/

A maior recessão no Reino Unido em 300 anos. Economia britânica pode encolher 14%

1

A economia britânica deverá encolher 14% em 2020, devido aos efeitos económicos provocados pela pandemia de covid-19. A confirmar-se, será a maior recessão no Reino Unido desde 1706.

Esta quinta-feira, o Banco de Inglaterra divulgou previsões pouco animadoras, que apontam para um cenário negativo como não se via há séculos. De acordo com o Público, a economia deverá encolher em 14% em 2020, na sequência da queda do Produto Interno Bruto (PIB) em 25% no segundo trimestre.

Os dados da entidade estatística britânica (ONS) indicam que esta queda seria a maior desde que há registos, numa base de dados que data de 1949. No entanto, segundo uma análise histórica reconstruída do Banco de Inglaterra, que recua até ao século XVIII, a confirmar-se, esta queda anual do PIB será a maior desde 1706.

O quadro geral antecipa “uma queda muito acentuada do PIB do Reino Unido em 2020”, acompanhada de uma subida dos números do desemprego. A taxa de desemprego deverá crescer para 9%, níveis que superam os valores atingidos na sequência da crise financeira de 2008/09.

A queda do PIB pode atingir os 25% no segundo trimestre do ano, para para o final de 2020, o Banco de Inglaterra admite “recuperação” em 2021, com um crescimento do PIB em 15%. O Banco de Inglaterra espera que a economia regresse aos valores pré-pandemia em meados do próximo ano.

O matutino avança que, perante estas estimativas, o Banco de Inglaterra decidiu manter as taxas no seu nível mais baixo de sempre, em 0,1%. Quanto à inflação, poderá cair até aos 0,5% em 2021, devendo estar nos 2% em 2022.

ZAP //

1 Comment

  1. E como um vírus de um dia para o outro virou tudo, não se fala mais em Brexit e suas consequências, quanto à guerra na Síria, deve estar tudo em paz absoluta pois notícias não existem mais sobre tal, não fosse a situação actual tão grave e seria caso para dizer que há males que vêm por bem!

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.