Major infiltrado que tramou “máfia militar” obrigado a abandonar Força Aérea

O militar infiltrado que foi essencial para a recolha de provas contra a chamada “máfia militar”, envolvida num esquema de sobre-facturação nas messes da Força Aérea, teve de abandonar as Forças Armadas e encontra-se sob proteção especial.

O Jornal de Notícias apurou que este major, que colaborou com as autoridades para “apanhar” os militares envolvidos num esquema de sobre-facturação de alimentos, nas meses das Bases Aéreas espalhadas pelo país, está “resguardado num organismo do Estado sob medidas de protecção especiais e policiais“.

O diário avança, na sua edição impressa desta quarta-feira, que o major teve de abandonar a Força Aérea por razões de segurança.

Este militar foi aliciado pelos suspeitos e denunciou a situação às autoridades. Acabou por ser usado pela Polícia Judiciária como infiltrado no meio do esquema, recolhendo provas cabais contra os implicados no caso, nomeadamente gravando conversas e registando fotografias comprometedoras.

A chamada Operação Zeus inclui 86 arguidos, dos quais 40 militares, entre os quais um general e outros oficiais. Também há várias empresas suspeitas de corrupção, no âmbito do caso, que continuam a fornecer as messes das Forças Armadas.

O Público apurou, entretanto, que o Estado-Maior General das Forças Armadas (EMGFA) assinou, por ajuste directo, um contrato de fornecimento de produtos alimentares com a “Pac e Bom”, uma das empresas implicadas no esquema de sobre-facturação.

Este ajuste directo terá sido feito dois meses depois de a empresa ter sido constituída arguida no âmbito da “Operação Zeus”, refere o jornal.

O EMGFA explica ao jornal que esta adjudicação “decorreu de um concurso público que, por razões de tramitação procedimental, não se concluiu”. A entidade acrescenta que a “Pac e Bom” apresentou o preço mais baixo, beneficiando, assim, do ajuste directo para o fornecimento de produtos hortícolas para o pólo de Lisboa do Hospital das Forças Armadas.

ZAP //

PARTILHAR

15 COMENTÁRIOS

    • “Regabofe socialista…”
      Cá está a humilde opinião de um destra!!!
      Eu gostaria de saber se temos ou já tivemos algum político, ou gestor público honesto?
      Do PS ao PSD/CDS, passando pelos restantes são todos farinha do mesmo saco… ladrões e mais ladrões
      Tenham cabeça… regabofes destras!

  1. Há sempre papagaios de serviço a fazer “comentários inteligentes”!
    Já durante a guerra colonial se sabia que muita da “comida” não chegava às mesas !…

  2. Acho que a expulsão deste major é uma pena pequena…

    Talvez o fusilamento seria a pena ideal!

    Então este “gajo” denunciou alguns militares que apenas estavam a encher os seus bolsos com dinheiro que não eram deles!!!

    Agora pergunto eu:

    Em vez de protegerem este major não seria mais apropriado prenderem os gajos que andavam a roubar?

    Tenho medo que este caminho nos leve a que mais vale roubar do que denunciar estes roubos!!!

    Num país onde se elege para presidente o mesmo presidente que foi apanhado a roubar espera-se de tudo!!!

    • Vasco não podem ser todos metidos no mesmo saco apesar de todos terem feito o mesmo: roubar, porque há um general metido no esquema e outros oficiais, o resto é carne para canhão.
      O que vai acontecer se não me engano é o tal general mais oficiais expulsos da FA, daqui a algum tempo depois das ondas do mar ficarem flet e a memória ser ligeira, estão a trabalhar numa operadora de low cost e a carne para canhão depois de expulsa ou presa, vão para seguranças da Urban Beach ou outra.
      Quem nunca mais vai voltar a aparecer é o tal major, depois do programa de proteção de testemunhas vais ter que fazer nova vida noutro continente qualquer.

  3. Por isso os meios arereos nao devem ir para forca aerea.
    Seria mais vantajoso entregar a gestao deles a associacoes de proteccao civil.

  4. No meu tempo eram os sargentos das messes que enchiam o bandulho mas não passavam disso, agora, são os generais e outros que tais que delapidam o patrimonial á vista de todos, incluindo os políticos que conhecem a situação e não fazem nada, porquê? porque certamente fazem o mesmo. Abaixo os ladrões, viva Portugal.

RESPONDER

Atrasos no Cartão de Cidadão. Governo culpa quem vai para a porta antes de abrir

A secretária de Estado da Justiça fala no "fenómeno" dos cidadãos que vão aos "mesmos serviços, à mesma hora" para pedir ou renovar o Cartão de Cidadão. Os problemas de atendimento nos registos para tratar do …

EUA impõem duras sanções ao Irão. Zarif diz que estão "sedentos por uma guerra"

O Presidente dos EUA assinou esta segunda-feira um decreto que, referiu, impõe sanções "duras" dirigidas ao Guia Supremo do Irão, ayatollah Ali Khamenei, e círculo próximo, além de um reforço generalizado das medidas punitivas à …

Maternidade Alfredo da Costa só tem anestesistas para cinco dias de urgências em agosto

A Maternidade Alfredo da Costa (MAC) só tem anestesistas para cinco dias de urgências no mês de agosto, escreve o Público esta terça-feira.   De acordo com o matutino, que ouviu várias fontes, a Administração Regional …

Funcionários judiciais querem paralisar tribunais. Inspetores da PJ fazem ultimato

A paralisação de cinco dias alternados começa esta terça-feira e vai até 12 de julho. Os inspetoras da PJ dizem que também fazem greve se não obterem resposta da ministra até ao fim de semana. Esta …

Eduardo regressa ao Sporting de Braga

O guarda-redes é o novo reforço do Sporting de Braga, tendo assinado por duas temporadas, informou esta segunda-feira o clube minhoto da I Liga de futebol. Eduardo, que completa 37 anos em setembro, regressa assim ao …

Austronautas aterram no Cazaquistão após missão na Estação Orbital Internacional

Três astronautas regressaram à Terra, esta terça-feira, depois de uma missão de seis meses a bordo da Estação Espacial Internacional (ISS). A astronauta norte-americana Anne McClain, o russo Oleg Kononenko e o canadiano David Saint-Jacques pousaram …

IEFP paga até 6500 euros a emigrantes que regressem a Portugal

O Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP) tem reservados 10 milhões de euros para os emigrantes ou luso-descendentes que queiram regressar a Portugal, podendo o apoio chegar a 6536,4 euros por família. Estão em …

Dois caças chocaram na Alemanha. Um dos pilotos morreu

Dois caças Eurofighters da Força Aérea Alemã chocaram na região do Meclenburgo-Pomerânia, no norte da Alemanha, esta segunda-feira. Um dos pilotos morreu. Os dois aparelhos, pertencentes às Forças Armadas alemãs, embateram junto ao lago Mueritz, perto …

Há 9 mil anos, Çatalhöyük já lidava com problemas urbanos do quotidiano

Há 9 mil anos atrás, Çatalhöyük era uma das maiores comunidades agrícolas do mundo e, segundo um estudo recente, já lidava com violência, problemas ambientais, doença infeciosas, entre outros. Uma equipa de arqueólogos a estudar as …

Ministra da Saúde assume necessidade de reforçar os meios do INEM

Marta Temido afirmou esta segunda-feira que não basta dizer que o INEM vai ter mais meios, sendo também importante investir na formação dos técnicos. A ministra da Saúde, Marta Temido, disse esta segunda-feira que o Governo …