Encontrada no Sri Lanka a maior safira azul estrela do mundo

BBC

A safira azul foi batizada de Estrela de Adão

A safira azul foi batizada de Estrela de Adão

Gemólogos do Sri Lanka afirmam que a maior safira azul do mundo, batizada de Estrela de Adão, foi descoberta numa mina do país.

O instituto de gemologia da capital, Colombo, certificou que a pedra preciosa pesa 1.404,49 quilates (280,8 gramas) e informou nunca terem certificado a autenticidade de uma gema maior que esta.

O valor da gema é estimado em 100 milhões de dólares (93 milhões de euros) e o atual dono estima que possa vendê-la em leilão por até 175 milhões de dólares (cerca de 160 milhões de euros).

A indústria de pedras preciosas do Sri Lanka, que tem na safira o seu principal item de exportação, movimenta pelo menos 103 milhões de dólares por ano.

As safiras azuis recebem essa denominação por causa da marca característica no centro das pedras.

“No momento que a vi, decidi comprá-la”, afirmou o atual dono da pedra preciosa, que prefere ficar no anonimato, ao programa Newsday da BBC.

“Quando me mostraram a pedra, suspeitei que poderia ser a maior safira azul do mundo, por isso resolvi arriscar e comprá-la.”

O proprietário afirmou que o valor que pagou pela gema é “absolutamente confidencial”. A safira detentora do recorde anterior pesava 1.395 carats (279 gramas).

A pedra foi retirada na cidade de Ratnapura, no sul do Sri Lanka, conhecida como “Cidade das Gemas”.

O dono batizou a pedra de Estrela de Adão, em referência à crença muçulmana de que Adão tenha chegado ao Sri Lanka após ter sido expulso do Jardim do Éden. Acredita-se que o personagem, considerado o primeiro profeta na tradição islâmica, tenha vivido nas encostas de uma montanha conhecida hoje como Pico de Adão.

O dono da Estrela de Adão explica que comprou a peça imaginando que “não era apenas uma jóia, mas um objeto para exposição”.

Armil Samoon, um conhecido comerciante de jóias e pedras preciosas no Sri Lanka, confirmou que se trata, de fato, da maior safira azul do mundo.

A existência de uma rocha de 17 kg contendo safiras foi revelada em 2013, mas o peso e dimensão das gemas no seu interior ainda não são conhecidos.

A associação de gemas e jóias do Sri Lanka informou em 2011 que o anel de noivado de Catherine Middleton, a duquesa de Cambridge, mulher do príncipe William, da Inglaterra, inclui uma safira localizada no país nos anos 1970.

O anel previamente foi usado pela princesa Diana (1961-1997), mãe de William.

ZAP / BBC

PARTILHAR

RESPONDER

Os perfeccionistas têm mais tendência a desistir dos seus objetivos

As pessoas perfeccionistas têm mais tendência a encarar os seus problemas como situações fora do seu controlo, de acordo com um estudo recentemente publicado no Journal of Clinical Psychology, que também explora o porquê de …

Astrónomos mapeiam grãos de poeira interestelar na Via Láctea

Entre as estrelas da Via Láctea, grandes quantidades de pequenos grãos de poeira flutuam sem rumo. Apesar de formarem os blocos de construção de novas estrelas e planetas, ainda não se sabe quais os elementos …

Inteligência Artificial aprendeu a pintar como Rembrandt

Investigadores ensinaram uma rede neural de Inteligência Artificial a recriar a magnum opus de Rembrandt, à qual lhe faltavam partes da obra original. O cientista Robert Erdmann trabalhou lado a lado com o Rijksmuseum, o museu …

Tempestade de areia "engoliu" cidade na China

Uma forte tempestade de areia "engoliu" a cidade de Dunhuang, no noroeste da China, no passado domingo. De acordo com o South China Morning Post, a forte tempestade de areia, que provocou nuvens de poeira com …

Raíssa faz bolachas com o lema "Fora Bolsonaro". Já se tornaram virais

Uma brasileira começou a fazer bolachas com o lema "Fora Bolsonaro" em jeito de brincadeira, mas agora já vende centenas todos os dias. Aquilo que começou como uma simples brincadeira, acabou por tornar-se viral. A ideia …

Zara, 19 anos, quer ser a mulher mais nova de sempre a voar sozinha à volta do mundo

Uma jovem, de 19 anos, pôs mãos à obra para levar a cabo um "gap year" (o chamado ano sabático) com um propósito muito fora do comum: tornar-se a mulher mais nova de sempre a …

Francês diz ter usado método matemático para ganhar o Euromilhões

O francês, que não quis revelar a sua fórmula à imprensa, ganhou, no dia 11 de junho, 30 milhões de euros com a combinação com a qual jogava há um mês. A história foi contada, esta …

Mais de metade da população portuguesa já tem a vacinação completa

Mais de metade da população residente em Portugal (52%) já tem a vacinação completa contra a covid-19, revela o relatório semanal de vacinação divulgado esta terça-feira pela Direção-Geral da Saúde (DGS). Segundo o último relatório semanal …

Campeão olímpico criou problemas no seu país natal

Richard Carapaz, medalha de ouro no ciclismo, foi direto: "O país nunca acreditou em mim". Presidente do Equador, ministro e Comité Olímpico reagiram. Poucos dias depois de ter subido ao pódio final da Volta a França …

Jovens preocupados com fertilidade e efeitos secundários das vacinas contra a covid-19

Com o avanço das campanhas de vacinação, um grande número de pessoas das faixas etárias baixo dos 30 anos mostra-se relutante em tomar a vacina contra a covid-19. Os jovens falam de preocupações com fertilidade …