/

Maioria dos computadores das escolas têm mais de dez anos

3

Charlotte Kesl / World Bank

A associação Nacional dos Diretores Escolares quer que o Governo forneça às escolas material informático novo ou inclua a possibilidade de o adquirir nos orçamentos.

Em declarações à TSF, Manuel Pereira, presidente da Associação Nacional dos Diretores Escolares, disse esperar que o novo ano letivo traga computadores novos, uma vez que grande parte dos computadores da escolas têm mais de uma década.

“Um computador que tenha começado a trabalhar há 12 anos está perfeitamente ultrapassado em termos de software. A maior parte das escolas receberam entre 2007 e 2009 material informático novo e em quantidade necessária, mas a verdade é que daí para cá não houve atualização, não houve substituição.”

O responsável referiu ainda que, nos orçamentos das escolas, nunca houve a possibilidade de comprar software ou hardware novo. Por isso mesmo, sublinhou: “É um problema”.

Neste âmbito, Manuel Pereira lançou “um desafio para os próximos anos: que o Governo pense seriamente ou em dar às escolas a possibilidade de comprar e atualizar o material, em termos de orçamento próprio, ou de o próprio ministério fornecer às escolas material novo e, a seguir, dar-lhes, em termos de orçamentação anual, a possibilidade de substituir material que se vai degradando”.

Neste arranque de ano letivo, Manuel Pereira disse ainda que os problemas que restam nas escolas são os mesmos do passado, como a “falta de assistentes operacionais em algumas escolas”. “Em alguns casos porque os concursos atrasaram, noutros porque problemas burocráticos fizeram com que as pessoas selecionadas ainda não tenham sido colocadas. Isto nas escolas onde houve concursos.”

ZAP //

3 Comments

  1. o meu primeiro computador em N mão tinha 15 e foi pago do meu bolso e deu para aprender muito. os papás dos meninos pró ano cortam nas férias no à vai e investem na formação dos pimpolhos.

    • Pelos vistos não deu para aprender assim tanto… “N mão”, “pró”, “à vai”
      Devia ter investido mais no seu primeiro computador…mais não seja para aprender a escrever corretamente

  2. Não é preciso gastar dinheiro em hardware, e muito menos em software. Instalem Linux nos computadores e usem software livre e têm computadores para mais 10 anos. Não há qualquer justificação para gastar dinheiro em software em escolas secundárias.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.