A mais pequena bebé do mundo nasceu nos EUA (e com o peso de uma maçã)

Um hospital em San Diego, nos Estados Unidos (EUA), anunciou na quarta-feira o nascimento de uma bebé com 244 gramas, que acredita ser o mais pequeno no mundo a sobreviver, tendo já tido alta como uma criança saudável.

O Sharp Mary Birch Hospital for Women & Newborns, a maior maternidade da Califórnia, revelou que a bebé, de nome Saybie, nasceu com 23 semanas e três dias em dezembro de 2018, pesando 244 gramas, noticiou o Expresso, citando a agência Lusa.

Saybie, que nasceu de uma cesariana de emergência, teve alta este mês e foi para casa com 2,26 quilogramas e medindo 40 centímetros, depois de passar quase cinco meses na unidade de cuidados intensivos neonatal do hospital em San Diego.

O hospital explicou que a classificação como a bebé mais pequena do mundo a sobreviver surge de acordo com o registo que é efetuado pela Universidade de Iowa.

Segundo o Sapo 24, o seu peso ao nascer, que equivalia ao de uma maçã grande, era sete gramas inferior ao do bebé que até então detinha o recorde, nascido na Alemanha.

“Foi o dia mais assustador da minha vida”, disse a mãe da menina que pediu para manter preservada a identidade da sua família na altura. “Passei mal, achei que fosse da gravidez”.

“Disseram que tinha pré-eclâmpsia”, uma complicação da gestação potencialmente grave que se carateriza por pressão alta. “Passava dos 200. Disseram que tinha de dar à luz rápido”, lembrou.

Uma bebé “micro prematura” (menos de 28 semanas) enfrenta hemorragias cerebrais e problemas pulmonares e cardíacos, com pequenas hipóteses de sobrevivência. “Sinto-me abençoada”, expressou a mãe. “É a menor bebé do mundo e é minha!”.

“Disseram ao meu marido que teria uma hora com ela e que em seguida morreria. Mas essa hora passou a duas, e estas duas, um dia, e em seguida uma semana”, contou a mãe num vídeo divulgado pelo hospital. “Cada vida é um milagre, mas aqueles que desafiam as possibilidades, são-no ainda mais”, disse à AFP Edward Bell, o pediatra que tem o registo.

TP, ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. O meu filho nasceu no hospital de Santa Maria em 2008 com 580 gramas. Ao fim de 2 anos já não se notava que nasceu prematuro. Foi sempre um bebé normal. Em Portugal não somos inferiores aos outros.

    • Pois não!…
      Mas a ideia é que ganha quem for “inferior” e este bebé com 244g, ganha claramente ao teu com 580g!!

RESPONDER

Submarinos: Portugal expressa solidariedade com França (e diz que Austrália “furou compromissos”)

O ministro dos Negócios Estrangeiros português disse hoje à Lusa que a Austrália “furou compromissos” com a França, numa decisão “bastante discutível”, acrescentando que Portugal já transmitiu solidariedade ao país europeu. Augusto Santos Silva disse, em …

ADSE recua e volta a comparticipar atos prescritos pelo SNS

A Associação Nacional de Beneficiários (Associação 30 de Julho) revelou que a ADSE recuou, perante uma reclamação da entidade, e vai voltar a comparticipar atos prescritos pelo Serviço Nacional de Saúde (SNS). “Na sequência da reclamação …

O maior sistema de cavernas do mundo é (ainda) mais extenso do que se pensava

O maior sistema de cavernas do mundo estabeleceu um novo recorde depois de uma equipa de topógrafos conseguir mapear mais 13 quilómetros das passagens no Parque Nacional de Mammoth Cave, em Kentucky, nos Estados Unidos. As …

"Por trás lá vem a facada". Costa critica "duplicidade" da postura do Governo da Madeira

O secretário-geral do PS, António Costa, defendeu que as autonomias precisam de “solidariedade e confiança mútua”, assente na verdade, criticando a “duplicidade” da postura do Governo da Madeira no relacionamento com a República. “As autonomias exigem …

Estrela foi banquete de um buraco negro e criou um fenómeno raríssimo

O resultado do encontro entre um buraco negro e uma estrela azarada deu origem a um fenómeno raríssimo detetado por astrónomos. Ao medirem a radiação X enquanto a estrela era devorada, perceberam que estavam perante um …

Um carro movido a energia solar? Bom. Um carro-casa movido a energia solar para fazer 3 mil km? Melhor ainda

Projeto foi desenvolvido por estudantes universitários holandeses, cujo trabalho em veículos movidos a energia solar é já conhecido. O Stella Vita será testado numa viagem de longo curso pelo sul de Espanha já este mês, …

Há uma rua no Texas onde todas as casas foram impressas em 3D

Esta é a primeira comunidade de casas impressas em 3D nos EUA que está pronta a receber habitantes. A construção torna as habitações mais resistentes ao fogo e a inundações. Chama-se East 17th Street e fica …

A filha de Picasso doou nove obras do artista espanhol a França

A família de Pablo Picasso doou nove obras do artista ao Estado francês, que serão agora integradas no Museu Picasso, em Paris. Maya, a filha de Pablo Picasso, doou nove obras do artista como parte de …

Dormir bem? Depois da pandemia, não

O novo coronavírus criou uma "nação" de pessoas com insónias. Trabalhar menos horas pode ajudar. Insónias. Já eram um problema para muita gente até ao início de 2020 mas a pandemia que mudou o mundo também …

"Não posso ficar sentado a ver-nos voltar a 1972". Médico desafia a lei no Texas e admite que já fez um aborto

Um médico texano escreveu uma coluna de opinião no Washington Post a admitir que já fez um aborto no estado, depois da lei que proíbe interromper as gravidezes após seis semanas ter entrado em vigor. Em …