O “Papão” que Costa tanto quer está à vista (e é a única preocupação do PS)

Mario Cruz / Lusa

Novas sondagens divulgadas neste sábado confirmam a tendência de vitória do PS nas eleições legislativas de 6 de Outubro, colocando os socialistas muito perto da maioria absoluta. E, neste momento, essa é a única preocupação do partido que teme a desmobilização.

Se as eleições fossem hoje, o PS garantiria mais de 115 assentos parlamentares, ficando à porta da maioria absoluta, de acordo com uma sondagem do ICS e ISCTE para a SIC/Expresso que dá 42% das intenções de voto ao PS.

Os números desta sondagem colocam o PS com mais 19 pontos percentuais do que o PSD que arrecada apenas 23% dos votos. A confirmar-se um cenário destes, seria a maior diferença da história entre os dois partidos em eleições.

Num estudo de opinião da Eurosondagem publicado por Sol, Porto Canal, Diário de Notícias da Madeira e Diário Insular dos Açores, a a diferença entre socialistas e sociais-democratas é reduzida, mas o PS continua à frente com 38,3% dos votos e mais 15 pontos percentuais do que o PSD.

Nesta sondagem, o PSD aparece em segundo lugar nas intenções de voto com 23,3%, seguindo-se o Bloco de Esquerda com 9,5%, a CDU com 7,1%, o CDS-PP com 5,5% e o PAN com 4,5%.

A sondagem do ICS e ISCTE coloca o Bloco com 9% dos votos, a CDU com 6%, o CDS-PP com 5% e o PAN com 4%.

Estes números reflectem um cenário de provável vitória do PS nas legislativas, seguindo a tendência que se vem verificando nas sondagens que são realizadas desde o ano passado.

A maioria absoluta aparece no horizonte como possível e começa a surgir entre as hostes do PS como um possível “Papão” que pode afastar eleitores. O receio é de que a vantagem anunciada acabe por levar à desmobilização de quem vota no PS, como avança o Expresso.

“Os inquiridos que dizem votar no PS preferem que António Costa não tenha maioria absoluta”, aponta o semanário, na análise aos resultados da sondagem, frisando que “o dilema dos eleitores é a maior preocupação do estado-maior do PS”.

O anúncio de uma potencial maioria absoluta acarreta o “perigo de afastar os eleitores socialistas para outros partidos a poucas semanas da ida às urnas”, constata ainda o jornal.

Costa esmaga Rio em toda a linha (até na honestidade)

Na avaliação aos lideres políticos nacionais realizada na sondagem do ICS e do ISCTE para o Expresso e a SIC, só Marcelo Rebelo de Sousa bate António Costa em termos de popularidade.

O estudo avaliou oito características consideradas relevantes para a análise dos lideres, com Costa a levar a melhor sobre Rio em todos, sendo considerado o mais forte, o mais experiente, o mais ponderado, o mais competente, o mais preocupado com as pessoas, o mais honesto, o mais franco e o mais simpático.

No item “líder mais forte”, Costa consegue mais de 50% contra apenas 14% de Rio. E só 15% dos inquiridos considera que o líder do PSD que apresenta a honestidade como um dos seus principais traços, é mais honesto do que Costa que arrecada 36% dos votos.

Até entre o eleitorado de direita Costa é analisado de forma mais positiva do que Rio, segundo os dados da sondagem.

O presidente do PSD terá oportunidade de ganhar terreno sobre Costa no frente-a-frente da próxima segunda-feira, no debate com o líder do PS no âmbito das eleições legislativas.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

23 COMENTÁRIOS

      • Siresp, Caso Tancos (em que se o Ministro da Defesa sabe é lógico que ele também era conhecedor), nomeações de amigos incompetentes para altos cargos da administração pública (veja a proteção civil e que neste caso se repercutiu em centenas de mortos), KAMOV (contra todos os pareceres técnicos ele decidiu-se pela compra dos KAMOV), foi número 2 do 44, embora pareça esquecer-se disso… até o próprio 44 o veio relembrar desses tempos; E depois é um mentiroso compulsivo: promete que baixa imposto sobre combustíveis quando o preço do petróleo subisse no mercado internacional e viu-se…

