Maioria dos “Recibos Verdes” pediu para baixar pagamentos à Segurança Social

Giampaolo Squarcina / Flickr

-

Mais de 34 mil trabalhadores independentes pediram a alteração do escalão da Segurança Social, sendo que três em cada quatro requerentes conseguiram autorização para baixar a sua contribuição, revelou o Instituto de Segurança Social (ISS).

Os trabalhadores independentes, conhecidos como “recibos verdes”, tinham até quinta-feira para solicitar a alteração do escalão de Segurança Social (há onze escalões): podiam requerer a aplicação de dois escalões imediatamente inferiores ou imediatamente superiores àquele em que tinham sido enquadrados.

Os serviços receberam 34.075 pedidos de alteração até quarta-feira, um dia antes do fim do prazo, segundo dados fornecidos pelo ISS à agência Lusa.

Na maior parte dos casos, as pessoas requereram uma descida de escalão: dos 28.913 pedidos para baixar a contribuição foram aceites 26.182, ou seja, 76% do total de pedidos resultaram numa descida de escalão contributivo.

No entanto, também houve 2.443 trabalhadores que quiseram subir de escalão, tendo sido indeferidos apenas 16 processos, passando assim a haver 2.427 trabalhadores independentes que vão contribuir com um valor mais elevado do que o inicialmente definido pela Segurança Social.

Segundo os dados do ISS, deram ainda entrada 125 pedidos para manter o escalão, não havendo nenhum indeferimento nestes casos.

No total foram recusados 2.747 pedidos: 2.731 que pediam uma redução da contribuição e 16 que pediam um aumento.

O ISS revela ainda os casos de 2.594 trabalhadores independentes que requereram um valor superior àquele que lhes tinha sido oficiosamente fixado “para dessa forma, poderem usufruir de proteção social (ex: subsídio de desemprego)”.

Os trabalhadores independentes que ainda não fizeram o pagamento das contribuições de dezembro podem fazê-lo usando a referência indicada no documento de pagamento (disponível no site da Segurança Social).

O ISS explica que o trabalhador deve “pagar o valor que considerar correto, que corresponde à diferença entre o que pagou a mais no mês anterior e o valor da obrigação contributiva do mês”.

Outra opção é dirigir-se às tesourarias da segurança social e ali fazer o pagamento.

No caso dos que já pagaram, o ISS explica que poderão ser feitos os acertos nas contribuições de janeiro, que devem ser pagas até 20 de fevereiro.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Fã descobriu morada de estrela pop nos reflexos nos olhos de uma selfie e atacou-a

A influencer japonesa Ena Matsouk que integra uma banda pop do país foi atacada sexualmente por um fã, depois de este ter descoberto onde é que morava através de uma selfie que ela publicou nas …

Comer bem melhora ativamente os sintomas de depressão

Uma nova investigação, levada a cabo por cientistas da Universidade Macquarie, na Austrália, sugere uma conexão casual entre a dieta e a depressão. Uma equipa de cientistas da Universidade Macquarie, na Austrália, realizou um estudo controlado …

Presidente da China promete esmagar o corpo e quebrar os ossos aos separatistas

O Presidente da China, Xi Jinping, afirmou que "quem tentar atividades separatistas em qualquer lugar da China acabará com o corpo esmagado e os ossos quebrados", de acordo com a edição digital desta segunda-feora do …

Ucrânia 2 vs 1 Portugal | Adeus ao primeiro em dia de CR700

O primeiro lugar do Grupo B já não foge à Ucrânia. Portugal foi a Kiev dominar e atacar muito, com 24 remates e diversas oportunidades, mas esbarrou no guarda-redes Andriy Pyatov – tal como no …

Primeira protagonista feminina de Astérix é parecida com a ativista Greta Thunberg

Como sempre, a saída de um novo álbum de Astérix, o grande herói da banda desenhada franco-belga, está rodeado de um grande segredo. Aliás, não poderia ser de outro modo pois é também um irredutível …

O Fortnite, um dos jogos mais populares do mundo, foi "engolido" por um buraco negro e desapareceu

O Fortnite, que já é considerado um dos jogos mais populares da atualidade, desapareceu durante o fim-de-semana. Agora, o que surge no ecrã dos jogadores, depois do fim da temporada X, é apenas um buraco …

Kais Saied eleito Presidente da Tunísia com 72,71% dos votos

O professor universitário Kais Saied, um estreante no mundo da política, foi eleito Presidente da Tunísia com 72,71% dos votos na segunda volta das presidenciais antecipadas de domingo, anunciou esta segunda-feira a instância eleitoral (Isie). De …

Série SpongeBob acusada de "violência", "racismo" e de perpetuar o "colonialismo"

A série infantil SpongeBob foi acusada de perpetuar o "racismo" e o "colonialismo" junto dos mais novos. A crítica é feita por uma professora da Universidade de Washington. No fundo do mar, a vida parece feliz. …

Neymar pára quatro semanas devido a lesão na coxa

O futebolista do Paris Saint-Germain Neymar (PSG) vai ficar afastado da competição nas próximas quatro semanas, após ter contraído uma lesão na coxa ao serviço da seleção brasileira, informou esta segunda-feira o clube francês no …

Vitor Baía e Villas-Boas voltam a abordar o futuro como potenciais sucessores de Pinto da Costa no FC Porto

André Villas-Boas foi entrevistado pela rádio France 3 e voltou a falar do sonho de ser presidente do FC Porto. Já Vitor Baía diz estar em paz em relação ao que poderá acontecer quando Pinto …