/

O vagalhão de Ucluelet é a maior onda de sempre

MarineLabs

A boia de sensor da MarineLabs que detectou a onda recorde perto de Ucluelet, na Colúmbia Britânica.

Não é a maior em comprimento, mas é a maior em proporção, que é o que importa para a contagem. A onda gigante tinha o triplo do tamanho das vizinhas.

O vagalhão Ucluelet, que ganhou este nome devido à proximidade dessa cidade canadiana, surgiu em 2020. Agora, foi confirmada como a mais alta “onda anómala” (“rogue wave”, em inglês) alguma vez registada.

Segundo conta a Science Alert, acredita-se que um fenómeno tão excecional só ocorre uma vez em cada 1300 anos.

O estudo publicado em 2022 na Scientific Reports mostra que esta é a maior onda “rebelde”, isto é, uma onda imprevisivelmente grande à superfície. Com “apenas” 17,6 metros de altura, já existiram ondas maiores, mas esta é a maior em comparação com as ondas “vizinhas”, que tinham um tamanho quase três vezes menor.

“Proporcionalmente, a onda de Ucluelet é provavelmente a onda rebelde mais extrema alguma vez registada”, explicou o físico Johannes Gemmrich. “Apenas algumas ondas rebeldes em estados de mar alto foram observadas diretamente, e nada desta magnitude”.

Atualmente, pensa-se que alguns navios desaparecidos nos anos 70, por exemplo, foram afundados por ondas repentinas e iminentes. Pensa-se ainda, agora, que estas ondas possam ser até quatro vezes mais altas do que se pensava.

“O nosso objetivo é melhorar a segurança e a tomada de decisões nas operações marítimas e nas comunidades costeiras através da medição generalizada das linhas costeiras do mundo”, afirmou Scott Beatty, Diretor Executivo do MarineLabs, instituto que colocou uma boia ao largo da onda para a estudar.

“Capturar esta onda única no milénio, mesmo no nosso quintal, é um indicador emocionante do poder da inteligência costeira para transformar a segurança marítima”, diz ainda.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.