98% dos idosos pobres já usufruíram do desconto automático nos medicamentos

Mais de 136 mil idosos pobres já tiveram desconto imediato na compra de medicamentos. De acordo com a Segurança Social, este número representa 98% do universo de beneficiários.

Cerca de de cinco meses da entrada em vigor do desconto imediato na compra de medicamentos comparticipados, previsto no Complemento Solidário para Idosos (CSI) parece estar a surtir efeito.

Mais de 136 mil beneficiários já usufruíram do desconto imediato, indicou esta terça-feira o Instituto de Segurança Social, em comunicado.

O desconto imediato – que entrou em vigor em 25 de setembro de 2023 e que já chegou a 98% do universo – dispensa automaticamente os beneficiários do CSI do pagamento de 50% da parcela não comparticipada pelo Estado no preço dos medicamentos.

Antes desta data, os idosos com CSI tinham de pedir o reembolso e aguardar pelo seu processamento e pagamento junto com a pensão e com o complemento solidário, depois de apresentarem a fatura de compra dos medicamentos no centro de saúde.

O Complemento Solidário para Idosos é pago mensalmente a pensionistas com mais de 66 anos e com rendimentos inferiores ou iguais a 6.608 euros anuais (valor de referência atualizado em janeiro passado).

O apoio, destinado aos pensionistas mais pobres, foi muitas vezes referido nos debates para as eleições legislativas antecipadas de 10 de março.

Como detalha o comunicado do Instituto de Segurança Social, além do apoio nos medicamentos, os beneficiários do CSI têm direito a outros Benefícios Adicionais de Saúde como o:

  • reembolso das despesas com a aquisição de óculos e lentes;
  • reembolso com a aquisição de próteses dentárias removíveis;
  • acesso, de forma gratuita, às consultas de dentista/estomatologista, através do cheque-dentista.

ZAP // Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.