Mais de 3 mil alunos do 4.º ano chumbaram a Matemática e mais de 1500 a Português

Mais de três mil alunos do 4.º ano chumbaram a Matemática, e mais de 1.500, a Português, depois de frequentarem aulas de apoio e não terem conseguido nota positiva na 2.ª fase das provas finais.

Os dados dos resultados da 2.ª fase das provas finais do 1.º ciclo foram divulgados esta sexta-feira, pelo Ministério da Educação e Ciência (MEC), e não significam a retenção de ano destes alunos, uma vez que basta a aprovação a uma das disciplinas para transitar para o 2.º ciclo.

Dos 2.443 alunos inscritos nas provas finais do 1.º ciclo (4.º ano) de Português, 62% chumbaram à disciplina, por não terem conseguido uma nota igual ou superior a nível três, primeiro nível positivo, num total de cinco (escala de um a cinco).

Já a Matemática, dos 3.569 inscritos, apenas 23% (467) conseguiram ficar aprovados, e 2.183 alunos (61%) tiveram uma nota negativa de nível dois.

“Relativamente ao ano transato, verifica-se um aumento da percentagem de alunos com classificações superiores a nível dois na prova de Português, de 7% para 38%. Quanto à prova de Matemática, observa-se uma diminuição de 22% para 13%”, refere o MEC em comunicado.

São obrigados a ir à 2.ª fase de exames todos os alunos que não obtenham aprovação às disciplinas de Português ou Matemática no final do ano, ou que, tendo classificação final negativa em ambas, no final do ano, se encontrem em risco de chumbar.

Sendo sobretudo um momento de recuperação de notas, que se segue a um período de aulas e acompanhamento extraordinário com o objetivo de ajudar a superar as dificuldades dos alunos, houve, ainda assim, algumas notas do nível mais alto da escala, pela qual são classificados os alunos do 4.º ano: três provas a Português e 10 a Matemática foram classificadas com nível cinco.

Para os que não conseguiram aprovação, o MEC frisa em comunicado que “o impacto dessas notas na passagem de ciclo só será conhecido após a sua análise pela escola, à luz das demais classificações dos alunos”.

“Oportunamente serão divulgados indicadores que ilustram o efeito da realização da 2.ª fase das provas finais do 1.º e 2.º ciclo do ensino básico na taxa de retenção dos alunos”, refere também o Instituto de Avaliação Educativa (IAVE), em comunicado sobre os resultados hoje divulgados.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Candidatos do CDS pagam campanha interna do seu bolso, só João Almeida sabe quanto

Os cinco candidatos à liderança do CDS-PP vão pagar do seu bolso a campanha interna e só o deputado João Almeida tem uma estimativa de custos. Ao contrário do que acontece com os partidos políticos nas …

China fecha Wuhan. Há um risco "moderado" de vírus chegar à Europa

Com o número de casos de pessoas infetadas com o coronavírus a aumentar exponencialmente nos últimos dias, a China pararam os transportes em Wuhan,  cidade onde surgiu o surto. As autoridades de saúde da China aumentaram …

Sequenciado o genoma da misteriosa e esquiva lula-gigante

Uma equipa de cientistas acaba de sequenciar na totalidade o genoma da lula-gigante (Architeuthis dux), animal de águas profundas que nunca foi capturado vivo e do qual não se sabe praticamente nada. A descoberta, cujos …

Gestor do EuroBic encontrado gravemente ferido em casa. PJ está a investigar

Nuno Ribeiro da Cunha, o diretor do private banking do EuroBic e gestor da conta da Sonangol que efetuou algumas das transferências suspeitas no Luanda Leaks, foi encontrado com ferimentos graves nos pulsos e no …

Três mortos em queda de avião de combate a incêndios na Austrália

Três pessoas morreram esta quinta-feira na sequência da queda, ainda por razões desconhecidas, de um avião C-130 que estava envolvido no combate aos incêndios no estado australiano de Nova Gales do Sul, confirmaram as autoridades. "Não …

O planeta só consegue alimentar metade de toda a população mundial

Uma nova investigação concluiu que o atual sistema de produção de alimentos só consegue alimentar 3.400 milhões de pessoas sem exceder os limites do planeta. Na prática, a nova investigação, cujos resultados foram recentemente publicados na …

A Terra teve um campo magnético primitivo (e é mais forte do que se pensava)

Uma equipa de cientistas da Universidade de Rochester, nos Estados Unidos, encontrou evidências que sugerem que o campo magnético primitivo que se formou à volta da Terra é mais forte do que os especialistas pensavam. …

Cientistas estão a criar oxigénio a partir de uma imitação de poeira lunar

Uma equipa de investigadores está a trabalhar num sistema capaz de produzir oxigénio respirável a partir de amostras de uma imitação de poeira lunar. A procura de um novo mundo habitável é uma das grandes aspirações …

Porto eleito uma das melhores cidades pequenas do mundo pela Monocle

O Porto foi considerada a nona melhor cidade pequena do mundo para se viver pela revista Monocle. O centro histórico, a gastronomia e as praias foram características destacadas. A revista Monocle elegeu o Porto como uma …

Teoria sugere que os OVNIs são pilotados por humanos que viajam no tempo

https://vimeo.com/386497718 Objetos voadores não identificados (OVNIs) capturaram a atenção do público ao longo das décadas. Uma teoria defende que os pilotos dos OVNIs podem ser os descendentes dos humanos que viajam para o passado para estudar …