Árbitros internacionais? “Se calhar faria sentido dirigentes estrangeiros”, reage APAF

Hugo Delgado / Lusa

O árbitro de futebol Artur Soares Dias

Luciano Gonçalves, presidente da APAF, não ficou em silêncio após as recentes declarações do Benfica e realçou que talvez faça mais sentido “dirigentes estrangeiros.

Desde que o Benfica apelou à Liga Portuguesa de Futebol Profissional e à Federação Portuguesa de Futebol para que nomeiem “árbitros estrangeiros internacionais para todos os jogos” das ‘águias’ e do FC Porto até final da época, reações de indignação têm chovido um pouco de todos os lados.

Esta segunda-feira foi a vez do presidente de Associação Portuguesa de Árbitros de Futebol (APAF), Luciano Gonçalves, que sugere que talvez faça mais sentido “dirigentes estrangeiros”.

“No regulamento existe essa possibilidade, mas se calhar faria sentido também se trouxéssemos dirigentes do estrangeiro para os nossos clubes”, disse Luciano Gonçalves em declarações à SIC Notícias.

“Os nossos árbitros também apitam em outros países. Temos dos melhores árbitros da Europa. Pedir que venham estrangeiros arbitrar os nossos jogos só porque alguém está a pedir não faz qualquer sentido e é completamente descabido“, acrescentou.

Vieira pede intervenção do Governo

O presidente benfiquista continua insaciável após o resultado do Clássico de domingo, num jogo que ficou marcado por polémicas com a arbitragem. Luís Filipe Vieira reitera o pedido de árbitros internacionais e fala da pressão feita a Artur Soares Dias, o árbitro principal do jogo contra o FC Porto.

“Quando há desconfiança, quando se penduram árbitros e jogadores numa forca. Se isto envolve FC Porto e Benfica porque não árbitros estrangeiros, esses podem errar, não estão conectados com o FC Porto e o Benfica”, começou por dizer Vieira.

“Vou dar um exemplo: imaginemos que o penálti marcado no Dragão é marcado contra o FC Porto. Acha que a pastelaria do Artur Soares Dias estaria aberta hoje? Não estaria. Eu estou por dentro do futebol e sei o que está a passar-se”, atirou.

O presidente ‘encarnado’ fala ainda de uma “dualidade de critérios flagrante”, mencionando um penálti que não existe e dois cartões vermelhos por mostrar a jogadores portistas.

“Compete à Liga e à FPF saber o que querem fazer do futebol e desta indústria. Não podemos esconder o que quer que seja. O Benfica tem dado o exemplo de como deve ser encarada esta indústria. O Benfica e os seus profissionais são elogiados em toda a Europa, vive uma boa situação financeira. E o Governo não pode continuar a demitir-se perante o que sucede dentro e fora das quatro linhas”, salientou.

O líder das ‘águias’ aproveitou também para falar do ambiente de hostilidade vivido no Dragão: “Parece que quando vou ao Dragão jogar tenho de levar polícia de choque qualquer dia”.

Clássico “instalou dúvida sobre capacidade” de Lage

O FC Porto também não tardou em reagir mais uma vez nesta troca de galhardetes e fala que o resultado do Clássico “instalou dúvida sob a real capacidade” de Bruno Lage e do plantel benfiquista.

“Consideramos que este expediente de condicionamento ‘pré-match’ prossegue em sucessivas tomadas de posição públicas do Benfica, reclamando, entre outras alarvidades, árbitros estrangeiros para o que resta do campeonato. Como a memória nestes casos é sempre curta, recordamos que na época passada, após a derrota que lhes infligimos na meia-final da Taça da Liga, o presidente do Benfica declarou que o árbitro desse jogo não poderia continuar em funções”, escreveram os ‘dragões’, citados pela Rádio Renascença.

Além disso, os ‘azuis e brancos’ consideram que os golos marcados no encontro com o Benfica não deixaram margem para dúvida.

