Mais de metade dos alunos carenciados não seguem para o Ensino Superior

Há uma relação entre a pobreza e o nível de escolaridade: Mais de metade dos alunos carenciados não seguem para o Ensino Superior; e menos de 10% entram num “curso de excelência”.

Um estudo publicado pela Direção-Geral do Ensino Superior, e detalhado na edição desta quinta-feira no Jornal de Notícias, revelou que mais de metade dos alunos carenciados não seguem para o Ensino Superior.

Em 2020/21, apenas 44,35% dos estudantes com escalão A de ação social que concluíram o Ensino Secundário seguiu para o Ensino Superior.

Por seu turno, 62% dos não beneficiários entrou num curso superior.

Apesar destes indicadores, constatou-se que os alunos beneficiários de apoio social superaram os não beneficiários, em vários indicadores.

O estudo refere que, no ano letivo supracitado, os alunos mais carenciados tinham uma média de créditos superior à dos não beneficiários, um ano após o ingresso.

O JN revelou que, no ano passado, apenas 6% dos beneficiários do Escalão A conseguiu dar entrada, naquilo a que chamou cursos de excelência, “como Medicina”, contra 14% daqueles que não auferiram de qualquer tipo de apoio.

Sem espanto, a conclusão é que os alunos provenientes de realidades financeiras mais frágeis têm menos probabilidades de terem formação superior. Além disso, o estudo associa esse indicador ao grau de escolaridade dos progenitores.

Em 2022, o Banco de Portugal levou a cabo uma análise à “transmissão intergeracional da educação em Portugal”, constatando que “menos de 20% dos filhos de pais com ensino até ao 9.º ano obteve uma educação superior“.

“Os socioeconomicamente mais favorecidos usam as suas vantagens socioeconómicas para assegurar os melhores resultados, ou seja, o acesso aos cursos e instituições com melhor reputação”, avalia Alberto Amaral.

Ao JN, o antigo presidente da Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior dá o exemplo do curso de medicina, onde há “predominância de alunos das classes mais favorecidas”.

ZAP //

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