  1. Sim, o Sr. é sobretudo conhecido pela sua honestidade. Chegou à presidência do seu partido dando uma facada nas costas do António José Seguro. Depois chegou ao poder como primeiro ministro, apesar de não pertencer ao partido mais votado, forjando um acordo para constituição ver, a famosa geringonça. Depois gajo honesto que é, deixou morrer 105 Portugueses queimados, inventou umas “contas certas” com base na ideia peregrina de não executar os orçamentos, independentemente dos serviços públicos guincharem por todos os lados. Diz que baixa a carga fiscal e a divida aumentando-as, enquanto enche os serviços públicos de boys e seus familiares. Entretanto já deu um chuto no cu dos partidos que lhe permitiram chegar ao poder e quer uma maioria absoluta dizendo que não a quer. Persegue sindicatos e ordens profissionais pondo-lhes o sistema judicial à perna. Mas, num mundo de gente crente onde surgem “lideres” como Trump, Putin, Jonhson, Bolsonaro, fica claro que um dos principais requisitos para se ser um “estadista” é precisamente a falta de honestidade. Assim, AC é claramente favorito destacado à vitória pois o homem tem provado desde há largos anos ser a Honestidade em pessoa.

    • Uma análise correta. Só falta saber porque é que o povo anda tão “embriagado” com este politiqueiro tão medíocre, tipo ilusionista vendedor de banha da cobra. Com esta consciência política reinante, não sei que futuro poderá estar a ser enjorcado.

      • Aí está algo que eu também não compreendo. Por que razão votam nesta criatura. Tinha tudo a favor nestes últimos 4 anos e a única coisa que fez foi crescer menos do que os nossos competidores diretos na UE; aumentar a dívida pública; arrecadar a maior receita fiscal de sempre; diminuir o investimento público para níveis nunca antes visto (nem no período da crise); destruir por completo o SNS…

    • Caro PPA, em campanha eleitoral? Qual o seu partido e quais os “políticos mais honestos” que apoia? Isso mais parece conversa “de tasca”!

  2. Costa só poderia ir à frente com a comunicação social, os comentadores (mesmo os do PSD), os empresários, os sindicatos, as sondagens, etc., a levá-lo “ao colo”. Oxalá que depois das eleições não lhe tirem o “colo” e os portugueses acordem finalmente deste sonho que poderá acabar em pesadelo.

    • eu diria que Costa é um ilusionista (e o Centeno o seu partner) e o Rio um gajo honesto mas sem jeito para aturar esta malta da capital e dos lobbies da politica. E nós infelizmente vamos pagar este estado de coisas muito em breve, basta a Alemanha constipar-se mais um bocadinho e todo este castelo de cartas vai desabar. E quem se cose é o mexilhão, como sempre.

  3. E um partido sem ideias como o PAN aparecer com 4% nas sondagens só revela o grau de maturidade do nosso povo. “Estes romanos são loucos” já dizia o Asterix

