Investigadores australianos identificaram mais de 50 novas espécies de aranhas durante uma única expedição de duas semanas na Península de Cape York, em Queensland, na Austrália.

Uma equipa de 23 cientistas a trabalhar em conjunto com o programa de pesquisa australiano Bush Blitz examinou a região, que nunca tinha sido investigada antes, e descobriu que a região pode vangloriar-se de ter uma extraordinária variedade de aracnídeos.

Os achados não teriam sido possíveis sem a ajuda dos guias indígenas de Quinkan Country e de proprietários locais. A expedição também eneficiou de uma exuberante temporada de chuvas, que preparou o palco para novas descobertas todos os dias.

“Sob uma rocha, por baixo de um barranco atravessado por uma fonte de água doce, encontrei espécies de seis ordens de aracnídeos”, conta o aracnólogo Robert Raven, do Queensland Museum, ao portal Australian Geographic.

Foi absolutamente espetacular ver todos estes seis grupos juntos”.

Os novos animais precisam agora de ser formalmente classificados pela equipa. No entanto, há uma boa probabilidade de a maioria destas criaturas serem realmente desconhecidas até agora para a ciência.

Entre os novos achados estão aranhas que comem formigas e escapam à detecção imitando as suas presas, tarântulas, aranhas do tamanho de pratos de almoço e minúsculas aranhas saltadoras, como a Saliticidae Jotus sp. Nov. Cf auripes, retratada no topo desta página.

Esta expedição é um lembrete valioso de quão ecologicamente ricas podem ser algumas regiões nunca estudadas do mundo.

“Realizámos 34 expedições, mas é provável que esta expedição produza o maior número de descobertas de novas espécies até agora”, disse Jo Harding, directora da Bush Blitz, num comunicado à imprensa.

“Com as mais de 1.200 novas espécies descobertas pela Bush Blitz, estamos lentamente a preencher lacunas no nosso conhecimento da biodiversidade australiana”, concluiu Harding.

PARTILHAR

RESPONDER

Na Colômbia, a "rebelião dos grisalhos" lutou contra o confinamento e a juíza deu-lhes razão

Um grupo de ilustres septuagenários, que liderou a iniciativa local da "rebelião dos grisalhos", na Colômbia, conseguiu uma grande vitória judicial. Na Colômbia, a "rebelião dos grisalhos" lutou contra o confinamento, exigindo mais tempo na rua …

EUA ponderam bloquear o TikTok e outras redes sociais chinesas

O secretário de Estado norte-americano, Mike Pompeo, admitiu esta semana que os Estados Unidos estudam a possibilidade de bloquear a rede social de vídeos TikTok, bem como outras plataformas do género chinesas. Em entrevista à emissora …

Salgado acusa Banco de Portugal de "deslealdade" e "desonestidade"

Na contestação à coima aplicada pelo supervisor por violação de normas de prevenção de branqueamento de capitais, a defesa de Ricardo Salgado acusou o Banco de Portugal de ter sido “desleal e desonesto” na forma …

No Reino Unido, só 22% das pessoas que testaram positivo relataram ter sintomas

Um novo estudo acaba de revelar que, no Reino Unido, apenas 22% dos casos positivos tinha sintomas da covid-19 no dia em que fizeram o teste. Um estudo do Office for National Statistics (ONS) britânico, divulgado …

Administração Trump notifica formalmente o Congresso sobre saída da OMS

O Governo norte-americano informou esta terça-feira o Congresso sobre a sua saída forma da Organização Mundial da Saúde (OMS). A Administração Trump já notificou formalmente o Congresso norte-americano de que os Estados Unidos vão sair da …

“Não vou ser infetado e propagar a covid-19”. Burundi anuncia triagem maciça da população

O Governo do Burundi começou esta segunda-feira uma campanha de triagem maciça da covid-19, decisão que demonstra uma alteração das políticas implementadas pelo novo Presidente do país no sentido de combater mais assertivamente a propagação …

Despedida de Centeno e estreia de Leão. Eurogrupo elege presidente na quinta-feira

A eleição para a presidência do Eurogrupo, na quinta-feira, será a última reunião presidida por Mário Centeno e a estreia europeia de João Leão como ministro das Finanças. A eleição para a presidência do Eurogrupo é …

Governo está a preparar um programa específico de apoio ao Algarve

O Algarve terá um programa específico de apoio, que já está a ser preparado pelo Governo, avançou o ministro da Economia esta terça-feira. O ministro da Economia disse, esta terça-feira, que o Governo está a preparar …

OMS admite transmissão pelo ar e pede que se evitem espaços fechados

Depois do alerta de 239 especialistas, a Organização Mundial de Saúde diz que há novas provas de que o novo coronavírus se transmite pelo ar. A Organização Mundial de Saúde (OMS) admitiu, esta terça-feira, haver novas …

Lufthansa vai cortar mil empregos administrativos (e reduzir novas aeronaves a metade)

Esta terça-feira, a Lufthansa anunciou novas medidas do seu plano de reestruturação que incluem uma redução de mil postos de trabalho nos serviços administrativos. A companhia aérea alemã Lufthansa anunciou, esta terça-feira, que irá reduzir o …