O maior radiotelescópio do mundo captou uma espiral cósmica

ALMA (ESO/NAOJ/NRAO), Hyosun Kim et al

Gás molecular em torno da velha estrela LL Pegasi

Gás molecular em torno da velha estrela LL Pegasi

Estas imagens vão ajudar os investigadores a revelar dados sobre o movimento orbital de um sistema de duas estrelas.

As novas imagens captas pelo ALMA, o maior radiotelescópio do mundo, mostram a espiral espacial que se formou pelo gás expelido, de forma contínua, pela estrella binaria LL Pegasi, também conhecida como “AFGL 3068”, informa o site deste organismo. As imagens disponibilizadas aparecem em 2D, no entanto, no artigo destaca-se que em 3D a espiral tem a forma de concha.

Este descobrimento revela dados sobre a natureza das estrelas binárias, através do gás que emitem e que permanece muito afastado da estrela, a uma distância de vários milhares de rádios estelares.

Esta descoberta vai ajudar os cientistas a determinar a órbita da estrela binária, dado que esta órbita de forma elíptica se reflita em cada ciclo da espiral.

“Este sistema invulgarmente ordenado abre a porta à compreensão de como as órbitas de estes sistemas evoluem com o tempo, já que cada ciclo espiral mostra uma órbita diferente num marco de tempo diferente”, diz Mark Morris, co-autor do estudo.

Os investigadores destacam que as estrelas binárias LL Pegasi concluem o ciclo em torno à sua órbita elíptica durante 800 anos.

“Este movimento binário é difícil de ser observado, inclusivamente pelas várias gerações da humanidade”, destaca o outro co-autor da investigação, Liu Sheng-Yuan, acrescentando que “a descodificação da espiral em forma de concha é uma maneira espirituosa de seguir o rasto da historia do movimento orbital”.

Este achado foi realizado pelo ALMA (Atacama Large Millimeter/submillimeter Array), que está localizado no deserto de Atacama, no Chile. Esta instalação conta com 66 radiotelescópios de alta precisão que funcionam em simultâneo, o que faz com que, no conjunto, possa ser considerado o maior radiotelescópio do nosso planeta.

O ALMA é fruto de uma parceria entre os EUA, Ásia Oriental e Europa, que investiram um total de 1.400 milhões de dólares na sua construção.

ZAP // RT

PARTILHAR

RESPONDER

Fraude de quatro milhões com IVA na alimentação. MP acusa 29 arguidos

Uma rede de empresas responsável por simular transações de produtos alimentares isentas de IVA foi desmantelada pelas autoridades e 29 arguidos foram acusados pelo Ministério Público (MP), devido a um esquema que permitiu obter reembolsos …

Nove anos de prisão para primeiro condenado ao abrigo da lei da segurança nacional em Hong Kong

O primeiro residente de Hong Kong condenado no âmbito da nova lei de segurança nacional foi sentenciado a nove anos de prisão, esta sexta-feira, por terrorismo e incitação à secessão. Os três juízes, escolhidos pela chefe …

Novo Banco e Apollo entregam propostas pelo EuroBic

O Novo Banco e o fundo Apollo apresentaram propostas para as posições de Isabel dos Santos e de Fernando Teles no EuroBic, enquanto o fundo J.C. Flowers e o Abanca estão a negociar com os …

Israel vai administrar terceira dose da vacina em maiores de 60 anos

Israel vai avançar com a inoculação de uma terceira dose da vacina contra a covid-19 em pessoas com mais de 60 anos, anunciou, esta quinta-feira, o primeiro-ministro israelita, numa declaração transmitida na televisão. Confrontado nas últimas …

Autoridades chinesas e Talibãs estreitam laços enquanto EUA deixam o Afeganistão

O ministro dos Negócios Estrangeiros chinês, Wang Yi, se reuniu na quarta-feira com líderes dos Talibãs na cidade de Tianjin, no norte da China, um sinal do estreitamento dos laços entre Pequim e o grupo …

Feirantes senegaleses queixam-se de "acesso bloqueado" à feira de Barcelos

Feirantes do Senegal queixaram-se esta quinta-feira de serem proibidos de operar na feira semanal de Barcelos e falaram em discriminação racial, mas a câmara contrapôs que é uma questão de cumprimento do regulamento que impede …

Tribunal de Justiça da UE retira imunidade parlamentar a Puigdemont

O Tribunal de Justiça da União Europeia retirou, esta sexta-feira, a imunidade parlamentar ao ex-presidente do Governo regional da Catalunha, Carles Puigdemont, e aos também eurodeputados catalães Toni Comín e Clara Ponsatí. Na sentença proferida esta …

Ana Gomes doa 31 mil euros que sobraram das Presidenciais para apoiar jornalismo independente

A ex-candidata à Presidência da República informou, esta sexta-feira, que decidiu entregar os donativos que sobraram da campanha à Associação "Continuar para Começar", para promover o jornalismo de investigação independente. Numa carta dirigida aos presidentes da …

Mais 14 mortes e 2595 casos de covid-19. País saiu da zona vermelha

Portugal registou, esta sexta-feira, mais 14 mortes e 2595 casos de infeção pelo novo coronavírus, segundo o último boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). De acordo com o último boletim da DGS, dos 2595 novos …

Madeira não segue passos do continente. Adoção de medidas menos restritivas posta de lado

Miguel Albuquerque, presidente do Governo Regional da Madeira, sublinhou que vai manter as medidas atualmente em vigor, "que são analisadas e monitorizadas semanalmente". O presidente do Governo da Madeira disse, esta quinta-feira, que a região …