Mais de 3 mil alunos do 4.º ano chumbaram a Matemática e mais de 1500 a Português

Mais de três mil alunos do 4.º ano chumbaram a Matemática, e mais de 1.500, a Português, depois de frequentarem aulas de apoio e não terem conseguido nota positiva na 2.ª fase das provas finais.

Os dados dos resultados da 2.ª fase das provas finais do 1.º ciclo foram divulgados esta sexta-feira, pelo Ministério da Educação e Ciência (MEC), e não significam a retenção de ano destes alunos, uma vez que basta a aprovação a uma das disciplinas para transitar para o 2.º ciclo.

Dos 2.443 alunos inscritos nas provas finais do 1.º ciclo (4.º ano) de Português, 62% chumbaram à disciplina, por não terem conseguido uma nota igual ou superior a nível três, primeiro nível positivo, num total de cinco (escala de um a cinco).

Já a Matemática, dos 3.569 inscritos, apenas 23% (467) conseguiram ficar aprovados, e 2.183 alunos (61%) tiveram uma nota negativa de nível dois.

“Relativamente ao ano transato, verifica-se um aumento da percentagem de alunos com classificações superiores a nível dois na prova de Português, de 7% para 38%. Quanto à prova de Matemática, observa-se uma diminuição de 22% para 13%”, refere o MEC em comunicado.

São obrigados a ir à 2.ª fase de exames todos os alunos que não obtenham aprovação às disciplinas de Português ou Matemática no final do ano, ou que, tendo classificação final negativa em ambas, no final do ano, se encontrem em risco de chumbar.

Sendo sobretudo um momento de recuperação de notas, que se segue a um período de aulas e acompanhamento extraordinário com o objetivo de ajudar a superar as dificuldades dos alunos, houve, ainda assim, algumas notas do nível mais alto da escala, pela qual são classificados os alunos do 4.º ano: três provas a Português e 10 a Matemática foram classificadas com nível cinco.

Para os que não conseguiram aprovação, o MEC frisa em comunicado que “o impacto dessas notas na passagem de ciclo só será conhecido após a sua análise pela escola, à luz das demais classificações dos alunos”.

“Oportunamente serão divulgados indicadores que ilustram o efeito da realização da 2.ª fase das provas finais do 1.º e 2.º ciclo do ensino básico na taxa de retenção dos alunos”, refere também o Instituto de Avaliação Educativa (IAVE), em comunicado sobre os resultados hoje divulgados.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Google Maps vai localizar e mapear áreas de contágio de covid-19

O Google Maps, 'website' e aplicação de cartografia da gigante norte-americana Google, vai poder revelar nos mapas, consultados por utilizadores, as áreas de infeção da covid-19. “Ao abrir o Google Maps, clique na guia à direita …

Cabra com mais de 400 anos encontrada mumificada numa montanha de gelo

Uma cabra morta há mais de 400 anos foi descoberta por um esquiador, em Val Aurina, em Itália. Hermann Oberlechner, alpinista e campeão de esqui, estava a caminhar quando encontrou algo invulgar e inesperado no …

Norte-americano morre após overdose de guloseimas

Um homem de 54 anos morreu na sequência de uma paragem cardíaca causada por hipocaliemia severa. A ingestão de alcaçuz preto em altas quantidades é apontada como a causa da morte. Um norte-americano de 54 anos, …

Cidade brasileira de Manaus pode já ter atingido a imunidade de grupo

Um estudo liderado pela Universidade de São Paulo, no Brasil, sugere que a cidade brasileira de Manaus, a capital do estado do Amazonas, pode já ter atingido a imunidade de grupo para o novo coronavírus …

Segunda vaga da covid-19 aumenta fosso entre ricos e os pobres em Madrid

A capital de Espanha foi a mais atingida da Europa ao nível de contágios e mortes por covid-19, situação que levou a presidente da Comunidade de Madrid, Isabel Díaz Ayuso, a decretar o bloqueio parcial …

Sobrinho de Pablo Escobar terá encontrado 18 milhões escondidos na parede do apartamento do traficante

Um sobrinho do traficante colombiano Pablo Escobar disse que encontrou 18 milhões de dólares em dinheiro escondidos dentro de uma parede de um dos apartamento do seu tio. De acordo com o jornal britânico The Independent, …

Bebé nasce durante voo (e companhia aérea oferece-lhe "passagem vitalícia")

Foi durante uma viagem de avião que uma menina resolveu vir ao mundo A mãe da bebé viajava num voo da Egyptair quando entrou em trabalho de parto e teve direito a um presente inesperado. …

Pelo menos 22 mortos em queda de avião militar na Ucrânia

Pelo menos 22 pessoas morreram, esta sexta-feira, na queda de um avião militar no este da Ucrânia, entre as quais estudantes de uma escola militar, havendo ainda registo de dois feridos graves. "Vinte mortos e dois …

Empresas espanholas terão de pagar despesas dos funcionários em teletrabalho

A lei não se aplicará se o teletrabalho tiver sido forçado pela pandemia de covid-19, mas a empresa terá de assumir, porém, as despesas dos funcionários que estejam a trabalhar à distância. De acordo com o …

Benfica: empresário de Everton já fala sobre futuro

"Não sei se vai sair daqui a um ano ou dois anos". Márcio Cruz confessa que o brasileiro ficou "muito chateado" quando o Benfica ficou fora da Liga dos Campeões. Everton é um dos reforços mais …