Mais de 450 kg de lixo retirados do fundo do mar nos Açores

Vimeo / Red Sea Research

-

Cerca de uma centena de voluntários retiraram hoje do fundo do mar, no interior do porto da Horta, nos Açores, mais de 450 quilogramas de lixo, numa área de apenas 200 metros quadrados.

A iniciativa, denominada “Limpa (a) fundo”, foi organizada pelo Observatório do Mar dos Açores (OMA) e pela Associação de Produtores de Espécies Demersais (APEDA), e contou com a participação de duas dezenas de entidades públicas e privadas, que todos os anos tentam manter o mar limpo.

“Felizmente, desta vez, tivemos menos lixo”, disse à agência Lusa Carla Dâmaso, uma das organizadoras da campanha, que decorreu numa área “mais restrita” do porto, em frente ao Clube Naval da Horta, onde estão atracadas dezenas de embarcações de recreio.

Segundo explicou a representante do OMA, a limpeza “rendeu”, ainda assim, cerca de 50 quilogramas de pneus, 60 quilogramas de vidro, 70 quilogramas de plástico e 275 quilogramas de lixo diferenciado (cabos, tecidos ou sapatos).

carladamaso / Facebook

A bióloga marinha Carla Dâmaso, da Universidade dos Açores, investigadora do Observatório do Mar dos Açores

A bióloga marinha Carla Dâmaso, da Universidade dos Açores, investigadora do Observatório do Mar dos Açores

“A campanha, este ano, decorreu numa zona mais restrita do porto da Horta, por isso é natural que tenhamos tirado menos lixo “, sublinhou Carla Dâmaso.

A iniciativa estava inicialmente marcada para o dia 15 de novembro, integrada nas comemorações do Dia Nacional do Mar, mas as más condições meteorológicas registadas naquela data levaram a organização a adiar a campanha para hoje.

Colaboraram nesta ação de limpeza, além do OMA e da APEDA, o Clube Naval, a Capitania do Porto da Horta, a Portos dos Açores, a Marina da Horta, o Departamento de Oceanografia e Pescas da Universidade dos Açores, a Lotaçor, a Câmara Municipal da Horta, o Governo dos Açores, a Cruz Vermelha e várias empresas ligadas às atividades náuticas.

/Lusa

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

RESPONDER

“Mostrámos que sabemos governar”. Bloco apresenta candidata a Lisboa (e abre a porta a acordo com PS)

O Bloco de Esquerda apresentou a candidatura de Beatriz Gomes Dias à Câmara Municipal de Lisboa, pediu “mais força” para determinar a governação da cidade e abriu a porta a novos entendimentos com o PS …

Fé nos números. Foi o voto não religioso que Donald Trump perdeu em 2020 

Em novembro de 2020, Joe Biden foi eleito Presidente dos Estados Unidos da América. Uma análise revelou recentemente que a derrota de Donald Trump dependeu daqueles que não se identificam com nenhuma religião. Ryan Burge, professor …

Chega apresenta oito candidatos para o distrito do Porto. Ventura acredita que vai ter "grande resultado"

O líder do Chega anunciou este sábado oito candidatos às próximas eleições autárquicas no distrito do Porto, onde André Ventura acredita que o partido vai ter "um grande resultado". "Fizemos esta deslocação ao Porto para anunciar …

"A política ama traição, mas despreza o traidor". Sócrates acusa PS de "ataque injusto" (e diz-se alvo de "vingança" da direita)

"A política ama a traição, mas despreza o traidor". No livro "Só Agora Começou", que será publicado nos próximos dias, José Sócrates acusa a atual direção do PS de traição. De acordo com o Diário de …

"Novas dificuldades e entropias". Autarcas independentes exigem extinção imediata da CNE

Os presidentes de Câmara e representantes de movimentos independentes decidiram este sábado dar um novo prazo aos partidos para que estes possam alterar a lei eleitoral autárquica. Porém, exigem a extinção imediata da Comissão Nacional …

Estudo mostra que as ovelhas preferem acasalar com machos subordinados

Um novo estudo descobriu que, ao contrário do que se podia pensar, as ovelhas preferem acasalar com machos que estão mais abaixo na hierarquia. Atualmente, a vida sexual da maioria das ovelhas é controlada pela indústria …

“Vamos iniciar uma nova etapa". Madeira vai testar toda a população (gratuitamente)

O Governo da Madeira vai desencadear uma campanha de testagem massiva da população da região, ainda sem data, que será gratuita, para aferir da evolução da pandemia da covid-19 no arquipélago, anunciou este sábado o …

O armazenamento de energia "sem massa" está a chegar

Uma equipa de cientistas da Chalmers University of Technology, na Suécia, produziu uma bateria estrutural com um desempenho dez vezes melhor do que todas as versões anteriores. A descoberta abre caminho ao armazenamento de energia …

Ataque terrorista a cidade na Nigéria atinge organizações humanitárias e instalações da ONU

Jihadistas alegadamente ligados ao Estado Islâmico atacaram este sábado as instalações de várias organizações humanitárias e das Nações Unidas na cidade nigeriana de Damasak, e ainda estão no local, afirmaram fontes das organizações não-governamentais (ONG). O …

Os humanos foram "superpredadores" durante dois milhões de anos

Uma nova investigação revelou que os humanos foram um predador de ponta durante cerca de dois milhões de anos. Só a extinção da megafauna e o declínio das fontes de alimentos de origem animal no …