/

O “Papão” que Costa tanto quer está à vista (e é a única preocupação do PS)

22

Mario Cruz / Lusa

Novas sondagens divulgadas neste sábado confirmam a tendência de vitória do PS nas eleições legislativas de 6 de Outubro, colocando os socialistas muito perto da maioria absoluta. E, neste momento, essa é a única preocupação do partido que teme a desmobilização.

Se as eleições fossem hoje, o PS garantiria mais de 115 assentos parlamentares, ficando à porta da maioria absoluta, de acordo com uma sondagem do ICS e ISCTE para a SIC/Expresso que dá 42% das intenções de voto ao PS.

Os números desta sondagem colocam o PS com mais 19 pontos percentuais do que o PSD que arrecada apenas 23% dos votos. A confirmar-se um cenário destes, seria a maior diferença da história entre os dois partidos em eleições.

Num estudo de opinião da Eurosondagem publicado por Sol, Porto Canal, Diário de Notícias da Madeira e Diário Insular dos Açores, a a diferença entre socialistas e sociais-democratas é reduzida, mas o PS continua à frente com 38,3% dos votos e mais 15 pontos percentuais do que o PSD.

Nesta sondagem, o PSD aparece em segundo lugar nas intenções de voto com 23,3%, seguindo-se o Bloco de Esquerda com 9,5%, a CDU com 7,1%, o CDS-PP com 5,5% e o PAN com 4,5%.

A sondagem do ICS e ISCTE coloca o Bloco com 9% dos votos, a CDU com 6%, o CDS-PP com 5% e o PAN com 4%.

Estes números reflectem um cenário de provável vitória do PS nas legislativas, seguindo a tendência que se vem verificando nas sondagens que são realizadas desde o ano passado.

A maioria absoluta aparece no horizonte como possível e começa a surgir entre as hostes do PS como um possível “Papão” que pode afastar eleitores. O receio é de que a vantagem anunciada acabe por levar à desmobilização de quem vota no PS, como avança o Expresso.

“Os inquiridos que dizem votar no PS preferem que António Costa não tenha maioria absoluta”, aponta o semanário, na análise aos resultados da sondagem, frisando que “o dilema dos eleitores é a maior preocupação do estado-maior do PS”.

O anúncio de uma potencial maioria absoluta acarreta o “perigo de afastar os eleitores socialistas para outros partidos a poucas semanas da ida às urnas”, constata ainda o jornal.

Costa esmaga Rio em toda a linha (até na honestidade)

Na avaliação aos lideres políticos nacionais realizada na sondagem do ICS e do ISCTE para o Expresso e a SIC, só Marcelo Rebelo de Sousa bate António Costa em termos de popularidade.

O estudo avaliou oito características consideradas relevantes para a análise dos lideres, com Costa a levar a melhor sobre Rio em todos, sendo considerado o mais forte, o mais experiente, o mais ponderado, o mais competente, o mais preocupado com as pessoas, o mais honesto, o mais franco e o mais simpático.

No item “líder mais forte”, Costa consegue mais de 50% contra apenas 14% de Rio. E só 15% dos inquiridos considera que o líder do PSD que apresenta a honestidade como um dos seus principais traços, é mais honesto do que Costa que arrecada 36% dos votos.

Até entre o eleitorado de direita Costa é analisado de forma mais positiva do que Rio, segundo os dados da sondagem.

O presidente do PSD terá oportunidade de ganhar terreno sobre Costa no frente-a-frente da próxima segunda-feira, no debate com o líder do PS no âmbito das eleições legislativas.

ZAP // Lusa

Siga o ZAP no Whatsapp

22 Comments

      • Siresp, Caso Tancos (em que se o Ministro da Defesa sabe é lógico que ele também era conhecedor), nomeações de amigos incompetentes para altos cargos da administração pública (veja a proteção civil e que neste caso se repercutiu em centenas de mortos), KAMOV (contra todos os pareceres técnicos ele decidiu-se pela compra dos KAMOV), foi número 2 do 44, embora pareça esquecer-se disso… até o próprio 44 o veio relembrar desses tempos; E depois é um mentiroso compulsivo: promete que baixa imposto sobre combustíveis quando o preço do petróleo subisse no mercado internacional e viu-se…

  1. Sim, o Sr. é sobretudo conhecido pela sua honestidade. Chegou à presidência do seu partido dando uma facada nas costas do António José Seguro. Depois chegou ao poder como primeiro ministro, apesar de não pertencer ao partido mais votado, forjando um acordo para constituição ver, a famosa geringonça. Depois gajo honesto que é, deixou morrer 105 Portugueses queimados, inventou umas “contas certas” com base na ideia peregrina de não executar os orçamentos, independentemente dos serviços públicos guincharem por todos os lados. Diz que baixa a carga fiscal e a divida aumentando-as, enquanto enche os serviços públicos de boys e seus familiares. Entretanto já deu um chuto no cu dos partidos que lhe permitiram chegar ao poder e quer uma maioria absoluta dizendo que não a quer. Persegue sindicatos e ordens profissionais pondo-lhes o sistema judicial à perna. Mas, num mundo de gente crente onde surgem “lideres” como Trump, Putin, Jonhson, Bolsonaro, fica claro que um dos principais requisitos para se ser um “estadista” é precisamente a falta de honestidade. Assim, AC é claramente favorito destacado à vitória pois o homem tem provado desde há largos anos ser a Honestidade em pessoa.

    • Uma análise correta. Só falta saber porque é que o povo anda tão “embriagado” com este politiqueiro tão medíocre, tipo ilusionista vendedor de banha da cobra. Com esta consciência política reinante, não sei que futuro poderá estar a ser enjorcado.

      • Aí está algo que eu também não compreendo. Por que razão votam nesta criatura. Tinha tudo a favor nestes últimos 4 anos e a única coisa que fez foi crescer menos do que os nossos competidores diretos na UE; aumentar a dívida pública; arrecadar a maior receita fiscal de sempre; diminuir o investimento público para níveis nunca antes visto (nem no período da crise); destruir por completo o SNS…

    • Caro PPA, em campanha eleitoral? Qual o seu partido e quais os “políticos mais honestos” que apoia? Isso mais parece conversa “de tasca”!

  2. Costa só poderia ir à frente com a comunicação social, os comentadores (mesmo os do PSD), os empresários, os sindicatos, as sondagens, etc., a levá-lo “ao colo”. Oxalá que depois das eleições não lhe tirem o “colo” e os portugueses acordem finalmente deste sonho que poderá acabar em pesadelo.

    • eu diria que Costa é um ilusionista (e o Centeno o seu partner) e o Rio um gajo honesto mas sem jeito para aturar esta malta da capital e dos lobbies da politica. E nós infelizmente vamos pagar este estado de coisas muito em breve, basta a Alemanha constipar-se mais um bocadinho e todo este castelo de cartas vai desabar. E quem se cose é o mexilhão, como sempre.

  3. E um partido sem ideias como o PAN aparecer com 4% nas sondagens só revela o grau de maturidade do nosso povo. “Estes romanos são loucos” já dizia o Asterix

    • Tanta raiva contra o nosso 1º Ministro? E nos outros governos não havia incêndios? Porque não se candidata a deputado pelo seu partido? Assim, as suas reclamações e propostas poderiam, não digo logo atendias, mas pelo menos, seriam ouvidas por mais gente…

  4. Não adianta, mais vale um aldrabão risonho do que um honesto sisudo.
    Seja o que Deus quiser, quem no cama faz, nela se deita.
    A mentira é muito linda enquanto a verdade não chega e vai chegar.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.