incêndios em Castelo Branco e Santarém. Há quatro bombeiros feridos, um está em estado grave

Dois incêndios em Castelo Branco estão a mobilizar mais de 500 operacionais e 15 meios aéreos. Há estradas cortadas e aldeias evacuadas. Dois incêndios em povoamento florestal, todos no distrito de Castelo Branco, um no município …

"É contra a vontade de Deus". Família que se recusou a pagar impostos é condenada na Austrália

Uma família cristã australiana recusou-se a pagar impostos, alegando que é "contra a vontade de Deus". Em tribunal, o juiz obrigou a pagar 1,3 milhões de euros. Em 2017, na Tasmânia, uma família cristã não pagou …

David guardou uma pedra durante anos pensando que era ouro. Afinal, era bem mais raro que isso

Em 2015, David Hole estava a explorar Maryborough Regional Park, perto de Melbourne, na Austrália. Com um detetor de metais, descobriu algo fora do comum: uma rocha avermelhada muito pesada que repousava em argila amarela. Maryborough …

Quadro roubado por soldado nazi é devolvido a museu de Florença

O quadro de natureza-morta tinha sido roubado do museu por um soldado nazi como um presente para a sua esposa. Agora, o quadro foi devolvido ao museu pelos alemães. Um soldado nazi em retirada de Itália …

Um segundo. Foi o tempo que a Inteligência Artificial precisou para resolver um cubo mágico

Investigadores da Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos, desenvolveram o DeepCubeA, um algoritmo capaz de resolver o desafio do Cubo de Rubik em pouco mais do que um segundo.  De acordo com a equipa de investigadores …

Investigação revela que ibuprofeno tem efeitos anticancerígenos

O anti-inflamatório ibuprofeno tem efeitos anticancerígenos sobretudo no cancro do colón, inibindo o crescimento de células malignas, revela uma investigação do Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge (INSA). Investigadores do INSA, associados ao Instituto de …

Um pôr do sol apareceu "dividido ao meio" nos EUA

https://vimeo.com/349103840 Recentemente, um efeito ótico incomum fez o pôr do sol assemelhar-se a uma imagem numa tela dividida, mostrando dois céus muito diferentes lado a lado. No lado direito da foto há um horizonte saturado de tons …

Turistas fizeram café em Veneza. Foram multados em 950 euros e convidados a abandonar a cidade

Dois turistas alemães foram multados por fazerem um café nos degraus da famosa ponte Rialto, em Veneza. Depois, tiveram de deixar a cidade, segundo as autoridades municipais. Os dois turistas de Berlim, com idades entre 32 …

Merkel admite: Greta Thunberg teve influência nas novas medidas alemãs pelo ambiente

A chanceler alemã, Angela Merkel, afirmou nesta sexta-feira que o seu governo decidiu ser mais ambicioso nas medidas contra as alterações climáticas como resposta à mobilização e marchas pelo ambiente de crianças e adolescentes inspirados …

Google paga prémios até centenas de milhares de euros para descobrir bugs

A Google aumentou o valor dos prémios que oferece a quem descobrir bugs nos seus produtos e serviços. Alguns dos prémios podem mesmo chegar aos milhares de euros. Ganhar dinheiro ao descobrir bugs é algo desconhecido …