“É desta recordação que vive a atual novela, a qual, como é fácil ver, resulta no essencial da forma como o FC Porto venceu no sábado passado o Benfica com futebol e golos sem margem para qualquer dúvida, o que instalou na direção do Benfica a dúvida sob a real capacidade do seu treinador e dos seus jogadores para o que resta do campeonato. Sejam os árbitros nossos concidadãos ou estrangeiros”, lê-se.

ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Olha os gajos outra vez a dizerem que só os burros é que falam dos árbitros. Não tem um pingo de decência e de vergonha. A vergonha a que está a chegar o futebol português haverá ser caso de estudo. Já agora para responder os senhores da APAF, se calhar fazia sentindo dirigentes estrangeiros a começar pela própria APAF.
    Isto é tudo um nojo! O futebol e tudo o que o rodei está podre.

  2. Hahahaaaa…. muito bem respondido!
    E basta olhar para a escória que dirige os principais clubes para lhe dar toda a razão:
    O orelhas do Benfica
    O Burro do Carvalho no Sporting
    O mafioso do Porto
    O vigarista do Braga
    etc, etc…

RESPONDER

Veneno de tarântula pode ser benéfico no tratamento de dores viscerais

Uma equipa de investigadores australianos identificou dois peptídeos do veneno da tarântula, que podem ajudar a aliviar dores em órgãos do sistema digestivo. Há algum tempo que os cientistas investigam a funcionalidade do veneno em doenças, …

Cientistas propõem reciclar beatas de cigarro para fazer tijolos

Os cientistas afirmam que se apenas 2,5% dos tijolos produzidos em todo o mundo, anualmente, incluíssem 1% de beatas, seria possível reciclar todas as pontas de cigarro a nível global. Um grupo de investigadores da Escola …

Taxa de natalidade desce quase um terço em cidade chinesa

As autoridades chinesas reconheceram oficialmente que a taxa de nascimentos em Xinjiang, cidade situada no noroeste da China, desceu quase um terço em 2018, comparada com o ano anterior. De acordo com a CNN, o governo …

Dynetics revela o módulo lunar do programa Artemis (incluindo o interior)

A empresa norte-americana Dynetics revelou, no dia 15 de setembro, um modelo em escala real do módulo lunar especialmente projetado para levar os astronautas da NASA à Lua já em 2024, como parte do programa …

Polícia de Nova Iorque de origem tibetana acusado de espiar ao serviço da China

Um polícia nova-iorquino originário do Tibete foi acusado de espionagem pelas autoridades norte-americanas por, supostamente, ter recolhido para o Governo chinês informações sobre a comunidade tibetana em Nova Iorque. De acordo com a acusação das autoridades …

Football Leaks. PJ desconhecia acesso das autoridades francesas às provas

O inspetor da PJ, José Amador, revelou, esta terça-feira, que esta polícia não teve conhecimento do acesso das autoridades francesas às provas apreendidas a Rui Pinto durante a sua detenção na Hungria. Na quinta sessão do …

Aldeões ajudam tropas indianas que enfrentam militares chineses nos Himalaias

Cerca de 100 residentes da vila de Chushul atravessam o território indiano de Ladakh para chegar a um pico dos Himalaias conhecido como Black Top, a uma altitude de mais de 4500 metros, levando suprimentos …

Detido na Rússia líder religioso que diz ser a reencarnação de Jesus

O líder religioso, que diz ser a reencarnação de Jesus, foi detido, na Rússia, esta terça-feira, durante uma operação especial. De acordo com as imagens divulgadas pelo jornal The Guardian, vários agentes da polícia, armados e …

Covid-19: Universidade de Coimbra tem novo programa de rastreio aleatório para alunos e docentes

A Universidade de Coimbra (UC) preparou um Plano de Prevenção e Protocolo de Atuação para garantir o regresso às aulas em segurança para alunos, professores, docentes e comunidade. "Tendo em conta a situação pandémica que estamos …

Jogador substituído aos 14 segundos

Substituição insólita foi realizada na primeira divisão da Estónia. Jovem nem tocou na bola. Jogo da 21.ª jornada do campeonato nacional da Estónia, primeira divisão. O FCI Levadia recebe o JK Nõmme Kalju e vence por …