O “Papão” que Costa tanto quer está à vista (e é a única preocupação do PS)

Mario Cruz / Lusa

Novas sondagens divulgadas neste sábado confirmam a tendência de vitória do PS nas eleições legislativas de 6 de Outubro, colocando os socialistas muito perto da maioria absoluta. E, neste momento, essa é a única preocupação do partido que teme a desmobilização.

Se as eleições fossem hoje, o PS garantiria mais de 115 assentos parlamentares, ficando à porta da maioria absoluta, de acordo com uma sondagem do ICS e ISCTE para a SIC/Expresso que dá 42% das intenções de voto ao PS.

Os números desta sondagem colocam o PS com mais 19 pontos percentuais do que o PSD que arrecada apenas 23% dos votos. A confirmar-se um cenário destes, seria a maior diferença da história entre os dois partidos em eleições.

Num estudo de opinião da Eurosondagem publicado por Sol, Porto Canal, Diário de Notícias da Madeira e Diário Insular dos Açores, a a diferença entre socialistas e sociais-democratas é reduzida, mas o PS continua à frente com 38,3% dos votos e mais 15 pontos percentuais do que o PSD.

Nesta sondagem, o PSD aparece em segundo lugar nas intenções de voto com 23,3%, seguindo-se o Bloco de Esquerda com 9,5%, a CDU com 7,1%, o CDS-PP com 5,5% e o PAN com 4,5%.

A sondagem do ICS e ISCTE coloca o Bloco com 9% dos votos, a CDU com 6%, o CDS-PP com 5% e o PAN com 4%.

Estes números reflectem um cenário de provável vitória do PS nas legislativas, seguindo a tendência que se vem verificando nas sondagens que são realizadas desde o ano passado.

A maioria absoluta aparece no horizonte como possível e começa a surgir entre as hostes do PS como um possível “Papão” que pode afastar eleitores. O receio é de que a vantagem anunciada acabe por levar à desmobilização de quem vota no PS, como avança o Expresso.

“Os inquiridos que dizem votar no PS preferem que António Costa não tenha maioria absoluta”, aponta o semanário, na análise aos resultados da sondagem, frisando que “o dilema dos eleitores é a maior preocupação do estado-maior do PS”.

O anúncio de uma potencial maioria absoluta acarreta o “perigo de afastar os eleitores socialistas para outros partidos a poucas semanas da ida às urnas”, constata ainda o jornal.

Costa esmaga Rio em toda a linha (até na honestidade)

Na avaliação aos lideres políticos nacionais realizada na sondagem do ICS e do ISCTE para o Expresso e a SIC, só Marcelo Rebelo de Sousa bate António Costa em termos de popularidade.

O estudo avaliou oito características consideradas relevantes para a análise dos lideres, com Costa a levar a melhor sobre Rio em todos, sendo considerado o mais forte, o mais experiente, o mais ponderado, o mais competente, o mais preocupado com as pessoas, o mais honesto, o mais franco e o mais simpático.

No item “líder mais forte”, Costa consegue mais de 50% contra apenas 14% de Rio. E só 15% dos inquiridos considera que o líder do PSD que apresenta a honestidade como um dos seus principais traços, é mais honesto do que Costa que arrecada 36% dos votos.

Até entre o eleitorado de direita Costa é analisado de forma mais positiva do que Rio, segundo os dados da sondagem.

O presidente do PSD terá oportunidade de ganhar terreno sobre Costa no frente-a-frente da próxima segunda-feira, no debate com o líder do PS no âmbito das eleições legislativas.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

22 COMENTÁRIOS

      • Siresp, Caso Tancos (em que se o Ministro da Defesa sabe é lógico que ele também era conhecedor), nomeações de amigos incompetentes para altos cargos da administração pública (veja a proteção civil e que neste caso se repercutiu em centenas de mortos), KAMOV (contra todos os pareceres técnicos ele decidiu-se pela compra dos KAMOV), foi número 2 do 44, embora pareça esquecer-se disso… até o próprio 44 o veio relembrar desses tempos; E depois é um mentiroso compulsivo: promete que baixa imposto sobre combustíveis quando o preço do petróleo subisse no mercado internacional e viu-se…

  1. Sim, o Sr. é sobretudo conhecido pela sua honestidade. Chegou à presidência do seu partido dando uma facada nas costas do António José Seguro. Depois chegou ao poder como primeiro ministro, apesar de não pertencer ao partido mais votado, forjando um acordo para constituição ver, a famosa geringonça. Depois gajo honesto que é, deixou morrer 105 Portugueses queimados, inventou umas “contas certas” com base na ideia peregrina de não executar os orçamentos, independentemente dos serviços públicos guincharem por todos os lados. Diz que baixa a carga fiscal e a divida aumentando-as, enquanto enche os serviços públicos de boys e seus familiares. Entretanto já deu um chuto no cu dos partidos que lhe permitiram chegar ao poder e quer uma maioria absoluta dizendo que não a quer. Persegue sindicatos e ordens profissionais pondo-lhes o sistema judicial à perna. Mas, num mundo de gente crente onde surgem “lideres” como Trump, Putin, Jonhson, Bolsonaro, fica claro que um dos principais requisitos para se ser um “estadista” é precisamente a falta de honestidade. Assim, AC é claramente favorito destacado à vitória pois o homem tem provado desde há largos anos ser a Honestidade em pessoa.

