Maioria dos portugueses concorda com injeção de dinheiro público na TAP

Uma sondagem da Intercampus para o Correio da Manhã e o Jornal de Negócios mostra que a maioria dos portugueses concorda com a injeção de dinheiro público na TAP para evitar a falência.

De acordo com o Correio da Manhã, 51,4% dos inquiridos concorda com a transferência de capital por parte do Governo, enquanto 28,7% entendem que a companhia aérea nacional deveria ter ido à falência.

No entanto, se o plano de reestruturação da TAP não funcionar, 44,2% dos inquiridos estaria de acordo em que o Estado português transferisse ainda mais dinheiro, enquanto 28,4% considera que deixaria falir a transportadora.

Outra das questões desta sondagem está relacionada com a redução do número de trabalhadores. 46,6% discorda desta decisão, já 43,1% concorda com o Executivo. Quanto ao corte nos salários, 55,1% dos participantes concorda, ao passo que 38,5% discorda.

Além disso, 53% das pessoas que responderam à sondagem também concordam com a redução da frota e de rotas da TAP, enquanto 30,3% discorda.

Segundo o CM, esta sondagem foi feita com base em 603 entrevistas, realizadas entre 4 e 7 de janeiro. Relativamente à margem de erro, o erro máximo de amostragem, para um intervalo de confiança de 95%, é cerca de 4,0%.

Na semana passada, foi publicada em Diário da República a resolução do Conselho de Ministros de dezembro que declarou a TAP, a Portugália e a Catering como empresas em “situação económica difícil”.

Com este regime, é possível suspender os acordos de empresas no âmbito do plano de reestruturação da TAP que o Governo vai negociar com a Comissão Europeia. A empresa ficará nesta situação até 31 de dezembro de 2021, podendo a declaração ser renovada.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

  1. Dificilmente aceitável e credível ….esta sondagem, com base de inquérito somente a 603 entrevistados !…..de toda a maneira o Governo fará o que quiser como de habito !

  2. Ora aqui temos um belo a319 da série 100 com a bonita idade de 20 anos. Com dois motores CFM, todo ele muito bem pintado com as cores da bandeira dos “valentes e imortais” conquistadores que “nova luz deram a um novo mundo”! Quem dá mais?? Ali aí fundo 30 euros! 40! 40! Quem dá mais? 41!… 41…….. 42! 42 aqui em cima… 45!!??? 45! 45 uma, 45… duas … Meus senhores reparem bem no pormenor da CPU? Mas que belo CPU! Quem dá mais?! Olhem só para estes flaps, mas que maravilha! 45, 45… 46!! 46… 46… 46 uma, 46… duas 46………… duas e meia, 46 duas e meia 46… Três! Vendido para aquele senhor ali da ala esquerda com um cravo vermelho na lapela.

RESPONDER

Governo quer rever norma da dádiva de sangue que exclui homossexuais

O Governo determinou, esta segunda-feira, a constituição de um grupo de trabalho para rever a norma que exclui dadores "por comportamento sexual". De acordo com o SAPO24, o Ministério da Saúde determinou a constituição de um …

Governador de Nova Iorque volta a ser acusado de assédio sexual

O governador de Nova Iorque, Andrew Cuomo, foi acusado por outra ex-assessora de assédio sexual, que foi sua assistente executiva e conselheira de políticas de saúde até novembro do ano passado. Segundo noticiou no sábado o New …

Francisco Assis alerta Governo para riscos das raspadinhas

O presidente do Conselho Económico e Social (CES), Francisco Assis, vai promover um estudo sobre o impacto social do vício da raspadinha e informar o Governo, na esperança de que este repondere o lançamento da …

Mais de 75% dos refugiados sírios podem sofrer de stress pós-traumático

Mais de três quartos dos refugiados sírios podem estar a sofrer de distúrbios mentais, como transtorno de stress pós-traumático (TEPT), dez anos após o início da guerra civil no país. De acordo com um artigo do …

AVC foi a principal causa das 112.334 mortes em 2019

As doenças circulatórias foram as principais causas das 112.334 mortes verificadas em Portugal em 2019, divulgou esta segunda-feira o Instituto Nacional de Estatística, assinalando que a mais mortífera foi o acidente vascular cerebral (AVC). Em 2019, …

Iémen irá enfrentar a pior fome já vista nas últimas décadas. Guterres implora por generosidade

De acordo com a ONU, a situação humanitária no Iémen é muito grave e o país irá enfrentar a pior fome à qual o mundo já assistiu. Esta situação pode ser revertida se os seus …

"Um erro histórico". Tratado assinado em Portugal incentiva aquecimento global

Um tratado assinado em Lisboa concede um grande poder às empresas de energia para processar os Estados caso se sintam prejudicadas por políticas climáticas. O Tratado da Carta da Energia (TCE) é um acordo internacional assinado …

Jornalistas estrangeiros denunciam "declínio da liberdade" na China

A China utilizou as medidas para controlar o coronavírus, a intimidação e restrições de visto para limitar a cobertura jornalística estrangeira em 2020, dando início a um "rápido declínio da liberdade na media", denunciou o …

Sindicato dos chefes da PSP interpôs ação judicial por causa da pré-aposentação

O Sindicato Nacional da Carreira de Chefes da PSP indicou este domingo que interpôs uma ação judicial para impugnar um despacho da direção nacional da Polícia Segurança Pública sobre a lista de pedidos da passagem …

"A agricultura em Montalegre vai acabar". Praga de javalis destrói culturas

Os agricultores do concelho de Montalegre andam desesperados com o facto dos javalis andarem a destruir as culturas. A população destes animais tem aumentado muito nos últimos anos e as medidas de controlo têm sido …