Maior radio-telescópio alguma vez construído vai fazer mapa 3D do universo

skatelescope.org

Conceito artístico do conjunto de telescópios do SKA em acção durante a noite

Uma equipa de cientistas vai usar o maior radio-telescópio alguma vez construído para tentar uma tarefa de magnitude quase inimaginável: fazer um mapa a três dimensões dos milhares de milhões de galáxias que formam o universo.

Uma equipa internacional de astrofísicos está a planear traçar um mapa tridimensional do Universo conhecido, usando o Square Kilometre Array, SKA, um novo telescópio assim baptizado devido à área total ocupada pelas antenas de satélite usadas pelo projeto, na Austrália e na África do Sul.

O SKA não monitoriza as emissões de luz como os telescópios convencionais – o gigantesco radio-telescópio recolhe a radiação fraca emitida pelo hidrogénio, o elemento químico mais comum do universo.

Por essa razão, os cientistas dizem que o telescópio será capaz de “visualizar” qualquer local do cosmos, fornecendo um retrato da forma do universo, algo que nunca foi conseguido antes.

“Vamos poder percorrer o mapa e ver as galáxias à medida que passamos por elas, entender como o gás é distribuído nos seus interiores e aprender como se formam as estrelas”, explica à BBC o astrofísico Matt Jarvis, da Universidade de Oxford, na Grã-Betanha.

“Com este retrato vamos poder entender o efeito dos buracos negros, e como funcionam a energia e a matéria escuras”, antecipa o cientista.

WMAP / NASA

Energia negra: uma possível causa para a aceleração da taxa de expansão do universo?

Leis da física

Os astrofísicos dizem que o mapa também ajudará a testar as leis fundamentais da física, incluindo modelos como a Teoria da Relatividade de Einstein, ou até mesmo a procurar vida extraterrestre.

A vantagem do SKA sobre os telescópios convencionais é a velocidade com que rastreia os céus, o que permite que os cientistas monitorizem as datas de emissões da radiação, o que fornece não apenas a posição de um corpo celeste, mas também sua distância.

Por outro lado, a desvantagem do SKA é que gera uma imagem com resolução muito menor do que as produzidas com as técnicas baseadas nas emissões de luz.

“Ao observar mil milhões de galáxias em duas datas diferentes, com dez anos de diferença, o SKA poderá medir directamente a expansão do universo”, diz o físico Hans-Rainer Klöckner, do Instituto Max-Planck, na Alemanha.

Como a expansão cósmica ocorre numa escala de tempo bastante maior do que a escala do tempo de uma vida humana, ser capaz de a medir seria considerado uma “grande proeza técnica“, diz Klöckner.

ZAP / BBC

PARTILHAR

RESPONDER

Hermínio Loureiro pede suspensão de mandato de vice-presidente da FPF

Hermínio Loureiro pediu a suspensão do mandato de vice-presidente da Federação Portuguesa de Futebol (FPF), esta sexta-feira, na sequência da acusação do Ministério Público na operação Ajuste Secreto. Numa carta enviada à FPF, a que a …

Oxford escolhe "emergência climática" para Palavra do Ano 2019

A Palavra do Ano 2019 escolhida pelos Dicionários de Oxford foi "emergência climática", "situação na qual é requerida uma ação urgente", revelou na quinta-feira esta componente da editora da Universidade homóloga. A Palavra Oxford do Ano …

Erro no IRS de 2015. Contribuintes podem contestar nova liquidação

O novo apuramento do imposto abrange cerca de dez mil declarações no valor de 3,5 milhões de euros. A Autoridade Tributária e Aduaneira já enviou uma carta aos contribuintes cuja liquidação do IRS relativo a 2015 …

Jesus vai receber título de cidadão honorário do Rio de Janeiro

O técnico português do Flamengo será condecorado, na próxima segunda-feira, com o título de cidadão honorário do Rio de Janeiro. A distinção a ser entregue pela Câmara Municipal do Rio de Janeiro foi anunciada num cartaz …

Governo compromete-se a concluir processo de regularização dos precários

O Governo comprometeu-se com a conclusão, no início da legislatura, do Programa de Regularização Extraordinária dos Vínculos Precários na Administração Pública (PREVPAP), mas sem avançar uma data concreta. O debate temático sobre o PREVPAP, que decorreu …

Camboja acaba com passeios turísticos de elefante em Angkor

Os passeios de elefante, que são umas das principais atrações turísticas pelas áreas dos templos de Angkor, no Camboja, deixarão de o ser em 2020. Em 2016, uma elefante fêmea morreu por insuficiência cardíaca depois de …

MPLA afasta "Tchizé" dos Santos do comité central e suspende-a por dois anos

O Bureau Político do MPLA aprovou, esta quinta-feira, o afastamento de Welwitschia 'Tchizé' dos Santos de membro do comité central do partido no poder em Angola e a suspensão por dois anos da condição de …

Coldplay adiam divulgação de álbum. Querem uma digressão mais "respeitadora do ambiente"

O líder dos Coldplay anunciou na quinta-feira que o grupo musical britânico adiou a digressão de apresentação do seu novo álbum, que é publicado esta sexta-feira, para ser o mais limpa possível e ter um …

Vila Galé já estuda novo resort na região do Brasil onde abandonou projeto

O Vila Galé vai mesmo avançar com uma nova unidade hoteleira na mesma região do Brasil onde decidiu abandonar o projeto que tinha, depois das críticas de que ia investir em potencial zona de reserva …

França ultrapassa Alemanha. É o pais europeu com mais pedidos de asilo

França tornou-se no país europeu com mais pedidos de asilo, pela primeira vez desde o início da crise migratória em 2015, afirmou esta quinta-feira em Paris o ministro do Interior. “A França tornou-se desde 20 de …