Major infiltrado que tramou “máfia militar” obrigado a abandonar Força Aérea

O militar infiltrado que foi essencial para a recolha de provas contra a chamada “máfia militar”, envolvida num esquema de sobre-facturação nas messes da Força Aérea, teve de abandonar as Forças Armadas e encontra-se sob proteção especial.

O Jornal de Notícias apurou que este major, que colaborou com as autoridades para “apanhar” os militares envolvidos num esquema de sobre-facturação de alimentos, nas meses das Bases Aéreas espalhadas pelo país, está “resguardado num organismo do Estado sob medidas de protecção especiais e policiais“.

O diário avança, na sua edição impressa desta quarta-feira, que o major teve de abandonar a Força Aérea por razões de segurança.

Este militar foi aliciado pelos suspeitos e denunciou a situação às autoridades. Acabou por ser usado pela Polícia Judiciária como infiltrado no meio do esquema, recolhendo provas cabais contra os implicados no caso, nomeadamente gravando conversas e registando fotografias comprometedoras.

A chamada Operação Zeus inclui 86 arguidos, dos quais 40 militares, entre os quais um general e outros oficiais. Também há várias empresas suspeitas de corrupção, no âmbito do caso, que continuam a fornecer as messes das Forças Armadas.

O Público apurou, entretanto, que o Estado-Maior General das Forças Armadas (EMGFA) assinou, por ajuste directo, um contrato de fornecimento de produtos alimentares com a “Pac e Bom”, uma das empresas implicadas no esquema de sobre-facturação.

Este ajuste directo terá sido feito dois meses depois de a empresa ter sido constituída arguida no âmbito da “Operação Zeus”, refere o jornal.

O EMGFA explica ao jornal que esta adjudicação “decorreu de um concurso público que, por razões de tramitação procedimental, não se concluiu”. A entidade acrescenta que a “Pac e Bom” apresentou o preço mais baixo, beneficiando, assim, do ajuste directo para o fornecimento de produtos hortícolas para o pólo de Lisboa do Hospital das Forças Armadas.

ZAP //

PARTILHAR

15 COMENTÁRIOS

    • “Regabofe socialista…”
      Cá está a humilde opinião de um destra!!!
      Eu gostaria de saber se temos ou já tivemos algum político, ou gestor público honesto?
      Do PS ao PSD/CDS, passando pelos restantes são todos farinha do mesmo saco… ladrões e mais ladrões
      Tenham cabeça… regabofes destras!

  1. Há sempre papagaios de serviço a fazer “comentários inteligentes”!
    Já durante a guerra colonial se sabia que muita da “comida” não chegava às mesas !…

  2. Acho que a expulsão deste major é uma pena pequena…

    Talvez o fusilamento seria a pena ideal!

    Então este “gajo” denunciou alguns militares que apenas estavam a encher os seus bolsos com dinheiro que não eram deles!!!

    Agora pergunto eu:

    Em vez de protegerem este major não seria mais apropriado prenderem os gajos que andavam a roubar?

    Tenho medo que este caminho nos leve a que mais vale roubar do que denunciar estes roubos!!!

    Num país onde se elege para presidente o mesmo presidente que foi apanhado a roubar espera-se de tudo!!!

    • Vasco não podem ser todos metidos no mesmo saco apesar de todos terem feito o mesmo: roubar, porque há um general metido no esquema e outros oficiais, o resto é carne para canhão.
      O que vai acontecer se não me engano é o tal general mais oficiais expulsos da FA, daqui a algum tempo depois das ondas do mar ficarem flet e a memória ser ligeira, estão a trabalhar numa operadora de low cost e a carne para canhão depois de expulsa ou presa, vão para seguranças da Urban Beach ou outra.
      Quem nunca mais vai voltar a aparecer é o tal major, depois do programa de proteção de testemunhas vais ter que fazer nova vida noutro continente qualquer.

  3. Por isso os meios arereos nao devem ir para forca aerea.
    Seria mais vantajoso entregar a gestao deles a associacoes de proteccao civil.

  4. No meu tempo eram os sargentos das messes que enchiam o bandulho mas não passavam disso, agora, são os generais e outros que tais que delapidam o patrimonial á vista de todos, incluindo os políticos que conhecem a situação e não fazem nada, porquê? porque certamente fazem o mesmo. Abaixo os ladrões, viva Portugal.

RESPONDER

Sporting 2-1 Gil Vicente | Leão de Plata só sabe vencer

O Sporting cumpriu na recepção ao Gil Vicente, no fecho da 29ª jornada da Liga NOS, e venceu por 2-1, num jogo que pareceu sempre controlado, mas que terminou com emoção. Os “leões” dominaram por completo …

Leões marinhos decapitados estão a dar à costa no Canadá (e ninguém sabe porquê)

Os corpos decapitados de pelo menos cinco leões-marinhos encontrados nas costas de Vancouver, no Canadá, nos últimos meses sugerem que pode haver um serial killer de mamíferos marinhos à solta. O LiveScience relata que pelo menos …

Este japonês é a única pessoa no mundo a ter um mestrado em Estudos Ninja

Um homem japonês tornou-se a primeira pessoa no mundo a ter um mestrado em Estudos Ninja depois de concluir um curso de pós-graduação que envolvia a aprendizagem de artes marciais básicas e escalada de montanhas. De …

Cátio Baldé acusado de comprar vistos para jogadores do Benfica

Cátio Baldé está a ser acusado de corrupção passiva por ter pagado a um funcionário da embaixada portuguesa em Bissau para conseguir vistos para jogadores do Benfica. O empresário admite o crime, mas nega o …

Ex-polícia admite ser "Assassino de Golden State" e declara-se culpado de 13 homicídios

O ex-polícia norte-americano Joseph DeAngelo declarou-se, esta segunda-feira, culpado de 13 homicídios. Mais conhecido como o "Assassino de Golden State", DeAngelo foi preso em 2018, após 40 anos de investigação. A identificação do criminoso apenas foi …

Infarmed garante ter stock de remdesivir, apesar da compra massiva dos EUA

Depois da notícia de que os EUA compraram à empresa Gilead Sciences praticamente toda a reserva para três meses do medicamento remdesivir, o primeiro aprovado no país no tratamento de covid-19, o Infarmed garante que …

Orfão, capturado e apresentado à rainha. A história da mais antiga fotografia de um indígena da Nova Zelândia

Um daguerreótipo - primeiro processo fotográfico do mundo - mantido na Biblioteca Nacional da Austrália é o mais antigo retrato fotográfico conhecido de um indígena maori da Nova Zelândia. Na imagem antiga, um adolescente aparece vestido …

Uma mesa de 490 metros na Charles Bridge. Em Praga, o fim da restrições celebrou-se com um jantar em massa

Os habitantes de Praga, capital da República Checa, construíram uma mesa com quase 490 metros e realizaram um enorme jantar público esta terça-feira para comemorar o fim do bloqueio do coronavírus no país. De acordo com …

Vladimir Putin vai poder governar a Rússia até 2036

Os eleitores russos devem aprovar, com larga maioria, as emendas constitucionais que permitem ao Presidente Vladimir Putin concorrer a outros dois mandatos, de acordo com os primeiros resultados do referendo. A Comissão Central de Eleições disse …

FPF suspende a Supertaça Cândido de Oliveira de 2020

A Supertaça portuguesa foi, esta quarta-feira, suspensa após decisão da Federação Portuguesa de Futebol. O objetivo é aliviar o calendário de SL Benfica e FC Porto na Europa. A Federação Portuguesa de Futebol (FPF) decidiu, esta …