/

“Por favor, não tente imprimi-lo”: o maior PDF do mundo é maior que o Universo

O programador britânico Alex Chan criou um ficheiro PDF com 37 biliões de anos-luz de largura. Tudo começou num guardanapo.

Provavelmente nunca tinha pensado nisto, mas quão grande pode ser um ficheiro PDF (Portable Document Format)?

Até há muito pouco tempo, o mais próximo de uma resposta que tínhamos a disponível no site da Adobe, e é surpreendente: 40% do tamanho da Alemanha.

Estamos a falar de uma página PDF quadrada com 381 quilómetros de lado e uma área de mais de 145 mil km2.

Mas um programador de software do Reio Unido terá ultrapassado esta loucura e criado um ficheiro PDF tão grande que desafia tudo o que podemos achar saber sobre o assunto: o seu ficheiro PDF é maior do que o Universo observável.

Tudo começou num guardanapo

Como recorda o Big Think, os PDFs nasceram da visão do co-fundador da Adobe, John Warnock, no início dos anos 90, de criar um formato de documento universal.

Dadas as limitações do formato PostScript, então usado pela Adobe como formato vetorial para descrever ficheiros, Warnock deu início ao “Projeto Camelot”, que foi inicialmente rabiscado num guardanapo — e que acabou por conduzir ao lançamento dos primeiros PDFs e do Adobe Acrobat em 1993.

O formato não ganhou imediatamente popularidade; um exemplo de adoção precoce é o do IRS norte-americano, que adotou em 1996 o uso de PDFs para documentação fiscal. E só em 2008 é que o PDF se tornou aberto ao mundo e usado por praticamente toda a gente.

Muito rapidamente, os PDFs tornaram-se uma forma útil e fácil de preservar a formatação de forma consistente em todos os dispositivos e sistemas operativos.

Aliás, atualmente, reina como um dos formatos de documentos mais omnipresentes a nível mundial — estima-se que cerca de 98% das empresas usem este formato, segundo o PDF Reader Pro.

O maior PDF do mundo

A grande maioria dos utilizadores usa PDFs com formatos de página tradicionais, como o A4 (cerca de 27 por 21 cm ) e A3, escala mais popular na Europa, ou o Legal, nos Estados Unidos

De acordo com o Documento de Especificações do PDF, as dimensões de página não são limitadas pelo formato em si, mas a Adobe impôs um limite de tamanho de 381×381 milhões de cm (cerca de 961 mil km2), a que chama “Userunit”.

Mas o programador britânico Alex Chan — bem como a aplicação Preview da Apple, usada frequentemente para editar tamanhos de fotos — não têm limites.

Numa publicação no seu blog, Chan conta que usou informação disponível sobre a estrutura interna do formato para programar manualmente um ficheiro PDF.

Ao criar o seu PDF, o programador introduziu nas especificações uma largura de página de um bilião de “Userunits”, o que, quando convertido, resulta numa página quadrada com quase 352 778 quilómetros de largura — equivalente à distância da Terra à Lua. Mas não parou por aí.

Chan foi mais longe e acabou por criar um PDF com dimensões de 37 biliões de anos-luz de largura — muito além do diâmetro estimado de 93 mil milhões de anos-luz do Universo observável.

O ficheiro, que pode ser descarregado na página de Chan (tem apenas 509 bytes), “é essencialmente espaço vazio.”Mas, na verdade, o Universo também”, brinca o programador. “Por favor, não tente imprimi-lo“, pede.

O Big Think compara a história do PDF de Chan ao conto “On Exactitude in Science”, de Jorge Luis Borges, no qual cartógrafos criam um mapa tão detalhado que se torna tão grande quanto o império que representa.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.