Maioria dos “Recibos Verdes” pediu para baixar pagamentos à Segurança Social

Giampaolo Squarcina / Flickr

-

Mais de 34 mil trabalhadores independentes pediram a alteração do escalão da Segurança Social, sendo que três em cada quatro requerentes conseguiram autorização para baixar a sua contribuição, revelou o Instituto de Segurança Social (ISS).

Os trabalhadores independentes, conhecidos como “recibos verdes”, tinham até quinta-feira para solicitar a alteração do escalão de Segurança Social (há onze escalões): podiam requerer a aplicação de dois escalões imediatamente inferiores ou imediatamente superiores àquele em que tinham sido enquadrados.

Os serviços receberam 34.075 pedidos de alteração até quarta-feira, um dia antes do fim do prazo, segundo dados fornecidos pelo ISS à agência Lusa.

Na maior parte dos casos, as pessoas requereram uma descida de escalão: dos 28.913 pedidos para baixar a contribuição foram aceites 26.182, ou seja, 76% do total de pedidos resultaram numa descida de escalão contributivo.

No entanto, também houve 2.443 trabalhadores que quiseram subir de escalão, tendo sido indeferidos apenas 16 processos, passando assim a haver 2.427 trabalhadores independentes que vão contribuir com um valor mais elevado do que o inicialmente definido pela Segurança Social.

Segundo os dados do ISS, deram ainda entrada 125 pedidos para manter o escalão, não havendo nenhum indeferimento nestes casos.

No total foram recusados 2.747 pedidos: 2.731 que pediam uma redução da contribuição e 16 que pediam um aumento.

O ISS revela ainda os casos de 2.594 trabalhadores independentes que requereram um valor superior àquele que lhes tinha sido oficiosamente fixado “para dessa forma, poderem usufruir de proteção social (ex: subsídio de desemprego)”.

Os trabalhadores independentes que ainda não fizeram o pagamento das contribuições de dezembro podem fazê-lo usando a referência indicada no documento de pagamento (disponível no site da Segurança Social).

O ISS explica que o trabalhador deve “pagar o valor que considerar correto, que corresponde à diferença entre o que pagou a mais no mês anterior e o valor da obrigação contributiva do mês”.

Outra opção é dirigir-se às tesourarias da segurança social e ali fazer o pagamento.

No caso dos que já pagaram, o ISS explica que poderão ser feitos os acertos nas contribuições de janeiro, que devem ser pagas até 20 de fevereiro.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Impactos antigos revelam que Marte levou mais tempo a formar-se do que pensávamos

O Sistema Solar primitivo era um lugar caótico, com evidências indicando que Marte provavelmente foi atingido por planetesimais, pequenos protoplanetas com até 1900 km em diâmetro, no início da sua história. Cientistas do SwRI (Southwest Research …

Para ouvir a nova música dos Pearl Jam tem de apontar o telemóvel para a Lua

A banda de rock norte-americana Pearl Jam está empenhada em usar as tecnologias ao serviço da criatividade e da promoção do novo disco, que vai ser lançado no dia 27 de março. Uma semana antes do …

Roedor gigante pré-histórico tinha um cérebro de apenas 113 gramas

O crânio de um roedor que viveu há dez milhões de anos, na América do Sul, indica que, apesar de este animal ter sido grande e pesado, o seu cérebro era totalmente o oposto. De acordo …

"Estrela da Morte". Trump tem máquina de desinformação de mil milhões de dólares para ser reeleito

Face às eleições presidenciais dos EUA que se realizem este ano, Donald Trump montou uma máquina de desinformação, conhecida por "Estrela da Morte", avaliada em 1 mil milhão de dólares. Enquanto se desenrolam as primárias democratas …

Procura mundial de petróleo pode alcançar o seu nível mais baixo numa década por causa do coronavírus

O surto de coronavírus afetará de forma "significativa" a procura global por petróleo, podendo esta atingir o seu nível de procura mais baixo numa década, alerta a Agência Internacional de Energia (IEA). Com a desaceleração da …

Vitória SC 1-2 Porto | “Dragão” cola-se à liderança

A Liga NOS está ao rubro. O FC Porto foi a Guimarães vencer o Vitória SC por 2-1 e está a apenas um ponto da liderança do campeonato, na sequência da derrota do Benfica no …

Ventura não faz "fretes". Chega não viabilizará Governo do PSD se não houver cedências

Para governar com a direita, o PSD precisa do recém-eleito Chega. No entanto, há características que separam os partidos: enquanto que os sociais-democratas se querem estabelecer ao centro, André Ventura estabelece linhas vermelhas e não …

Egito atinge 100 milhões de habitantes (mas não há grandes motivos para celebrar)

A população do Egito atingiu os 100 milhões de habitantes, tornando-se no país árabe mais populoso e o terceiro em África atrás da Etiópia e da Nigéria, anunciaram ontem as autoridades. O calculador eletrónico instalado no …

Coronavírus: Há mais dois casos suspeitos em Portugal

Há mais dois casos suspeitos de infeção por coronavírus em Portugal. Os doentes, que vieram da China, já foram encaminhados para o Hospital Curry Cabral, em Lisboa, e para o Hospital de São João, no …

Morreu o ator Tozé Martinho

O ator António José Bastos de Oliveira Martinho, mais conhecido como Tozé Martinho, morreu este domingo aos 72 anos. Tozé Martinho morreu este domingo, aos 72 anos. O ator foi levado para o Hospital de Cascais, …