Major infiltrado que tramou “máfia militar” obrigado a abandonar Força Aérea

O militar infiltrado que foi essencial para a recolha de provas contra a chamada “máfia militar”, envolvida num esquema de sobre-facturação nas messes da Força Aérea, teve de abandonar as Forças Armadas e encontra-se sob proteção especial.

O Jornal de Notícias apurou que este major, que colaborou com as autoridades para “apanhar” os militares envolvidos num esquema de sobre-facturação de alimentos, nas meses das Bases Aéreas espalhadas pelo país, está “resguardado num organismo do Estado sob medidas de protecção especiais e policiais“.

O diário avança, na sua edição impressa desta quarta-feira, que o major teve de abandonar a Força Aérea por razões de segurança.

Este militar foi aliciado pelos suspeitos e denunciou a situação às autoridades. Acabou por ser usado pela Polícia Judiciária como infiltrado no meio do esquema, recolhendo provas cabais contra os implicados no caso, nomeadamente gravando conversas e registando fotografias comprometedoras.

A chamada Operação Zeus inclui 86 arguidos, dos quais 40 militares, entre os quais um general e outros oficiais. Também há várias empresas suspeitas de corrupção, no âmbito do caso, que continuam a fornecer as messes das Forças Armadas.

O Público apurou, entretanto, que o Estado-Maior General das Forças Armadas (EMGFA) assinou, por ajuste directo, um contrato de fornecimento de produtos alimentares com a “Pac e Bom”, uma das empresas implicadas no esquema de sobre-facturação.

Este ajuste directo terá sido feito dois meses depois de a empresa ter sido constituída arguida no âmbito da “Operação Zeus”, refere o jornal.

O EMGFA explica ao jornal que esta adjudicação “decorreu de um concurso público que, por razões de tramitação procedimental, não se concluiu”. A entidade acrescenta que a “Pac e Bom” apresentou o preço mais baixo, beneficiando, assim, do ajuste directo para o fornecimento de produtos hortícolas para o pólo de Lisboa do Hospital das Forças Armadas.

ZAP //

PARTILHAR

15 COMENTÁRIOS

    • “Regabofe socialista…”
      Cá está a humilde opinião de um destra!!!
      Eu gostaria de saber se temos ou já tivemos algum político, ou gestor público honesto?
      Do PS ao PSD/CDS, passando pelos restantes são todos farinha do mesmo saco… ladrões e mais ladrões
      Tenham cabeça… regabofes destras!

  1. Há sempre papagaios de serviço a fazer “comentários inteligentes”!
    Já durante a guerra colonial se sabia que muita da “comida” não chegava às mesas !…

  2. Acho que a expulsão deste major é uma pena pequena…

    Talvez o fusilamento seria a pena ideal!

    Então este “gajo” denunciou alguns militares que apenas estavam a encher os seus bolsos com dinheiro que não eram deles!!!

    Agora pergunto eu:

    Em vez de protegerem este major não seria mais apropriado prenderem os gajos que andavam a roubar?

    Tenho medo que este caminho nos leve a que mais vale roubar do que denunciar estes roubos!!!

    Num país onde se elege para presidente o mesmo presidente que foi apanhado a roubar espera-se de tudo!!!

    • Vasco não podem ser todos metidos no mesmo saco apesar de todos terem feito o mesmo: roubar, porque há um general metido no esquema e outros oficiais, o resto é carne para canhão.
      O que vai acontecer se não me engano é o tal general mais oficiais expulsos da FA, daqui a algum tempo depois das ondas do mar ficarem flet e a memória ser ligeira, estão a trabalhar numa operadora de low cost e a carne para canhão depois de expulsa ou presa, vão para seguranças da Urban Beach ou outra.
      Quem nunca mais vai voltar a aparecer é o tal major, depois do programa de proteção de testemunhas vais ter que fazer nova vida noutro continente qualquer.

  3. Por isso os meios arereos nao devem ir para forca aerea.
    Seria mais vantajoso entregar a gestao deles a associacoes de proteccao civil.

  4. No meu tempo eram os sargentos das messes que enchiam o bandulho mas não passavam disso, agora, são os generais e outros que tais que delapidam o patrimonial á vista de todos, incluindo os políticos que conhecem a situação e não fazem nada, porquê? porque certamente fazem o mesmo. Abaixo os ladrões, viva Portugal.

RESPONDER

Arqueólogo encontra dezenas de sítios maia graças a um mapa online gratuito

Um arqueólogo norte-americano descobriu 27 sítios maias com 3.000 anos graças a um mapa online gratuito, escreve o jornal The New York Times. Takeshi Inomata, arqueólogo da Universidade do Arizona, nos Estado Unidos, utilizou um mapa …

39 pessoas encontradas mortas dentro de um camião no Reino Unido

Um camião foi encontrado, esta quarta-feira, em Essex, no Reino Unido, com 39 pessoas sem vida no seu interior. O condutor já foi detido. Segundo o The Guardian, as autoridades britânicas já iniciaram uma investigação, depois …

Hospital das Forças Armadas não operou um único doente do SNS

O Hospital das Forças Armadas (HFAR) ainda não apresentou qualquer candidatura para ser “convencionado pelo Serviço Nacional de Saúde”. No ano passado, os ministérios da Defesa e da Saúde assinaram um acordo para que o Hospital …

Chuvas torrenciais fazem um morto em Espanha e inundações em França

Em Espanha, uma pessoa morreu e pelo menos outras duas estão desaparecidas. No sul de França, a tempestade Dana também já causou várias inundações. Segundo o jornal La Vanguardia, as chuvas torrenciais registadas, esta madrugada, na …

Falta de condições para emergência médica obriga INEM a transferir helicóptero para Viseu

A falta de condições para operações de emergência médica no heliporto de Santa Comba Dão obrigou o Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) a transferir o seu helicóptero para o aeródromo de Viseu, foi anunciado …

Macacos "arrasaram" humanos num simples jogo de computador

Quando se trata de ganhar jogos e resolver quebra-cabeças, às vezes os macacos fazem-no de forma mais inteligente do que os humanos. Para além das suas incríveis capacidades físicas, os macacos também mostram uma incrível "flexibilidade …

Morreu Marieke Vervoort, a campeã paralímpica belga que recorreu à eutanásia

Morreu Marieke Vervoort, de 40 anos, que sofria de uma doença muscular degenerativa sem cura. Decidiu pôr termo à vida com recurso à morte assistida. A belga era campeã paralímpica com conquistas de medalhas de ouro …

China pode substituir chefe de governo de Hong Kong face aos recentes protestos

A China estará a equacionar substituir Carrie Lam, chefe do governo de Hong Kong, por um líder interino, na sequência dos protestos violentos que decorrem na cidade há cinco meses. De acordo com o Financial Times, …

Presidente do Chile anuncia pacote de medidas sociais para travar protestos

O Presidente chileno anunciou na terça-feira um pacote de medidas sociais para travar os protestos que duram há cinco dias e que já causaram 15 mortos, após o anúncio de um aumento nos preços do …

Duarte Lima enfrenta novo acórdão no caso relativo a abuso de confiança

O Tribunal Criminal de Lisboa profere esta quarta-feira uma nova decisão no processo em que Duarte Lima é suspeito de se apropriar da fortuna de Rosalina Ribeiro, companheira e secretária do milionário Tomé Feteira, assassinada …