Major infiltrado que tramou “máfia militar” obrigado a abandonar Força Aérea

O militar infiltrado que foi essencial para a recolha de provas contra a chamada “máfia militar”, envolvida num esquema de sobre-facturação nas messes da Força Aérea, teve de abandonar as Forças Armadas e encontra-se sob proteção especial.

O Jornal de Notícias apurou que este major, que colaborou com as autoridades para “apanhar” os militares envolvidos num esquema de sobre-facturação de alimentos, nas meses das Bases Aéreas espalhadas pelo país, está “resguardado num organismo do Estado sob medidas de protecção especiais e policiais“.

O diário avança, na sua edição impressa desta quarta-feira, que o major teve de abandonar a Força Aérea por razões de segurança.

Este militar foi aliciado pelos suspeitos e denunciou a situação às autoridades. Acabou por ser usado pela Polícia Judiciária como infiltrado no meio do esquema, recolhendo provas cabais contra os implicados no caso, nomeadamente gravando conversas e registando fotografias comprometedoras.

A chamada Operação Zeus inclui 86 arguidos, dos quais 40 militares, entre os quais um general e outros oficiais. Também há várias empresas suspeitas de corrupção, no âmbito do caso, que continuam a fornecer as messes das Forças Armadas.

O Público apurou, entretanto, que o Estado-Maior General das Forças Armadas (EMGFA) assinou, por ajuste directo, um contrato de fornecimento de produtos alimentares com a “Pac e Bom”, uma das empresas implicadas no esquema de sobre-facturação.

Este ajuste directo terá sido feito dois meses depois de a empresa ter sido constituída arguida no âmbito da “Operação Zeus”, refere o jornal.

O EMGFA explica ao jornal que esta adjudicação “decorreu de um concurso público que, por razões de tramitação procedimental, não se concluiu”. A entidade acrescenta que a “Pac e Bom” apresentou o preço mais baixo, beneficiando, assim, do ajuste directo para o fornecimento de produtos hortícolas para o pólo de Lisboa do Hospital das Forças Armadas.

ZAP //

PARTILHAR

15 COMENTÁRIOS

    • “Regabofe socialista…”
      Cá está a humilde opinião de um destra!!!
      Eu gostaria de saber se temos ou já tivemos algum político, ou gestor público honesto?
      Do PS ao PSD/CDS, passando pelos restantes são todos farinha do mesmo saco… ladrões e mais ladrões
      Tenham cabeça… regabofes destras!

  1. Há sempre papagaios de serviço a fazer “comentários inteligentes”!
    Já durante a guerra colonial se sabia que muita da “comida” não chegava às mesas !…

  2. Acho que a expulsão deste major é uma pena pequena…

    Talvez o fusilamento seria a pena ideal!

    Então este “gajo” denunciou alguns militares que apenas estavam a encher os seus bolsos com dinheiro que não eram deles!!!

    Agora pergunto eu:

    Em vez de protegerem este major não seria mais apropriado prenderem os gajos que andavam a roubar?

    Tenho medo que este caminho nos leve a que mais vale roubar do que denunciar estes roubos!!!

    Num país onde se elege para presidente o mesmo presidente que foi apanhado a roubar espera-se de tudo!!!

    • Vasco não podem ser todos metidos no mesmo saco apesar de todos terem feito o mesmo: roubar, porque há um general metido no esquema e outros oficiais, o resto é carne para canhão.
      O que vai acontecer se não me engano é o tal general mais oficiais expulsos da FA, daqui a algum tempo depois das ondas do mar ficarem flet e a memória ser ligeira, estão a trabalhar numa operadora de low cost e a carne para canhão depois de expulsa ou presa, vão para seguranças da Urban Beach ou outra.
      Quem nunca mais vai voltar a aparecer é o tal major, depois do programa de proteção de testemunhas vais ter que fazer nova vida noutro continente qualquer.

  3. Por isso os meios arereos nao devem ir para forca aerea.
    Seria mais vantajoso entregar a gestao deles a associacoes de proteccao civil.

  4. No meu tempo eram os sargentos das messes que enchiam o bandulho mas não passavam disso, agora, são os generais e outros que tais que delapidam o patrimonial á vista de todos, incluindo os políticos que conhecem a situação e não fazem nada, porquê? porque certamente fazem o mesmo. Abaixo os ladrões, viva Portugal.

RESPONDER

O cofre do Banco de Espanha inundado em La Casa de Papel existe mesmo

Aquilo que parecia uma fantasia é, afinal, bastante real: o cofre da terceira temporada de La Casa de Papel existe mesmo. Uma fonte oficial do Banco de Espanha revelou à revista Bloomberg que o cofre que …

O ainda jovem Júpiter "engoliu" um outro planeta gigante

Segundo um estudo publicado esta semana na revista científica Nature, uma colisão colossal entre Júpiter e um planeta ainda em formação no início do Sistema Solar, há cerca de 4,5 mil milhões de anos, pode …

Sporting 2-1 Braga | Leões agarram primeira vitória da temporada

Sporting alcançou a primeira vitória na temporada 2019/20, uma difícil recepção ao Sporting de Braga. Os “leões” entraram muito fortes no jogo, marcaram cedo, por Wendel, e em cima do intervalo por Bruno Fernandes, mas …

Na Coreia do Sul, são as mulheres que mais compram com criptomoedas

Fazer compras online com criptomoeadas é uma prática cada vez mais comum na Coreia do Sul. São as mulheres que mais frequentemente o fazem, comprando artigos como roupa, café e toalhetes. O Terra é um sistema …

Greve desconvocada. Motoristas de matérias perigosas suspendem protesto

O Sindicato Nacional dos Motoristas de Matérias Perigosas (SNMMP) anunciou hoje que decidiu desconvocar a greve que se iniciou na segunda-feira, dia 12. A decisão anunciada pelo presidente do SNMMP, Francisco São Bento, foi tomada durante …

Criança encontra dente gigante de mamute com 12 mil anos

Jackson Hepner, de 12 anos, encontrou um dente gigante de mamute lanoso enquanto passava férias com a sua família no estado norte-americano de Ohio. Foi em junho passado que a criança encontrou o dente, no condado …

Febre do lítio pede licença para chegar a Portugal

Com o potencial de ter as maiores reservas da Europa, a febre do lítio chegou a Portugal, onde se registaram duas dezenas de solicitações de prospecção este ano, embora as empresas mineiras continuem à espera …

Virgin Galactic abre as portas do primeiro aeroporto espacial do mundo

A empresa norte-americana Virgin Galactic, do bilionário Richard Branson, está a preparar o primeiro aeroporto espacial comercial do mundo, tendo revelado esta semana algumas das imagens daquelas que vão ser as instalações. O aeroporto, localizado …

A Internet está a regar esta planta há três anos

A comunidade online do Reddit tem tratado de uma planta durante três anos. Os utilizadores escolhem diariamente se a planta de ou não ser regada. Tudo começou com uma pequena brincadeira no Reddit, um dos maiores …

O pulmão de um chinês colapsou (e a culpa foi do karaoke)

O pulmão de um homem de 65 anos, na China, colapsou após ter tentado atingir uma nota alta durante uma intensa sessão de karaoke. O homem, residente em Nanchang, na província de Jiangxi, teria estado a …