Mamíferos já existiam muito antes da extinção dos dinossauros

Investigadores encontraram dentes de mamíferos que provam que estas espécies já existiam muito antes da extinção dos dinossauros.

Um estudo conduzido pelas universidades de Chicago e Southampton, nos Estados Unidos, identificou centenas de fósseis de dentes de mamíferos que provam que estes animais viveram muito antes da extinção dos dinossauros.

De acordo com a BBC, os fósseis encontrados pelos investigadores mostram que estes mamíferos viveram entre dez e vinte milhões de anos antes dessa extinção em massa.

Desta forma, o novo estudo contraria a teoria de que foi a extinção dos dinossauros, há 66 milhões de anos, que permitiu o desenvolvimento dos mamíferos.

“A visão tradicional mostra que os mamíferos eram oprimidos pelo sucesso dos dinossauros, e que não se desenvolveram até depois dessa extinção acontecer”, afirma Elis Newham, co-autor da investigação.

Mas o estudo, agora publicado no Proceedings of the Royal Society B., revela que o grande número de fósseis encontrados, incluindo alguns com cascos e do tamanho de cães, mostram uma maior diversidade de espécies do que se pensava inicialmente.

Outra conclusão dos investigadores é que, em vez de terem tirado vantagem da extinção dos dinossauros, estes mamíferos também sofreram bastante com o impacto do asteroide que acabou com mais da metade da vida na Terra.

“Os tipos de sobreviventes que conseguiram chegar ao fim da extinção, que aconteceu há 66 milhões de anos, podem ser indicativos de quais vão ser aqueles que vão sobreviver aos próximos cem ou mil anos”, explica David Grossnickle, principal autor do estudo.

ZAP / Hypescience

PARTILHAR

RESPONDER

FCSH diz que "não existe matéria que comprometa a integridade" do CV de Raquel Varela

O Conselho Científico da FCSH da Universidade Nova de Lisboa diz que não há "matéria que comprometa a integridade" do CV da investigadora Raquel Varela. A investigadora Raquel Varela viu-se envolvida numa polémica depois de ter …

Mexidas no PSD já se fazem sentir no pagamento de quotas dos militantes

Para além de no Conselho Nacional se ter superiorizado a Rio com os conselheiros a chumbarem o adiamento das eleições internas, Rangel conseguiu outra vitória que passou despercebida a alguns: o prolongar de prazos das …

No Reino Unido, o aumento de infeções está a causar preocupação. O que explica este cenário?

No Reino Unido, os casos e internamentos estão a subir, sendo que alguns especialistas já apelam a um regresso de algumas restrições antes do inverno. Mas o que pode estar a causar este aumento dos …

Flamengo acelera compra do Tondela e planeia chegar à Champions em sete anos

O Flamengo quer concluir a compra do Tondela até ao final do ano e planeia levar o clube à Liga Europa dentro de quatro anos e à Champions dentro de sete a oito anos. Num modelo …

Há hospitais em "estado de calamidade" por todo o país

Os presidentes das secções regionais da Ordem dos Médicos consideram que a situação que o SNS ultrapassa atualmente não é nova e que é culpa da "ausência de liderança por parte da tutela". A situação de …

O internacional português Cristiano Ronaldo a festejar um golo.

"O Teatro dos Sonhos está a arder" e Ronaldo foi o piromaníaco da reviravolta

Cristiano Ronaldo fez o golo que deu a vitória ao Manchester United, esta quarta-feira, frente à Atalanta. Bruno Fernandes também esteve em destaque. O Manchester United recebeu e venceu a Atalanta por 3-2, num jogo que …

Restos mortais encontrados junto a pertences do namorado de Petito em parque da Flórida

O FBI divulgou esta quarta-feira que foram encontrados restos mortais junto a alguns pertences do namorado de Gabby Petito. Brian Laundrie continua desaparecido desde setembro. Segundo noticia a Reuters, a descoberta ocorreu no Parque Ambiental Myakkahatchee …

Costa arrasa modelo de leilão do 5G "inventado" pela Anacom: é o "pior possível"

O primeiro-ministro considerou esta quarta-feira que o modelo de leilão para a quinta geração de comunicações móveis (5G) “inventado pela Anacom” é o “pior possível”, razão pela qual está a provocar um “atraso imenso” ao …

Lope Martín: O marinheiro afro-português que "abriu" o Pacífico e foi apagado da História

Lope Martín foi um marinheiro afro-português, injustamente acusado de traição, que foi primeiro a navegar das Américas para a Ásia e voltar. Entre 1415 e 1543, uma série de conquistas foram feitas por Portugal em viagens …

A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen

Estado de Direito na Polónia ameaça tornar cimeira da UE "numa das mais difíceis"

A situação do Estado de direito na Polónia ameaça perturbar uma cimeira que tem uma agenda oficial já muito carregada. Os líderes da União Europeia (UE) reúnem-se em Bruxelas numa cimeira com uma agenda preenchida, dominada …