    • Uma análise correta. Só falta saber porque é que o povo anda tão “embriagado” com este politiqueiro tão medíocre, tipo ilusionista vendedor de banha da cobra. Com esta consciência política reinante, não sei que futuro poderá estar a ser enjorcado.

      • Aí está algo que eu também não compreendo. Por que razão votam nesta criatura. Tinha tudo a favor nestes últimos 4 anos e a única coisa que fez foi crescer menos do que os nossos competidores diretos na UE; aumentar a dívida pública; arrecadar a maior receita fiscal de sempre; diminuir o investimento público para níveis nunca antes visto (nem no período da crise); destruir por completo o SNS…

    • Caro PPA, em campanha eleitoral? Qual o seu partido e quais os “políticos mais honestos” que apoia? Isso mais parece conversa “de tasca”!

  2. Costa só poderia ir à frente com a comunicação social, os comentadores (mesmo os do PSD), os empresários, os sindicatos, as sondagens, etc., a levá-lo “ao colo”. Oxalá que depois das eleições não lhe tirem o “colo” e os portugueses acordem finalmente deste sonho que poderá acabar em pesadelo.

    • eu diria que Costa é um ilusionista (e o Centeno o seu partner) e o Rio um gajo honesto mas sem jeito para aturar esta malta da capital e dos lobbies da politica. E nós infelizmente vamos pagar este estado de coisas muito em breve, basta a Alemanha constipar-se mais um bocadinho e todo este castelo de cartas vai desabar. E quem se cose é o mexilhão, como sempre.

  3. E um partido sem ideias como o PAN aparecer com 4% nas sondagens só revela o grau de maturidade do nosso povo. “Estes romanos são loucos” já dizia o Asterix

    • Tanta raiva contra o nosso 1º Ministro? E nos outros governos não havia incêndios? Porque não se candidata a deputado pelo seu partido? Assim, as suas reclamações e propostas poderiam, não digo logo atendias, mas pelo menos, seriam ouvidas por mais gente…

  4. Não adianta, mais vale um aldrabão risonho do que um honesto sisudo.
    Seja o que Deus quiser, quem no cama faz, nela se deita.
    A mentira é muito linda enquanto a verdade não chega e vai chegar.

RESPONDER

Exilados sírios obrigados a pagar taxas para evitar o alistamento obrigatório

No início deste ano, Yousef, um sírio de 32 anos que vive na Suécia, teve que pagar as taxas que lhe isentavam da obrigatoriedade de se alistar no exército da Síria, caso contrário a família …

Portugal tem cerca de 8.200 pessoas em situação de sem-abrigo, mais de metade em Lisboa

Estima-se que, em 2020, cerca de 485 pessoas tenham abandonado esta condição, o que representa uma descida de 39% face a 2019. Portugal terá cerca de 8.200 pessoas em situação de sem-abrigo, segundo os resultados de …

Simone Biles: "Deveria ter desistido muito antes dos Jogos Olímpicos"

"Uma mulher preta tem que ser a melhor, as pessoas tentam menosprezar", lamentou a multi-campeã olímpica de ginástica. Simone Biles não conquistou qualquer medalha de ouro nos Jogos Olímpicos deste ano mas foi a atleta mais …

Mãe e filho de 2 anos morrem à porta do estádio. Jogo decorreu normalmente

Queda aconteceu pouco antes de começar um jogo da Major League Baseball, em San Diego. O desporto passou para segundo plano na tarde deste domingo, pouco antes de um jogo de beisebol, nos Estados Unidos da …

"Blá blá blá". Greta Thunberg acusa líderes mundiais de não cumprirem com as promessas climáticas

Ativista considera que os anúncios feitos pelos líderes mundiais não passam de bonitas intenções que, na prática, não se traduzem em ações com verdadeiro impacto na luta contra as alterações climáticas. Greta Thunberg acusou os líderes …

Mulher com síndrome de Down perde ação judicial contra a lei do aborto no Reino Unido

Na semana passada, uma mulher com síndrome de Down perdeu uma ação judicial contra o governo britânico por causa de uma lei que permite o aborto até ao fim da gestação de fetos que poderão …

Tribunal condena corticeira da Feira por despedir trabalhadora que denunciou assédio

A corticeira Fernando Couto foi condenada pelo Tribunal da Feira a pagar uma coima de cerca de 11 mil euros por ter despedido a operária Cristina Tavares, após esta ter denunciado ser vítima de assédio …

Dupla de cientistas apresenta uma nova abordagem para reciclar plástico

Um novo estudo oferece uma abordagem totalmente nova para reciclar plástico, tendo sido inspirada na forma como a natureza naturalmente "recicla" os componentes dos polímeros orgânicos presentes no ambiente. As proteínas são um dos principais compostos …

Edição de 2021 da Web Summit recebe 40 mil participantes. Moedas como presidente não será problema

Evento, que se realiza entre 1 e 4 de Novembro, volta a decorrer em formato presencial depois de em 2020 a pandemia ter transferido as atividades para o ambiente digital. O presidente executivo da Web Summit, …

Alunos carenciados com desempenho inferior aos dos mais favorecidos

Mesmo tendo acesso a meios digitais, o desempenho dos alunos carenciados foi sempre “inferior” aos dos seus colegas oriundos de meios mais favorecidos.  Segundo noticia o Público, esta é uma das principais conclusões a que chegou …