  4. SOU SOCIALISTA PS HÁ MAIS DE 40 ANOS, MAS NÃO SOU DESTE PS TRAIDOR….
    O PAÍS ESTÁ DE PANTANAS, O TRAIDOR ANTÓNIO COSTA E OPORTUNISTA, PERDEU AS ELEIÇÕES PORQUE JULGAVA QUE GANHAVA E ASSIM TRAIU O MEU CAMARADA ANTÓNIO JOSÉ SEGURO…MAS COMO A TODA A FORÇA QUIZ SER 1.º MINISTRO APELOU Á EXTREMA ESQUERDA E ASSIM PELO ÓDIO QUE TEM DA DIREITA POR TIRAREM O PAÍS DA BANCA RÔTA, DEIXADA POR SÓCRATES E ONDE ERA ANTÓNIO COSTA O MINISTRO DA ADMINISTAÇÃO INTERNA E FOI MINISTRO DA JUSTIÇA!!!!
    ASSIM FORMOU A ASSEMBLEIA FAMILIAR PS E AS OUTRAS ASSEMBLEIAS FAMILIARES COM SEUS MINISTROS E DEPUTADOS PS.
    PELO QUE VEJO E O POVO TEM DE ACORDAR PORQUE ASSIM A ASSEMBLEIA DA RÉPÚBLICA VAI PASSAR-SE A CHAMAR ASSEMBLEIA FAMILIAR DO PS E SEUS SEGUIDORES…
    E ATENÇÃO ÁS GREVES COSTA VAI FAZER UMA LEI PARA EVITAR TAIS GREVES!!!!!!!!!
    FOI O QUE SE OBBTEVE NO 25 DE ABRIL E VAI CAIR E ASSIM NASCE UMA DITADURA, TÊM DÚVIDAS? NÃO TENHAM, COSTA É O COVEIRO DA NAÇÃO….
    QUEM FOI O RESPONSÁVEL PELAS MORTES NA ESTRADAS 136.1 EM PEDROGÃO GRANDE?
    FOI O GOVERNO DE COSTA E OUTROS QUE TIRA O CU DA SERINGA…
    O calor sempre houve, o que desactivaram foram os Guardas Florestais que haviam mais 3.000, e as vigias, a GNR a Cavalo, e a pé,, desactivaram a BT da GNR em Dezembro de 2008 pelo MAI António Costa…e a ainda os mais de 3.000 Cantoneiros que limpavam as bermas de todas as Estradas Nacionais.
    Agora diz o calôr o culpado dos incêndios, o que não é sinónimo de Incêndio.
    Há sim é os amigos da madeira queimada que é mais barata e assim pagam a incendiários, que deveriam ser atados a um pinheiro ou eucalipto em chamas…
    O pinhal de Leiria que foi mandado plantar pelo Rei D. Dinis (O lavrador). com centenas de anos, ardeu total em 2017!!!!!!!
    Foi como Pedrogão Grande na Estradas 236.1 onde morreram carbonizados 56 pessoas desde crianças a idosos e porquê?

    É fácil, os pinheiros e eucaliptos nunca deveriam estar junto ás bermas, mas sim a 10 metros de cada lado das bermas como indica a lei é 10 metros…
    Ninguém morria ou ficava com qualquer pequena queimadura.
    E porquê? Porque os pinheiros ou eucaliptos não faziam túnel e assim não morria alguém….
    Como estavam próximos fizeram túnel e assim alguém não escapou nesta ratoeira!
    Culpados?? Niguém!!!!!!
    Culpados todos Governos principalmente MAI António Costa que foi Ministra da Administração Interna e Foi Ministro da Justiça em dois mandatos no Governo de Sócrates.
    Em 2015 PS perdeu as eleições e depois com a Geringonça Ganhou!!!!
    E assim tudo ficou na mesma e a falta de enquadramento da Floresta e sua limpeza e falta de acessos que ficaram cobertos logo que os Guardas Florestais foram removidos tudo cresceu e os acessos ficaram cobertos de arvores, mato etc…
    Podia-se ter evitado incêndios, mortes, casas destruídas, ainda agricultura e animais…
    Os guardas Florestais, vigias, GNR a cavalo e a pé, fazem muita falta e assim de certeza não havia grandes fogos….
    É A VERDADE QUE DOE A MUITO BOA GENTE, MAS É A REALIDADE….
    E FAZ MUITA, MAS MUITA FALTA A BT DA GNR COM UM ÚNICO COMANDO COMO ERA ANTES, HAVIA MAIS RESPEITO NAS ESTRADAS….
    HOJE ESTÁ UM CAOS PERCORRO 300 QUILOMETROS E NÃO VEJO UM ÚNICO GNR OU PSP.
    FAÇO AI VILA FRANCA DE XIRA – LISBOA MAIS DE 2 MESES NEM UM SEQUER UT DA GNR….
    ANTES VIA, A CIRCULAREM DE UM SENTIDO E OUTRO EM A1 E Á SAIDA FAZEREM OPERAÇÃO DE STOP, HOJE NÃO….
    VIA A RECTA DO CABO COM A BT DA GNR Á SAIDA DA PONTE, V.F.XIRA, ESTALAGEM GADO BRAVO, PONTE DO PORTO ALTO E OPERAÇÃO DE STOP, E HOJRE? NEM UM!!!!
    SABE-SE QUE HÁ FALTA DE EFECTIVOS, MAS NÃO É ESSA A CAUSA, PORQUE HÁ MUITA FALTA DE CIVISMO, CONDUTORES AGARRADOS AOS TELEMÓVEIS É UM CAOS….
    SEMPRE GOSTEI DA BT DA GNR, POIS SENTIA-ME SEGURO NAS ESTRADAS E HOJE??? NÃO, NÃO…POIS NÃO VEJO UM…
    ONDE MORO CASTANHEIRA DO RIBATEJO, HÁ SEMANAS QUE NÃO VEJO UM GNR NA RUA!!!!
    ANTES ANOS ATRÁS VIA E FALAVAMOS, E IAM AOS CAFÉS SABEREM SE TUDO ESTAVA BEM, E HOJE, NÃO, PORQUÊ?????
    Jaime Jorge Pereira

