Mais acidentes, mais mortos e mais feridos graves este Natal

Marcello Casal Jr / ABr

-

A PSP registou 475 acidentes entre segunda e quarta-feira, dos quais resultaram três mortos e nove feridos graves, segundo dados provisórios da Operação Festas Seguras hoje divulgados.

Comparativamente ao período homólogo em 2012, em que houve menos 135 acidentes do que este ano, a Polícia de Segurança Pública registou mais uma vítima mortal e mais três feridos graves, adianta a PSP em comunicado, sublinhando que houve “um aumento de todas as variáveis em análise no âmbito da sinistralidade rodoviária”.

As três vítimas mortais registaram-se num único acidente ocorrido às 21h do dia de Natal na Estrada Nacional (EN) 114, em Évora, quando um automóvel ligeiro de passageiros embateu num cavalo que atravessou a faixa de rodagem.

Na consequência do despiste registaram-se três mortos (com idades compreendidas entre os 46 e 52 anos), dois no veículo que embateu no cavalo e um de outro automóvel com que o primeiro veículo chocou na sequência do despiste (vítima com 83 anos).

Resultaram ainda cinco feridos graves, um dos quais uma criança de cinco anos que se encontra com prognóstico muito grave, adianta a PSP.

A PSP registou ainda no final de segunda-feira e, principalmente, na véspera de Natal um “volume anormal” de chamadas para as brigadas de acidentes, que atribuiu às “condições adversas” que assolaram Portugal continental.

Desde o início da Operação Festas Seguras 2013, que arrancou a 13 de dezembro, a PSP já registou quatro vítimas mortais, menos uma do que em igual período de 2012.

Em 2012, foram registados até ao dia de Natal 2.083 acidentes e este ano 1.442.

A PSP apela aos condutores para que liguem as luzes de circulação dos automóveis durante todo o trajeto, mesmo no período diurno, que “usem e abusem dos ‘piscas’” em condições atmosféricas adversas, como visibilidade reduzida e formação de gelo, e diminuam para cerca de 20 km/h a velocidade de circulação junto às áreas habitacionais e comerciais nas cidades.

Nas vias rápidas e auto estradas, a PSP aconselha os automobilistas a circularem em “velocidades moderadas” e a evitarem os limites máximos de velocidade devido ao estado escorregadio do piso e possibilidade de criação de lençóis de água.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Países Baixos 3-2 Ucrânia | Futebol espectáculo em Amesterdão

Os Países Baixos, campeões em 1988, derrotaram hoje a Ucrânia, por 3-2, em jogo da primeira jornada do Grupo C do Euro2020 de futebol, disputado em Amesterdão. Os Países Baixos estiveram a ganhar por 2-0, com …

Esta pequena ilha nas Caraíbas já não tem restrições (e está a oferecer noites em hotéis)

A ilha de Curaçao está a suspender todas as restrições que foram implementadas no âmbito da pandemia de covid-19 e para comemorar está a oferecer estadias em hotéis para os turistas. Curaçao, um território holandês que …

10 estrangeiros do Benfica já jogaram em Europeus (duas estreias na mesma tarde)

Num espaço de seis horas, Seferović e Vertonghen juntaram-se à lista restrita. É um pouco extensa a lista de futebolistas portugueses que jogaram a fase final de um Europeu enquanto tinham contrato com o Benfica. Portugal participou …

"Clara desconexão". Empresas ganham milhões com o consumo de álcool por menores

Os jovens menores de idade consumiram 8,6% das bebidas alcoólicas vendidas em 2016, o que representa lucros de cerca de 17,5 mil milhões de dólares para as empresas. Os produtos das empresas AB Inbev, MillerCoors e …

Após 12 anos de Netanyahu no poder, Israel tem um novo primeiro-ministro

O Parlamento de Israel aprovou, este domingo, o Governo de coligação do novo primeiro-ministro Naftali Bennett, que sucede a Benjamin Netanyahu, que esteve no poder cerca de 12 anos. Dos 119 deputados presentes, de um Parlamento …

Áustria 3-1 Macedónia do Norte | Banco austríaco vale triunfo inédito

A Áustria estreou-se, este domingo, com um triunfo sobre a Macedónia do Norte, por 3-1, no Euro2020, no primeiro jogo do Grupo C da competição, disputado em Bucareste. Stefan Lainer (18 minutos), Michael Gregoritsch (78) e …

Facebook restringe conta de André Ventura

A rede social decidiu restringir, durante 24 horas, a conta do presidente e deputado único do Chega, após terem sido denunciadas duas publicações. De acordo com o Correio da Manhã, denúncias em duas publicações feitas por …

Com parecer desfavorável, arraial da IL juntou centenas (e fez mira a adversários)

A Iniciativa Liberal organizou, este sábado, apesar do parecer desfavorável das autoridades de saúde, um arraial comício, onde se juntaram centenas de pessoas, para dar "esperança" a Lisboa e mostrar que "não há impossíveis". No seu …

Marcelo reafirma: "Comigo não vai haver volta atrás" no desconfinamento

O Presidente da República declarou, este domingo, que, no que depender de si, não haverá "volta atrás" no desconfinamento, e deu a Feira da Agricultura de Santarém como exemplo do “virar de página”. "Já não voltamos …

Líderes do G7 prometem milhões de vacinas, mas evitam apoio claro a suspensão de patentes

Os líderes do G7 prometeram entregar milhões de doses adicionais de vacinas contra a covid-19 ao longo do próximo ano, mas evitaram apoiar claramente a suspensão de patentes, de acordo com o comunicado final. "Os compromissos …