O maior radiotelescópio do mundo captou uma espiral cósmica

ALMA (ESO/NAOJ/NRAO), Hyosun Kim et al

Gás molecular em torno da velha estrela LL Pegasi

Gás molecular em torno da velha estrela LL Pegasi

Estas imagens vão ajudar os investigadores a revelar dados sobre o movimento orbital de um sistema de duas estrelas.

As novas imagens captas pelo ALMA, o maior radiotelescópio do mundo, mostram a espiral espacial que se formou pelo gás expelido, de forma contínua, pela estrella binaria LL Pegasi, também conhecida como “AFGL 3068”, informa o site deste organismo. As imagens disponibilizadas aparecem em 2D, no entanto, no artigo destaca-se que em 3D a espiral tem a forma de concha.

Este descobrimento revela dados sobre a natureza das estrelas binárias, através do gás que emitem e que permanece muito afastado da estrela, a uma distância de vários milhares de rádios estelares.

Esta descoberta vai ajudar os cientistas a determinar a órbita da estrela binária, dado que esta órbita de forma elíptica se reflita em cada ciclo da espiral.

“Este sistema invulgarmente ordenado abre a porta à compreensão de como as órbitas de estes sistemas evoluem com o tempo, já que cada ciclo espiral mostra uma órbita diferente num marco de tempo diferente”, diz Mark Morris, co-autor do estudo.

Os investigadores destacam que as estrelas binárias LL Pegasi concluem o ciclo em torno à sua órbita elíptica durante 800 anos.

“Este movimento binário é difícil de ser observado, inclusivamente pelas várias gerações da humanidade”, destaca o outro co-autor da investigação, Liu Sheng-Yuan, acrescentando que “a descodificação da espiral em forma de concha é uma maneira espirituosa de seguir o rasto da historia do movimento orbital”.

Este achado foi realizado pelo ALMA (Atacama Large Millimeter/submillimeter Array), que está localizado no deserto de Atacama, no Chile. Esta instalação conta com 66 radiotelescópios de alta precisão que funcionam em simultâneo, o que faz com que, no conjunto, possa ser considerado o maior radiotelescópio do nosso planeta.

O ALMA é fruto de uma parceria entre os EUA, Ásia Oriental e Europa, que investiram um total de 1.400 milhões de dólares na sua construção.

ZAP // RT

PARTILHAR

RESPONDER

Espanha com quase mais 3.000 novos casos. É o maior aumento desde maio

Espanha registou o maior número de infeções de covid-19 desde o final de maio, com 2.935 novos casos nas últimas 24 horas, anunciou o Ministério da Saúde, ressalvando que o balanço inclui dados de Madrid …

Escolas devem reabrir normalmente. Governo preparado para decisões diferentes

As escolas devem reabrir em situação de normalidade e só uma evolução negativa da pandemia levará a decisões contrárias, de maior ou menor alcance, que o Governo disse esta quinta-feira estar preparado para tomar. Na conferência …

Família de ativista saudita teme que esteja a ser torturada na prisão

Familiares de uma importante ativista dos direitos das mulheres da Arábia Saudita, detida desde maio de 2018, temem que esteja a ser torturada na prisão, uma vez que não dá notícias há vários meses. Loujain al-Hathloul, …

Governo disponível para retomar reuniões no Infarmed (mas nega falta de informação)

O Governo manifestou esta quinta-feira “abertura para retomar as reuniões” no Infarmed sobre o ponto de situação da epidemia de covid-19, mas rejeitou falhas na informação ao parlamento e aos partidos. Na conferência de imprensa do …

Israel e Emirados Árabes Unidos alcançam "acordo histórico" mediado pelos Estados Unidos

O Presidente norte-americano, Donald Trump, anunciou esta quinta-feira que Israel e os Emirados Árabes Unidos concordaram em estabelecer relações diplomáticas plenas, como parte de um acordo para impedir a anexação israelita de terras ocupadas pelos …

Em contingência, Câmaras de Lisboa passam a definir horários do comércio. O (pouco) que muda este sábado

A generalidade de Portugal continental continuará em situação de alerta e a Área Metropolitana de Lisboa em situação de contingência até ao final do mês devido à pandemia de covid-19, anunciou o Governo. Segundo explicou esta …

Três meses depois do anúncio, o apoio de emergência às Artes ainda não chegou

Cinquenta das 311 entidades abrangidas pela Linha de Apoio de Emergência às Artes, dotada de 1,7 milhões, ainda não tinham esta quinta-feira recebido o valor que lhes foi atribuído, três meses depois do anúncio dos …

Avaliação dos professores, "mock exams" e testes no outono. Britânicos podem "escolher" as próprias notas

O Governo britânico deu aos estudantes de liceu três alternativas diferentes para obterem o resultado das suas avaliações deste ano letivo, que foi atípico devido à pandemia de covid-19. De acordo com o jornal britânico The …

Governo reitera que não há exceções para a Festa do Avante. Críticas multiplicam-se

A ministra de Estado e da Presidência destacou que o Governo “não tem competências legais ou constitucionais” para proibir iniciativas políticas como a Festa do Avante!, mas salientou que não serão admitidas exceções às regras. Na …

Trabalhadores que estiveram em lay-off durante pelo menos 30 dias também vão ter bónus

O Conselho de Ministros aprovou um decreto-lei que clarifica que os trabalhadores que estiveram em lay-off por mais de 30 dias consecutivos, mesmo sem completar um mês civil, vão receber o complemento de estabilização. "Criado com …