Maiores goleadores (mas com média de golos por jogo): Cristiano 9.º, Eusébio 2.º

 

Análise “à americana” deixa Josef Bican na liderança do top-10 mas com outro português a ganhar no aproveitamento. Cristiano Ronaldo desce sete posições.

Depois de ter reaparecido a discussão sobre o melhor futebolista de sempre, quando Maradona morreu, surgiram nos últimos dias vários artigos e diversas análises com contas sobre o maior goleador de sempre no futebol.

O “culpado” é Cristiano Ronaldo que, ao bisar na vitória (4-1) da Juventus diante da Udinese, atingiu os 758 golos na carreira, ultrapassando os 757 golos de Pelé. O português passou a estar no segundo lugar desta lista, que é liderada por Josef Bican, com 805 golos.

Estes números não são iguais em todo o lado. Sobretudo por causa dos golos de Pelé (que, segundo o próprio, marcou 1.283 vezes) e de Bican (que sobem aos 1.468 se incluirmos os jogos não oficiais, segundo a FIFA).

Josef Bican nasceu no Império Austro-Húngaro em 1913 e jogou enquanto sénior durante 24 anos. Os registos entre 1931 e 1955 não são os mesmos do século XXI. Por isso, há algumas dúvidas à volta dos números do goleador, que brilhou no Slavia Praga ao longo de mais de uma década. E convém reforçar um aspeto: Bican marcou muitos golos enquanto muitos jovens da sua idade deixaram de jogar futebol por estarem na II Guerra Mundial.

Esta é a lista dos 10 maiores goleadores de sempre no futebol:

No entanto, se optarmos por uma contabilidade diferente, que por exemplo é prioritária no desporto da América do Norte (os adeptos portugueses da NBA deverão saber), ou seja, se olharmos para as médias de golos por jogo, a lista é outra.

Vamos ter em conta o número de golos de cada futebolista mas também o número de partidas que cada um disputou.

E aí, o cenário muda no top-10: Bican continua a ser o líder (de longe) e, de facto, o segundo classificado é português… Eusébio. Cristiano Ronaldo desce para o novo lugar. Uwe Seeler, que não aparece na tabela acima, surge agora no pódio; saiu Ferenc Deák, por não haver certezas em relação ao número de jogos que o húngaro realizou.

Se deixarmos o top-10 e olharmos para os jogadores que marcaram, no mínimo, 500 golos, o líder do aproveitamento é Fernando Peyroteo. A figura do Sporting apontou 559 golos em 354 jogos: uma média de 1,58 golos por jogo.

Nuno Teixeira, ZAP //

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Esta história das estatísticas está uma grande confusão.
    Há um ano atrás, por ocasião do golo 700 do Ronaldo, aqui o próprio Zap publicava uma lista onde o Pelé tinha 757 golos, o Romário 758 e o Bican tinha 762.
    Depois quando o Ronaldo ultrapassou o Puskas, saiu uma lista onde o Pelé tinha 767, o romário 772 e o Bican 805.
    Agora temos esta onde o Romário passou para trás do Pelé.
    Além disso temos o Deak e o Túlio no top 10 com 545 e 546 golos.
    Mas o Peyroteo, que tem 559 não aparece neste Top 10.
    Cada notícia que sai lança mais confusão.

  2. Uma equação simples. Mais golos é quantidade, média é qualidade, o resto é conversa de marketing. Já o sabia, nunca tive qualquer dúvida, Eusébio era de outro planeta, um super-atleta, sem aditivos nem conservantes, foi o que a natureza criou. Eusébio sofreu seis ou sete intervenções cirúrgicas, todas do joelho para baixo – perdeu mais de ano e meio em recuperações pós operatórias – o que demonstra o tipo de jogador que era, só à patada o paravam. Resumindo, o futebol atual está povoado de ignorantes e interesseiros “vão na onda”.

RESPONDER

As máquinas estão "muito longe" de serem mais inteligentes (mas muito perto de agir como pessoas)

A especialista em inteligência artificial Daniela Braga considera que as máquinas estão "muito longe" de substituírem totalmente os humanos ou serem mais inteligentes, mas estão "muito perto" de interagirem como as pessoas. "Acho que estamos muito …

Secreto e lucrativo, o mercado de venda de "fezes de cachalote" pode também ser violento

O âmbar cinza é altamente raro, mas também altamente valioso. Usada na indústria dos perfumes, o mercado deste material pode ser muito perigoso. Deixa na pele uma resina oleosa e tem um cheiro a tabaco, madeira, …

Empresa norueguesa garante que pode "parar" furacões antes que estes se tornam destrutivos

Especialistas ambientais advertem que o sistema de "cortina de bolhas" proposto pela empresa pode provocar efeitos indesejados. A OceanTherm, uma startup norueguesa, assegura que a sua nova tecnologia pode evitar que as tempestades tropicais se tornem …

Afeganistão: Familiares consideram "insuficientes" pedido de desculpas dos EUA

Familiares dos civis afegãos mortos por "engano" durante um ataque de um avião não tripulado 'drone' norte-americano no final de agosto em Cabul consideraram este sábado "insuficiente" o pedido de desculpas de Washington, numa entrevista …

Descoberta de pegadas fossilizadas em Espanha revela a existência de um "berçário" de elefantes

Pegadas fossilizadas foram encontradas numa praia no sul da Espanha e mostram o que pode ter sido o berçário de uma espécie extinta de elefantes. O local costeiro, situado na região de Huelva, estava normalmente coberto …

Morreu aos 98 anos o historiador, sociólogo e crítico de arte José-Augusto França

O historiador, sociólogo e crítico de arte José-Augusto França morreu este sábado, aos 98 anos, na casa de saúde de Jarzé, perto da cidade francesa de Angers, disse à Lusa a pintora Emília Nadal, sua …

Ventura: "Não vejo outra possibilidade senão a ministra da Saúde ou pedir desculpa ou ser afastada"

O Chega vai questionar formalmente o Governo pelo “facto de a ministra da Saúde ter utilizado um carro do Estado” para ir a uma ação de campanha no Porto na sexta-feira, anunciou este sábado André …

Ouvir 30 segundos de uma sonata de Mozart pode reduzir ataques de epilepsia

Ouvir a Sonata para Dois Pianos em Ré Maior (K448), de Wolfgang Amadeus Mozart, durante pelo menos 30 segundos, ajuda a reduzir a atividade elétrica cerebral associada à epilepsia resistente a medicação. Os resultados também sugerem …

Astrónomos resolvem mistério cósmico com 900 anos

Um mistério cósmico com 900 anos, em torno das origens de uma famosa supernova observada pela primeira vez na China no ano 1181, foi finalmente resolvido. Uma nova investigação, publicada dia 15 de setembro no The …

Bons hábitos alimentares podem reduzir a probabilidade de contrair covid-19

Um novo estudo indica que as pessoas que comem muitas frutas e vegetais podem ter menos probabilidades de contrair covid-19. Num pesquisa que envolveu 590 mil adultos, os investigadores descobriram que as pessoas que eram adeptas …