    • Tanta raiva contra o nosso 1º Ministro? E nos outros governos não havia incêndios? Porque não se candidata a deputado pelo seu partido? Assim, as suas reclamações e propostas poderiam, não digo logo atendias, mas pelo menos, seriam ouvidas por mais gente…

  5. Não adianta, mais vale um aldrabão risonho do que um honesto sisudo.
    Seja o que Deus quiser, quem no cama faz, nela se deita.
    A mentira é muito linda enquanto a verdade não chega e vai chegar.

RESPONDER

Jesus "superstar" vence dérbi Fla-Flu, mas sonha regressar a Portugal

Por estes dias, Jorge Jesus continua o seu caminho como superstar no campeonato brasileiro de futebol: o técnico português, que comanda o Flamengo, venceu, este domingo, o dérbi frente ao Fluminense por 2-0, em jogo …

Cientistas encontraram sinais precoces de doença cardíaca em múmias com 4.000 anos

Múmias com quatro mil anos mostraram ter acumulação de colesterol nas artérias, sugerindo que as doenças cardíacas eram provavelmente mais comuns nos tempos antigos do que se pensava. Mohammad Madjid, professor assistente de medicina cardiovascular na …

Donald Trump desiste de realizar o G7 no seu clube de golfe em Miami

A decisão de Donald Trump, a braços com um processo de impeachment, de usar um dos seus resorts levantou dúvidas sobre conflito de interesses. O Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, abandonou a ideia de realizar …

Costa vai a Belém apresentar secretários de Estado. Patrícia Gaspar e Antero Luís na lista

O primeiro-ministro indigitado, António Costa, vai esta segunda-feira a Belém apresentar ao Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, os nomes dos secretários de Estado que vão integrar o próximo Governo. O encontro, marcado para as 11 …

Chernobyl transforma-se num santuário para uma rara espécie de cavalos

Chernobyl tem sido o inesperado lar de uma espécie de cavalos em vias de extinção. Dezenas de cavalos de Przewalski foram observados em edifícios abandonados na zona radioativa da cidade ucraniana. Surpreendentemente, uma espécie de cavalos …

Sánchez desloca-se a Barcelona para “visitar agentes feridos” e lembra obrigações de Torra

O presidente do governo espanhol, em funções, Pedro Sánchez, desloca-se esta segunda-feira a Barcelona, após ter criticado o presidente do governo regional da Catalunha por não ter condenado com firmeza os atos de violência dos …

Governo de Hong Kong pede desculpas após polícia pulverizar mesquita

O Governo de Hong Kong pediu esta segunda-feira desculpas a líderes muçulmanos, depois da polícia antimotim ter pulverizado um portão da mesquita e algumas pessoas com um canhão de água, quando as autoridades tentavam dispersar …

Bolívia. Resultados preliminares dão vitória a Morales, mas com segunda volta

O chefe de Estado boliviano lidera os resultados preliminares da primeira volta das eleições Presidenciais, mas parece ser obrigado a disputar uma segunda ronda contra o ex-Presidente Carlos Mesa. A autoridade eleitoral da Bolívia indicou que, …

Telemóveis e computadores podem acelerar o envelhecimento

Uma nova investigação, levada a cabo por cientistas da Oregon State University, nos Estados Unidos, concluiu que a exposição diária à luz azul, como aquela que é emitida por telemóveis e computadores, pode afetar a …

Quatro espeleólogos portugueses desaparecem em gruta espanhola

Uma equipa de resgate foi acionada para localizar quatro espeleólogos portugueses que estão desde sábado na gruta de Cueto-Coventosa, em Espanha, com os trabalhos de socorro a serem dificultados pelo aumento do nível da água Quatro …