Maiores goleadores (mas com média de golos por jogo): Cristiano 9.º, Eusébio 2.º

 

Análise “à americana” deixa Josef Bican na liderança do top-10 mas com outro português a ganhar no aproveitamento. Cristiano Ronaldo desce sete posições.

Depois de ter reaparecido a discussão sobre o melhor futebolista de sempre, quando Maradona morreu, surgiram nos últimos dias vários artigos e diversas análises com contas sobre o maior goleador de sempre no futebol.

O “culpado” é Cristiano Ronaldo que, ao bisar na vitória (4-1) da Juventus diante da Udinese, atingiu os 758 golos na carreira, ultrapassando os 757 golos de Pelé. O português passou a estar no segundo lugar desta lista, que é liderada por Josef Bican, com 805 golos.

Estes números não são iguais em todo o lado. Sobretudo por causa dos golos de Pelé (que, segundo o próprio, marcou 1.283 vezes) e de Bican (que sobem aos 1.468 se incluirmos os jogos não oficiais, segundo a FIFA).

Josef Bican nasceu no Império Austro-Húngaro em 1913 e jogou enquanto sénior durante 24 anos. Os registos entre 1931 e 1955 não são os mesmos do século XXI. Por isso, há algumas dúvidas à volta dos números do goleador, que brilhou no Slavia Praga ao longo de mais de uma década. E convém reforçar um aspeto: Bican marcou muitos golos enquanto muitos jovens da sua idade deixaram de jogar futebol por estarem na II Guerra Mundial.

Esta é a lista dos 10 maiores goleadores de sempre no futebol:

No entanto, se optarmos por uma contabilidade diferente, que por exemplo é prioritária no desporto da América do Norte (os adeptos portugueses da NBA deverão saber), ou seja, se olharmos para as médias de golos por jogo, a lista é outra.

Vamos ter em conta o número de golos de cada futebolista mas também o número de partidas que cada um disputou.

E aí, o cenário muda no top-10: Bican continua a ser o líder (de longe) e, de facto, o segundo classificado é português… Eusébio. Cristiano Ronaldo desce para o novo lugar. Uwe Seeler, que não aparece na tabela acima, surge agora no pódio; saiu Ferenc Deák, por não haver certezas em relação ao número de jogos que o húngaro realizou.

Se deixarmos o top-10 e olharmos para os jogadores que marcaram, no mínimo, 500 golos, o líder do aproveitamento é Fernando Peyroteo. A figura do Sporting apontou 559 golos em 354 jogos: uma média de 1,58 golos por jogo.

Nuno Teixeira Nuno Teixeira, ZAP //

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Esta história das estatísticas está uma grande confusão.
    Há um ano atrás, por ocasião do golo 700 do Ronaldo, aqui o próprio Zap publicava uma lista onde o Pelé tinha 757 golos, o Romário 758 e o Bican tinha 762.
    Depois quando o Ronaldo ultrapassou o Puskas, saiu uma lista onde o Pelé tinha 767, o romário 772 e o Bican 805.
    Agora temos esta onde o Romário passou para trás do Pelé.
    Além disso temos o Deak e o Túlio no top 10 com 545 e 546 golos.
    Mas o Peyroteo, que tem 559 não aparece neste Top 10.
    Cada notícia que sai lança mais confusão.

  2. Uma equação simples. Mais golos é quantidade, média é qualidade, o resto é conversa de marketing. Já o sabia, nunca tive qualquer dúvida, Eusébio era de outro planeta, um super-atleta, sem aditivos nem conservantes, foi o que a natureza criou. Eusébio sofreu seis ou sete intervenções cirúrgicas, todas do joelho para baixo – perdeu mais de ano e meio em recuperações pós operatórias – o que demonstra o tipo de jogador que era, só à patada o paravam. Resumindo, o futebol atual está povoado de ignorantes e interesseiros “vão na onda”.

RESPONDER

Isabel dos Santos usou equipa de espiões para provar "conspiração" e "vingança" de João Lourenço

A empresária Isabel dos Santos contratou uma firma de antigos agentes secretos israelitas para provar que foi vítima de um ataque orquestrado pelo governo de João Lourenço. Isabel dos Santos criou uma equipa de espiões para …

"Perdemos o avô da nação". Morte do príncipe Filipe deixou "um grande vazio" na vida de Isabel II

A morte do príncipe Filipe, duque de Edimburgo, na sexta-feira, aos 99 anos, deixou a Rainha Isabel II, sua esposa, com "um grande vazio na sua vida", disse este domingo aos jornalistas o seu filho …

Mapa online interativo ajudou indígenas do Panamá a fazer frente à pandemia

Quando a covid-19 chegou ao Panamá no ano passado, o cartógrafo Carlos Doviaza temeu pelas pessoas indígenas da sua comunidade. Por isso, para as ajudar, dedicou-se a fazer aquilo que faz melhor: mapas. "Pensei: 'Porque não …

"A política ama traição, mas despreza o traidor". Sócrates acusa PS de "ataque injusto" (e diz-se alvo de "vingança" da direita)

"A política ama a traição, mas despreza o traidor". No livro "Só Agora Começou", que será publicado nos próximos dias, José Sócrates acusa a atual direção do PS de traição. De acordo com o Diário de …

Portugal regista mais 566 casos e seis óbitos por covid-19

Portugal registou, este domingo, mais seis mortes e 566 novos casos de infeção pelo novo coronavírus, segundo o último boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). De acordo com o último boletim da Direção-Geral da Saúde …

PS quer que Cavaco Silva diga "quando é que soube do buraco do BES"

O PS quer que o antigo Presidente da República Cavaco Silva esclareça "quando é que soube do buraco do BES" e porque é que "não agiu atempadamente" para evitar o aumento de capital, que gerou …

Perdoar o passado, celebrar o renascimento e cumprir tradições. A primavera traz o Nowruz, o ano novo persa

Assim que as flores começam a desabrochar e os dias ficam mais longos, fica claro que o Nowruz está prestes a chegar. A celebração do ano novo iraniano é secular, com raízes que remontam a …

“Mostrámos que sabemos governar”. Bloco apresenta candidata a Lisboa (e abre a porta a acordo com PS)

O Bloco de Esquerda apresentou a candidatura de Beatriz Gomes Dias à Câmara Municipal de Lisboa, pediu “mais força” para determinar a governação da cidade e abriu a porta a novos entendimentos com o PS …

Fé nos números. Foi o voto não religioso que Donald Trump perdeu em 2020 

Em novembro de 2020, Joe Biden foi eleito Presidente dos Estados Unidos da América. Uma análise revelou recentemente que a derrota de Donald Trump dependeu daqueles que não se identificam com nenhuma religião. Ryan Burge, professor …

Chega apresenta oito candidatos para o distrito do Porto. Ventura acredita que vai ter "grande resultado"

O líder do Chega anunciou este sábado oito candidatos às próximas eleições autárquicas no distrito do Porto, onde André Ventura acredita que o partido vai ter "um grande resultado". "Fizemos esta deslocação ao Porto para anunciar …