Major infiltrado que tramou “máfia militar” obrigado a abandonar Força Aérea

O militar infiltrado que foi essencial para a recolha de provas contra a chamada “máfia militar”, envolvida num esquema de sobre-facturação nas messes da Força Aérea, teve de abandonar as Forças Armadas e encontra-se sob proteção especial.

O Jornal de Notícias apurou que este major, que colaborou com as autoridades para “apanhar” os militares envolvidos num esquema de sobre-facturação de alimentos, nas meses das Bases Aéreas espalhadas pelo país, está “resguardado num organismo do Estado sob medidas de protecção especiais e policiais“.

O diário avança, na sua edição impressa desta quarta-feira, que o major teve de abandonar a Força Aérea por razões de segurança.

Este militar foi aliciado pelos suspeitos e denunciou a situação às autoridades. Acabou por ser usado pela Polícia Judiciária como infiltrado no meio do esquema, recolhendo provas cabais contra os implicados no caso, nomeadamente gravando conversas e registando fotografias comprometedoras.

A chamada Operação Zeus inclui 86 arguidos, dos quais 40 militares, entre os quais um general e outros oficiais. Também há várias empresas suspeitas de corrupção, no âmbito do caso, que continuam a fornecer as messes das Forças Armadas.

O Público apurou, entretanto, que o Estado-Maior General das Forças Armadas (EMGFA) assinou, por ajuste directo, um contrato de fornecimento de produtos alimentares com a “Pac e Bom”, uma das empresas implicadas no esquema de sobre-facturação.

Este ajuste directo terá sido feito dois meses depois de a empresa ter sido constituída arguida no âmbito da “Operação Zeus”, refere o jornal.

O EMGFA explica ao jornal que esta adjudicação “decorreu de um concurso público que, por razões de tramitação procedimental, não se concluiu”. A entidade acrescenta que a “Pac e Bom” apresentou o preço mais baixo, beneficiando, assim, do ajuste directo para o fornecimento de produtos hortícolas para o pólo de Lisboa do Hospital das Forças Armadas.

ZAP //

PARTILHAR

15 COMENTÁRIOS

    • “Regabofe socialista…”
      Cá está a humilde opinião de um destra!!!
      Eu gostaria de saber se temos ou já tivemos algum político, ou gestor público honesto?
      Do PS ao PSD/CDS, passando pelos restantes são todos farinha do mesmo saco… ladrões e mais ladrões
      Tenham cabeça… regabofes destras!

  1. Há sempre papagaios de serviço a fazer “comentários inteligentes”!
    Já durante a guerra colonial se sabia que muita da “comida” não chegava às mesas !…

  2. Acho que a expulsão deste major é uma pena pequena…

    Talvez o fusilamento seria a pena ideal!

    Então este “gajo” denunciou alguns militares que apenas estavam a encher os seus bolsos com dinheiro que não eram deles!!!

    Agora pergunto eu:

    Em vez de protegerem este major não seria mais apropriado prenderem os gajos que andavam a roubar?

    Tenho medo que este caminho nos leve a que mais vale roubar do que denunciar estes roubos!!!

    Num país onde se elege para presidente o mesmo presidente que foi apanhado a roubar espera-se de tudo!!!

    • Vasco não podem ser todos metidos no mesmo saco apesar de todos terem feito o mesmo: roubar, porque há um general metido no esquema e outros oficiais, o resto é carne para canhão.
      O que vai acontecer se não me engano é o tal general mais oficiais expulsos da FA, daqui a algum tempo depois das ondas do mar ficarem flet e a memória ser ligeira, estão a trabalhar numa operadora de low cost e a carne para canhão depois de expulsa ou presa, vão para seguranças da Urban Beach ou outra.
      Quem nunca mais vai voltar a aparecer é o tal major, depois do programa de proteção de testemunhas vais ter que fazer nova vida noutro continente qualquer.

  3. Por isso os meios arereos nao devem ir para forca aerea.
    Seria mais vantajoso entregar a gestao deles a associacoes de proteccao civil.

  4. No meu tempo eram os sargentos das messes que enchiam o bandulho mas não passavam disso, agora, são os generais e outros que tais que delapidam o patrimonial á vista de todos, incluindo os políticos que conhecem a situação e não fazem nada, porquê? porque certamente fazem o mesmo. Abaixo os ladrões, viva Portugal.

RESPONDER

Tondela vs Porto | Dragões garantem vantagem para o Clássico

O FC Porto fez o que lhe competia para garantir que chegava ao “clássico” do próximo sábado, com o Benfica, no primeiro lugar do campeonato. Na visita ao Tondela, os “dragões” não deram grandes veleidades …

Enfermeiras suspeitas de sabotar hospital com baratas. Queriam emprego melhor

Enfermeiras das emergências de um hospital italiano terão, alegadamente, libertado baratas no seu departamento. O objetivo era conseguirem uma transferência para outro hospital. As autoridades sanitárias da região de Nápoles abriram uma investigação a um caso …

Cancro do colo do útero pode ser extinto até 2100

Todos os anos, o cancro do colo do útero é a causa de morte de mais de 300 mil mulheres em todo o mundo - mas pode ser extinto até 2100. No ano passado, o diretor-geral …

Fortnite retira anúncios do YouTube para fugir aos predadores sexuais

A produtora de videojogos que criou o Fortnite, muito popular entre jovens e crianças, decidiu retirar os anúncios publicitários do YouTube por temer que estes apareçam ao lado de comentários publicados por pedófilos. A empresa norte-americana …

O alpinista sem pernas que chegou ao cume do Everest foi premiado com o "Momento do Ano"

Um alpinista chinês de 69 anos, que tem ambas as pernas amputadas, conseguiu chegar ao topo do Evereste em maio de 2018. A perseverança de Xia Boyu valeu-lhe nesta semana um prémio.  Em 1975, Xia Boyu …

Numa empresa neozelandesa só se trabalham quatro dias por semana (mas a produtividade aumentou)

Em março e abril do ano passado, uma empresa neozelandesa implementou um novo modelo laboral: trabalhar apenas quatro dias por semana. O estudo final foi publicado esta terça-feira e as conclusões mostram resultados animadores. Quase um …

Portugueses não sabem fazer queixa contra discriminação (e acham que não vale a pena)

Quase toda a gente já ouviu falar de discriminação ou crimes de ódio, mas a maioria tem dificuldade em distinguir os conceitos, desconhece o que fazer perante um caso ou a quem recorrer para fazer …

Imigrantes que entraram ilegais em Portugal terão visto desde que tenham um ano de descontos

Os imigrantes que se encontram em Portugal a trabalhar e a descontar para a Segurança Social há pelo menos 12 meses vão poder ter a autorização de residência mesmo que não tenham entrado no país …

Estudantes no Porto até aos 15 anos vão andar gratuitamente de metro e autocarro

A Câmara do Porto vai garantir passes gratuitos para residentes estudantes na cidade até aos 15 anos, complementando a medida do Governo que prevê a gratuitidade do título de transporte até aos 12 anos. O anúncio …

Ryanair e Wizz Air multadas por restrições na bagagem de mão

A autoridade da concorrência italiana aplicou nesta quinta-feira uma multa de três milhões de euros à companhia aérea Ryanair e de um milhão de euros à Wizz Air, outra low cost, pelo suplemento aplicado à …