Mais de metade da população mundial sofre de dor de cabeça

1

Uma nova investigação, que analisou 357 estudos científicos realizados nos últimos 60 anos, permitiu concluir que 52% das pessoas em todo o mundo sofrem de dores de cabeça.

Uma equipa de cientistas fez uma revisão dos estudos feitos entre 1961 e 2020 sobre dores de cabeça e concluiu que mais de metade da população mundial sofre desta condição.

Segundo o Gizmodo, 52% das pessoas em todo o mundo têm um distúrbio de dor de cabeça ativo, sendo que as mulheres são as mais prejudicadas. Segundo os dados, 4,6% relata dor de cabeça em mais de metade dos dias do mês, 26% sofrem de cefaleia do tipo tensional e 14% das pessoas têm enxaqueca.

As novas descobertas, publicadas no The Journal of Headache and Pain, estão de acordo com estas estimativas do passado e mostram que as dores de cabeça continuam a ser um problema comum em todo o mundo.

Os autores deste artigo também tentaram perceber por que razão a taxa de dores de cabeça relatada pode variar estudo para estudo ou entre diferentes regiões do mundo. De acordo com a equipa, fatores metodológicos comuns – como a forma como as pessoas são questionadas sobre os seus sintomas – podem explicar cerca de 30% das variações.

Os dados parecem sugerir que as enxaquecas se tornaram mais comuns nos últimos anos e que existem diferenças regionais na probabilidade de ter dores de cabeça, um pormenor que poderia assinalar uma mudança nas causas das dores ao longo do tempo, como uma maior exposição à poluição do ar ou ao stress, por exemplo.

Ainda assim, outros fatores menos óbvios na forma como os estudos são conduzidos podem explicar esta variação.

“O que é claro é que, de um modo geral, as dores de cabeça são altamente prevalecentes em todo o mundo e podem ser um grande fardo”, rematou o investigador Lars Jacob Stovner.

ZAP //

1 Comment

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.