Há mais um oligarca russo que se naturalizou português — e vêm mais dois a caminho

6

ZAP // AFP / Comunidade Israelita Porto

Além de Roman Abramovich, também Andrei Rappoport conseguiu nacionalidade portuguesa através da Comunidade Israelita do Porto. Há mais dois oligarcas russos na lista de espera.

O processo de naturalização em tempo recorde do russo Roman Abramovich, que agora tem a cidadania portuguesa, gerou polémica e até motivou a abertura de um inquérito interno no Instituto de Registos e Notariado (IRN). A naturalização decorreu ao abrigo da Lei da Nacionalidade de judeus sefarditas.

A naturalização portuguesa de Abramovich foi consumada em abril de 2021 em tempo recorde. O facto de o russo que é dono do Chelsea ser uma figura próxima do presidente da Rússia, Vladimir Putin, também apimenta as dúvidas. O opositor de Putin, Alexei Navalny, acusou Portugal de receber subornos no âmbito do processo.

No entanto, há mais um multimilionário com ligações a Moscovo, Andei Rappoport, que conseguiu naturalizar-se graças à sua certidão, emitida pela Comunidade Israelita do Porto, avança o Público.

Além de Rappoport, há outros dois oligarcas na lista de espera. Um deles é God Nisanov, descrito como “um dos homens mais ricos da Europa” e “colaborador próximo de várias autoridades russas” pelo secretário de Estado norte-americano Antony Blinken. O outro é Lev Leviev, apelidado de “Rei dos Diamantes”, próximo de Vladimir Putin e sócio da empresária angolana Isabel dos Santos.

A nacionalidade portuguesa permite a Abramovich e Rappoport movimentarem-se à vontade na União Europeia. Anteriormente, devido às sanções aplicadas pela União Europeia aos oligarcas russos, estes estavam impedidos de o fazer.

Banqueiro e administrador de empresas estatais de energia, Andrei Rappoport tem nacionalidade portuguesa desde 30 de dezembro de 2019. Calcula-se que tenha uma fortuna a rondar os 1,2 mil milhões de euros.

Nisanov, por sua vez, é considerado um dos maiores promotores imobiliários da Rússia. Pouco depois da anexação da Crimeia, em 2014, foi homenageado por Vladimir Putin com a “Ordem da Amizade”. A sua fortuna está avaliada em 4,3 mil milhões de euros pela Forbes.

Foi no dia 26 de Junho de 2020 que Nisanov requereu a naturalização portuguesa junto da Conservatória dos Registos Centrais (CRC), segundo o Público. Na altura, apresentou uma certidão emitida pela Comunidade Israelita do Porto a comprovar as suas origens sefarditas.

O processo de naturalização de Lev Leviev começou pouco mais tarde, no dia 6 de novembro de 2020. O “Rei dos Diamantes” estabeleceu lucrativos acordos com os governos de Angola e da Rússia, tornando-se sócio de Isabel dos Santos, por exemplo.

Ainda na semana passada houve buscas da PJ na Comunidade Israelita do Porto, por suspeitas de corrupção na atribuição das certidões a sefarditas

Daniel Costa, ZAP //

6 Comments

  1. Estes casos ainda são piores do que os vistos Gold com os chineses.
    Quem está a ganhar muitisssssimo dinheiro com estas trapaças?? Certamente estarão os srs politicos e governantes.
    O que é que o Povo Português ganha com estas trapaças? NADA. Antes pelo contrario.

  2. Porque ninguém se lembra de baixar a taxa máxima do IVA .. era uma medida justa .. o estado está sempre a engordar dentro de poucos anos vai consumir os recursos de todos os portugueses.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.