Maior radio-telescópio alguma vez construído vai fazer mapa 3D do universo

skatelescope.org

Conceito artístico do conjunto de telescópios do SKA em acção durante a noite

Uma equipa de cientistas vai usar o maior radio-telescópio alguma vez construído para tentar uma tarefa de magnitude quase inimaginável: fazer um mapa a três dimensões dos milhares de milhões de galáxias que formam o universo.

Uma equipa internacional de astrofísicos está a planear traçar um mapa tridimensional do Universo conhecido, usando o Square Kilometre Array, SKA, um novo telescópio assim baptizado devido à área total ocupada pelas antenas de satélite usadas pelo projeto, na Austrália e na África do Sul.

O SKA não monitoriza as emissões de luz como os telescópios convencionais – o gigantesco radio-telescópio recolhe a radiação fraca emitida pelo hidrogénio, o elemento químico mais comum do universo.

Por essa razão, os cientistas dizem que o telescópio será capaz de “visualizar” qualquer local do cosmos, fornecendo um retrato da forma do universo, algo que nunca foi conseguido antes.

“Vamos poder percorrer o mapa e ver as galáxias à medida que passamos por elas, entender como o gás é distribuído nos seus interiores e aprender como se formam as estrelas”, explica à BBC o astrofísico Matt Jarvis, da Universidade de Oxford, na Grã-Betanha.

“Com este retrato vamos poder entender o efeito dos buracos negros, e como funcionam a energia e a matéria escuras”, antecipa o cientista.

WMAP / NASA

Energia negra: uma possível causa para a aceleração da taxa de expansão do universo?

Leis da física

Os astrofísicos dizem que o mapa também ajudará a testar as leis fundamentais da física, incluindo modelos como a Teoria da Relatividade de Einstein, ou até mesmo a procurar vida extraterrestre.

A vantagem do SKA sobre os telescópios convencionais é a velocidade com que rastreia os céus, o que permite que os cientistas monitorizem as datas de emissões da radiação, o que fornece não apenas a posição de um corpo celeste, mas também sua distância.

Por outro lado, a desvantagem do SKA é que gera uma imagem com resolução muito menor do que as produzidas com as técnicas baseadas nas emissões de luz.

“Ao observar mil milhões de galáxias em duas datas diferentes, com dez anos de diferença, o SKA poderá medir directamente a expansão do universo”, diz o físico Hans-Rainer Klöckner, do Instituto Max-Planck, na Alemanha.

Como a expansão cósmica ocorre numa escala de tempo bastante maior do que a escala do tempo de uma vida humana, ser capaz de a medir seria considerado uma “grande proeza técnica“, diz Klöckner.

ZAP / BBC

PARTILHAR

RESPONDER

"Love in on my side." The Black Mamba vencem o Festival da Canção

Love is on my side, dos The Black Mamba, vai representar Portugal no Festival Eurovisão da Canção, em maio, nos Países Baixos. Este sábado, os The Black Mamba venceram a 55.ª edição do Festival da Canção, …

A Perseverance usa o processador dos iMac de 1998

A Perseverance, a sonda da NASA que pousou no dia 18 de fevereiro em Marte, é movida por um processador PowerPC 750, que foi usado no iMac Bondi Blue original da Apple em 1998. Muitos podem …

Idosos que dormem menos de 5 horas têm o dobro do risco de sofrer de demência

Os idosos que dormem menos de cinco horas por noite têm o dobro do risco de sofrer de demência, sugere uma nova investigação. Os resultados são de uma equipa de cientistas do Brigham and Women's …

ROUGHIE. Planador subaquático observa silenciosamente os mares (sem perturbar a vida selvagem)

Os veículos subaquáticos autónomos tornaram-se ferramentas versáteis para explorar os mares. Porém, estas ferramentas podem ser prejudiciais para o meio ambiente ou ter problemas em movimentar-se em espaços confinados. Uma equipa de investigadores da Purdue University, …

Igreja cipriota pede que a música "demoníaca" da Eurovisão seja cancelada. Governo rejeita

El Diablo foi a canção escolhida para representar o Chipre no festival da Eurovisão, que terá lugar em Roterdão, em maio. A música cipriota da Eurovisão está a causar polémica. A Igreja Ortodoxa do Chipre pediu, …

Cientistas propõem que indústria da moda pague "royalties" pelo padrão leopardo

Cientistas de Oxford, no Reino Unido, propõem que a indústria da moda comece a pagar royalties pelo uso do padrão que imita a pele de leopardo, para tentar ajudar a reverter o declínio deste felino. "O …

André Ventura foi reeleito presidente do Chega com 97,3% (e deixou recados ao PSD)

André Ventura foi reeleito este sábado, com 97,3% dos votos nas eleições internas para a presidência do Chega. O presidente demissionário do Chega foi reeleito este sábado com 97,3% dos votos, percentagem que considerou legitimá-lo para …

Uma das maiores camas do céu. JetBlue revela a nova classe executiva do Airbus A321neo

Uma das maiores camas no céu deverá estrear dentro de alguns meses, quando a JetBlue começar a voar com os seus A321neo de Boston e Nova Iorque a Londres. No dia 26 de fevereiro, a norte-americana …

Putin diz que Internet pode destruir a sociedade se não for regida pela moral

 Internet pode destruir a sociedade a partir se não não for regida por valores e leis da moral, considerou Vladimir Putin. O Presidente da Rússia, Vladimir Putin, advertiu que a Internet pode destruir a sociedade a …

China torna-se o primeiro país do mundo a ter mais de mil multimilionários

A China tornou-se o primeiro país do mundo a ultrapassar a marca dos mil multimilionários, tendo neste momento um total de 1058 pessoas que têm a sorte de poder fazer parte desse grupo restrito. De acordo …