Mamíferos já existiam muito antes da extinção dos dinossauros

Investigadores encontraram dentes de mamíferos que provam que estas espécies já existiam muito antes da extinção dos dinossauros.

Um estudo conduzido pelas universidades de Chicago e Southampton, nos Estados Unidos, identificou centenas de fósseis de dentes de mamíferos que provam que estes animais viveram muito antes da extinção dos dinossauros.

De acordo com a BBC, os fósseis encontrados pelos investigadores mostram que estes mamíferos viveram entre dez e vinte milhões de anos antes dessa extinção em massa.

Desta forma, o novo estudo contraria a teoria de que foi a extinção dos dinossauros, há 66 milhões de anos, que permitiu o desenvolvimento dos mamíferos.

“A visão tradicional mostra que os mamíferos eram oprimidos pelo sucesso dos dinossauros, e que não se desenvolveram até depois dessa extinção acontecer”, afirma Elis Newham, co-autor da investigação.

Mas o estudo, agora publicado no Proceedings of the Royal Society B., revela que o grande número de fósseis encontrados, incluindo alguns com cascos e do tamanho de cães, mostram uma maior diversidade de espécies do que se pensava inicialmente.

Outra conclusão dos investigadores é que, em vez de terem tirado vantagem da extinção dos dinossauros, estes mamíferos também sofreram bastante com o impacto do asteroide que acabou com mais da metade da vida na Terra.

“Os tipos de sobreviventes que conseguiram chegar ao fim da extinção, que aconteceu há 66 milhões de anos, podem ser indicativos de quais vão ser aqueles que vão sobreviver aos próximos cem ou mil anos”, explica David Grossnickle, principal autor do estudo.

ZAP / Hypescience

PARTILHAR

RESPONDER

Estudo mostra que os cães querem mesmo resgatar os seus donos do perigo

Um novo estudo mostra que os nossos amigos de quatro patas querem realmente salvar-nos em momentos de aflição, mas desde que saibam como o fazer. De acordo com o site Science Alert, os investigadores reuniram 60 cães …

Derek Chauvin foi detido, mas os precedentes mostram que o polícia pode sair impune

Derek Chauvin, o polícia responsável pela morte de George Floyd, foi detido e aguarda a sua primeira audiência. No entanto, há precedentes que sugerem que o agente pode sair impune. Derek Chauvin tem a sua primeira …

Cientistas encontram dois fragmentos do meteorito de Barcelona

Cientistas espanhóis encontraram dois pequenos fragmentos do chamado meteorito de Barcelona, que caiu, há mais de 300 anos, no dia de Natal. No dia 25 de dezembro de 1704, um meteorito rasgou os céus e caiu …

"Pressionaram-me para o denunciar". Higuita recorda amizade com Escobar

A relação de amizade entre René Higuita e Pablo Escobar levou a que o ex-futebolista fosse seguido pelas autoridades. A polícia chegou a pressioná-lo para denunciar Escobar. O antigo internacional colombiano René Higuita é provavelmente uma …

George Floyd. Portugal junta-se às manifestações mundiais contra o racismo

Cinco cidades portuguesas juntam-se hoje à campanha de solidariedade mundial contra o racismo, associando-se à luta pela dignidade humana na sequência da morte, a 25 de maio, do afro-americano George Floyd, sob custódia da polícia …

Covid-19. México investiga mercado negro de atestados de óbito falsos

As autoridades da Cidade do México anunciaram que estão a investigar um suposto mercado negro de atestados de óbito relacionado com a covid-19, no dia em que o país registou 625 mortes nas últimas 24 …

Astrónomos descobrem "réplica" do Sol e da Terra a três mil anos-luz

O que diferencia esta descoberta de outros exoplanetas parecidos com a Terra é que a sua estrela tem uma semelhança impressionante com o nosso Sol. Entre os dados da missão Kepler, uma equipa de investigadores identificou …

Sem romarias e festas, milhares de famílias estão a entrar em falência

Milhares de famílias cujo rendimento depende das romarias e festas populares estão a atravessar sérias dificuldades económicas. Os prejuízos ultrapassam os 50 milhões de euros. A suspensão das festas populares e romarias religiosas em todo o …

Corpo de Maria Velho da Costa ficou 11 dias na morgue. Filho critica MP e fala em "massacre psicológico"

Os restos mortais da escritora Maria Velho da Costa, que faleceu a 23 de Maio, ficaram no Instituto de Medicina Legal, em Lisboa, durante 11 dias, sem que a família tivesse conhecimento de que já …

"Vocês são uns ingratos". Vieira arrasa equipa após empate com o Tondela

Luís Filipe Vieira foi ao balneário falar com os jogadores após o empate com o Tondela. O presidente benfiquista mostrou-se irritado e acusou os futebolistas de ingratidão. Depois do empate do SL Benfica com o CD …