Encontrada no Sri Lanka a maior safira azul estrela do mundo

BBC

A safira azul foi batizada de Estrela de Adão

A safira azul foi batizada de Estrela de Adão

Gemólogos do Sri Lanka afirmam que a maior safira azul do mundo, batizada de Estrela de Adão, foi descoberta numa mina do país.

O instituto de gemologia da capital, Colombo, certificou que a pedra preciosa pesa 1.404,49 quilates (280,8 gramas) e informou nunca terem certificado a autenticidade de uma gema maior que esta.

O valor da gema é estimado em 100 milhões de dólares (93 milhões de euros) e o atual dono estima que possa vendê-la em leilão por até 175 milhões de dólares (cerca de 160 milhões de euros).

A indústria de pedras preciosas do Sri Lanka, que tem na safira o seu principal item de exportação, movimenta pelo menos 103 milhões de dólares por ano.

As safiras azuis recebem essa denominação por causa da marca característica no centro das pedras.

“No momento que a vi, decidi comprá-la”, afirmou o atual dono da pedra preciosa, que prefere ficar no anonimato, ao programa Newsday da BBC.

“Quando me mostraram a pedra, suspeitei que poderia ser a maior safira azul do mundo, por isso resolvi arriscar e comprá-la.”

O proprietário afirmou que o valor que pagou pela gema é “absolutamente confidencial”. A safira detentora do recorde anterior pesava 1.395 carats (279 gramas).

A pedra foi retirada na cidade de Ratnapura, no sul do Sri Lanka, conhecida como “Cidade das Gemas”.

O dono batizou a pedra de Estrela de Adão, em referência à crença muçulmana de que Adão tenha chegado ao Sri Lanka após ter sido expulso do Jardim do Éden. Acredita-se que o personagem, considerado o primeiro profeta na tradição islâmica, tenha vivido nas encostas de uma montanha conhecida hoje como Pico de Adão.

O dono da Estrela de Adão explica que comprou a peça imaginando que “não era apenas uma jóia, mas um objeto para exposição”.

Armil Samoon, um conhecido comerciante de jóias e pedras preciosas no Sri Lanka, confirmou que se trata, de fato, da maior safira azul do mundo.

A existência de uma rocha de 17 kg contendo safiras foi revelada em 2013, mas o peso e dimensão das gemas no seu interior ainda não são conhecidos.

A associação de gemas e jóias do Sri Lanka informou em 2011 que o anel de noivado de Catherine Middleton, a duquesa de Cambridge, mulher do príncipe William, da Inglaterra, inclui uma safira localizada no país nos anos 1970.

O anel previamente foi usado pela princesa Diana (1961-1997), mãe de William.

ZAP / BBC

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.