A mais pequena bebé do mundo nasceu nos EUA (e com o peso de uma maçã)

Um hospital em San Diego, nos Estados Unidos (EUA), anunciou na quarta-feira o nascimento de uma bebé com 244 gramas, que acredita ser o mais pequeno no mundo a sobreviver, tendo já tido alta como uma criança saudável.

O Sharp Mary Birch Hospital for Women & Newborns, a maior maternidade da Califórnia, revelou que a bebé, de nome Saybie, nasceu com 23 semanas e três dias em dezembro de 2018, pesando 244 gramas, noticiou o Expresso, citando a agência Lusa.

Saybie, que nasceu de uma cesariana de emergência, teve alta este mês e foi para casa com 2,26 quilogramas e medindo 40 centímetros, depois de passar quase cinco meses na unidade de cuidados intensivos neonatal do hospital em San Diego.

O hospital explicou que a classificação como a bebé mais pequena do mundo a sobreviver surge de acordo com o registo que é efetuado pela Universidade de Iowa.

Segundo o Sapo 24, o seu peso ao nascer, que equivalia ao de uma maçã grande, era sete gramas inferior ao do bebé que até então detinha o recorde, nascido na Alemanha.

“Foi o dia mais assustador da minha vida”, disse a mãe da menina que pediu para manter preservada a identidade da sua família na altura. “Passei mal, achei que fosse da gravidez”.

“Disseram que tinha pré-eclâmpsia”, uma complicação da gestação potencialmente grave que se carateriza por pressão alta. “Passava dos 200. Disseram que tinha de dar à luz rápido”, lembrou.

Uma bebé “micro prematura” (menos de 28 semanas) enfrenta hemorragias cerebrais e problemas pulmonares e cardíacos, com pequenas hipóteses de sobrevivência. “Sinto-me abençoada”, expressou a mãe. “É a menor bebé do mundo e é minha!”.

“Disseram ao meu marido que teria uma hora com ela e que em seguida morreria. Mas essa hora passou a duas, e estas duas, um dia, e em seguida uma semana”, contou a mãe num vídeo divulgado pelo hospital. “Cada vida é um milagre, mas aqueles que desafiam as possibilidades, são-no ainda mais”, disse à AFP Edward Bell, o pediatra que tem o registo.

TP, ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. O meu filho nasceu no hospital de Santa Maria em 2008 com 580 gramas. Ao fim de 2 anos já não se notava que nasceu prematuro. Foi sempre um bebé normal. Em Portugal não somos inferiores aos outros.

    • Pois não!…
      Mas a ideia é que ganha quem for “inferior” e este bebé com 244g, ganha claramente ao teu com 580g!!

RESPONDER

Governo vai contratar 2.100 profissionais de saúde por semestre

O Governo está obrigado a contratar 2.100 profissionais de saúde para o Serviço Nacional de Saúde por semestre em 2021 para chegar a 4.200 no final do ano. A calendarização para o Governo proceder à contratação …

Biden escolhe primeira mulher para Secretária do Tesouro. Casa Branca quer iniciar transição de poder

A antiga dirigente da Reserva Federal (Fed) Janet Yellen foi a escolhida pelo Presidente eleito dos Estados Unidos, o democrata Joe Biden, para Secretária do Tesouro, e vai ser a primeira mulher a desempenhar este …

Recolher obrigatório, proibição de circular e uso de máscara. O que muda a partir de hoje

Portugal entrou às 0h desta terça-feira num novo estado de emergência devido à pandemia de covid-19, passando os 278 municípios do continente a estar divididos em quatro grupos, consoante os níveis de risco de transmissão. O …

Eczema, obesidade ou hiperatividade. Crianças que tomam antibióticos muito cedo têm um maior risco de desenvolver doenças crónicas

Crianças com menos de dois anos que tomam antibióticos enfrentam um maior risco de desenvolver doenças crónicas, como é o caso da obesidade, eczema, ou hiperatividade, concluiu um novo estudo levado a cabo nos Estados …

Descoberta "galáxia fóssil" que estava enterrada nas profundezas da Via Láctea

Um grupo de astrónomos, que trabalha com dados de evolução galáctica do Observatório Apache Point do Sloan Digital Sky Surveys (APOGEE), descobriu uma "galáxia fóssil" escondida nas profundezas da Via Láctea. Esta descoberta, que foi publicada …

Júpiter e Saturno vão unir-se no céu como um "planeta duplo" pela primeira vez desde a Idade Média

Júpiter e Saturno vão "unir-se" no céu, no próximo mês de dezembro, como um "planeta duplo" pela primeira vez desde a Idade Média. Estes gigantes do Sistema Solar estão atualmente muito próximos quando vistos da Terra …

Sacavenense 1-7 Sporting | Sporting goleia Sacavenense e segue em frente na Taça

O Sporting goleou o Sacavenense por 7-1, na terceira eliminatória da Taça de Portugal em futebol, ‘castigando’ em demasia a equipa do Campeonato de Portugal, incapaz de contrariar a supremacia ‘leonina’ em toda a linha. Nuno …

The Crown baseia-se em "muita conjetura e muita invenção", diz irmão da princesa Diana

Desde a estreia da quarta temporada, The Crown tem dado muito que falar na família real britânica. Além das acusações feitas por amigos do príncipe Carlos, que consideram que a Netflix está a explorar a …

Nativos ancestrais do Novo México derretiam gelo para sobreviver às secas

Os habitantes ancestrais do árido Novo México sobreviveram a períodos de seca extrema, durante o primeiro milénio, ao derreter o gelo acumulado em tubos de lava profundos. De acordo com a agência Europa Press, a equipa …

Cristiano Ronaldo candidato a melhor da época e do século nos Globe Soccer Awards

O internacional português está entre os nomeados para melhor jogador do ano da Globe Soccer Awards e integra ainda, com Luís Figo, a lista dos candidatos a futebolista do século XXI. Cristiano Ronaldo integra a lista …