Maior radio-telescópio alguma vez construído vai fazer mapa 3D do universo

skatelescope.org

Conceito artístico do conjunto de telescópios do SKA em acção durante a noite

Uma equipa de cientistas vai usar o maior radio-telescópio alguma vez construído para tentar uma tarefa de magnitude quase inimaginável: fazer um mapa a três dimensões dos milhares de milhões de galáxias que formam o universo.

Uma equipa internacional de astrofísicos está a planear traçar um mapa tridimensional do Universo conhecido, usando o Square Kilometre Array, SKA, um novo telescópio assim baptizado devido à área total ocupada pelas antenas de satélite usadas pelo projeto, na Austrália e na África do Sul.

O SKA não monitoriza as emissões de luz como os telescópios convencionais – o gigantesco radio-telescópio recolhe a radiação fraca emitida pelo hidrogénio, o elemento químico mais comum do universo.

Por essa razão, os cientistas dizem que o telescópio será capaz de “visualizar” qualquer local do cosmos, fornecendo um retrato da forma do universo, algo que nunca foi conseguido antes.

“Vamos poder percorrer o mapa e ver as galáxias à medida que passamos por elas, entender como o gás é distribuído nos seus interiores e aprender como se formam as estrelas”, explica à BBC o astrofísico Matt Jarvis, da Universidade de Oxford, na Grã-Betanha.

“Com este retrato vamos poder entender o efeito dos buracos negros, e como funcionam a energia e a matéria escuras”, antecipa o cientista.

WMAP / NASA

Energia negra: uma possível causa para a aceleração da taxa de expansão do universo?

Leis da física

Os astrofísicos dizem que o mapa também ajudará a testar as leis fundamentais da física, incluindo modelos como a Teoria da Relatividade de Einstein, ou até mesmo a procurar vida extraterrestre.

A vantagem do SKA sobre os telescópios convencionais é a velocidade com que rastreia os céus, o que permite que os cientistas monitorizem as datas de emissões da radiação, o que fornece não apenas a posição de um corpo celeste, mas também sua distância.

Por outro lado, a desvantagem do SKA é que gera uma imagem com resolução muito menor do que as produzidas com as técnicas baseadas nas emissões de luz.

“Ao observar mil milhões de galáxias em duas datas diferentes, com dez anos de diferença, o SKA poderá medir directamente a expansão do universo”, diz o físico Hans-Rainer Klöckner, do Instituto Max-Planck, na Alemanha.

Como a expansão cósmica ocorre numa escala de tempo bastante maior do que a escala do tempo de uma vida humana, ser capaz de a medir seria considerado uma “grande proeza técnica“, diz Klöckner.

ZAP / BBC

PARTILHAR

RESPONDER

Crédito ao consumo atingiu recorde de 7,6 mil milhões em 2019

O montante dos novos créditos ao consumo aumentou 7,1% em dezembro do ano passado, face ao mesmo mês do ano anterior, para 667,954 milhões de euros. De acordo com o os dados divulgados pelo Banco de …

Hamas engana soldados israelitas com fotografias de mulheres

Dezenas de soldados israelitas foram alvo de um ataque informático do Hamas, que usou fotografias de mulheres para infetar os seus telemóveis. De acordo com a BBC, o tenente-coronel Jonathan Conricus afirmou que os soldados receberam …

"Navio fantasma" dá à costa na Irlanda depois de mais de um ano à deriva

Um "navio fantasma" abandonado, que esteve mais de um ano à deriva, apareceu agora na costa de Ballycotton, uma vila costeira no condado de Cork, na Irlanda. Segundo o Irish Post, o navio MV Alta, de 77 metros …

12.º caso suspeito de coronavírus em Portugal deu negativo

O mais recente caso suspeito de coronavírus deu negativo, anunciou, esta terça-feira, a Direção-Geral da Saúde (DGS). De acordo com a Direção-Geral da Saúde, citada pelo jornal online Observador, a criança regressada da China que foi …

Vinte governadores brasileiros assinam carta com críticas a Bolsonaro

Vinte dos 27 governadores do Brasil subscreveram esta terça-feira uma carta dirigida ao Presidente do país, Jair Bolsonaro, que acusam de falta de diálogo, criticando também algumas das suas declarações públicas. "Recentes declarações de Jair Bolsonaro …

Super Bock e Sagres aliam-se em campanha contra o racismo

As duas marcas de cerveja aliaram-se numa campanha contra o racismo, depois do episódio ocorrido, no passado domingo, com Moussa Marega, no Estádio D. Afonso Henriques. "Contra o racismo, não há rivais" é o mote da …

Conselho de Disciplina abre processo disciplinar ao Vitória de Guimarães

O Conselho de Disciplina da Federação Portuguesa de Futebol (FPF) anunciou, esta terça-feira, a abertura de um processo disciplinar ao Vitória de Guimarães, devido aos insultos racistas a Moussa Marega. O avançado do FC Porto recusou-se …

Pinto da Costa confirma fim da carreira de Casillas. E diz que episódio com Marega é um caso de polícia

O presidente do FC Porto confirmou, esta terça-feira, o fim da carreira do guarda-redes espanhol, que anunciou a intenção de se candidatar à presidência da Real Federação Espanhola de Futebol (RFEF). O dirigente portista falou aos …

Águias-de-Bonelli encontradas mortas no Douro Internacional

Duas águias-de-Bonelli jovens foram encontrados mortas no Douro Internacional, após terem sido marcadas com emissores GPS em 2018 e 2019, anunciaram na segunda-feira técnicos ligados a um projeto ibérico de salvaguarda destas aves. "O facto de …

Governo ficou perto da promessa de contratar 5000 doutorados

A anterior legislatura ficou a apenas 49 contratos de cumprir a meta estabelecida pelo ministro da Ciência, Tecnologia e Educação Superior. De acordo com o jornal Público, a promessa do ministro da Ciência, Manuel Heitor, de …