“Sou mais responsável do que corajoso”, diz Zelenskyy

“Sou mais responsável do que sou corajoso… Odeio desiludir as pessoas”, afirmou o Presidente ucraniano, Volodymyr Zelenskyy.

Em entrevista ao Financial Times, que o elegeu “Personalidade do Ano” de 2022, disse que a Ucrânia nunca recebeu qualquer informação dos serviços secretos dos aliados sobre as movimentações da Rússia. “Ninguém nos mostrou qualquer material específico a dizer que viriam desta ou daquela direção”, frisou.

O líder ucraniano disse que tentou repetidamente falar com o seu homólogo russo, Vladimir Putin, antes da invasão, mas que este recusou as chamadas.

“Estamos a lutar contra pessoas loucas”, declarou, sublinhando a importância de libertar os territórios atualmente ocupados pelos russos. Sobre os apelos de um acordo de paz com Moscovo, disse que “o mundo não é um médico com extensa experiência; não é o médico de Putin, e Putin não é o paciente deste mundo”.

Apesar do “mal absoluto” que a invasão russa representa, Zelenskyy admitiu: “se às vezes não sorrirmos por causa destas pessoas, entramos em depressão, e não podemos tomar decisões se estivermos deprimidos”.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.