Cientistas criam o maior (e mais realista) universo virtual de todos os tempos

Uma equipa de investigadores criou um universo virtual onde este é apresentado de forma mais realista. O software chama-se Uchuu — “espaço sideral”, em japonês — e está disponível gratuitamente para que qualquer pessoa que queira explorar o universo o possa fazer através do conforto de sua casa.

O software conta com 2,1 biliões de “partículas” que se inserem num cubo computacional de 9,63 bilhões de anos-luz de largura – que representa cerca de 75% da distância entre a Terra e as galáxias mais distantes que podemos observar, indica um comunicado.

O modelo simula a história do universo ao longo de um período de mais de 13 mil milhões de anos, mas examina o comportamento da matéria escura em expansão, em vez do desenvolvimento de estrelas e planetas. O software revela a evolução do universo num nível de tamanho e detalhes inconcebíveis até agora.

Devido ao alto nível de detalhes do software, os investigadores conseguiram distinguir detalhes que vão desde aglomerados de galáxias a halos de matéria escura de galáxias individuais.

“O Uchuu é como uma máquina do tempo”, referiu Julia F. Ereza, uma estudante do doutoramento do Instituto de Astrofísica Andaluzia, em Espanha, que usa o novo modelo.

“Podemos ir para frente, para trás, parar no tempo, ampliar uma única galáxia ou fazer zoom para visualizar um aglomerado inteiro. Pode-se ainda ver o que realmente está a acontecer a cada instante e em todos os lugares do Universo desde os seus primeiros dias até ao presente”, refere a aluna espanhola, citada pelo Interesting Engineering.

Este projeto só foi possível de executar devido ao supercomputador ATERUI II, que é especializado em programas astronómicos.

No entanto, o novo software incorpora um projeto tão grandioso que o supercomputador demorou um ano inteiro para analisar todos os dados e criar a simulação.

O modelo poderá ajudar os astrónomos a aprender como interpretar pesquisas de galáxias de Big Data esperadas nos próximos anos em instalações como o Telescópio Subaru e a missão espacial ESA Euclid.

O “universo virtual” está agora disponível numa nuvem e ser pode ser consultado facilmente.

O estudo foi publicado na revista Royal Astronomical Society.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Professores e alunos com doenças de risco ficam em casa - mesmo estando vacinados

Com o início do ano letivo, nem todos os alunos e professores estão de regresso às escolas. Aqueles que estão sinalizados como doentes de risco vão manter o acesso aos regimes excecionais, aprovados por causa …

Já é possível extrair lítio dos resíduos da produção de combustíveis fóssil

Investigadores norte-americanos descobriram uma forma de extrair lítio de forma sustentável, através das águas residuais da produção de combustíveis fósseis. Graças à sua utilização em dispositivos eletrónicos, o lítio é um elemento cada vez mais procurado, …

Ministro do Ambiente visita Moçambique com dois milhões e projetos de cooperação na carteira

O ministro do Ambiente e da Ação Climática português inicia quarta-feira uma visita a Moçambique, onde irá contactar com projetos apoiados por Portugal e anunciar investimentos ao nível da cooperação na ordem dos dois milhões …

Governo espanhol avança com "plano de choque" para reduzir tarifas de eletricidade

Ministros do Governo de Sanchéz (PSOE) afirmam que o conjunto de medidas apresentadas conseguirão reduzir a fatura da eletricidade para os consumidores em 12% e reiteram a promessa feita de que o ano de 2021 …

Textor suspende compra de acções da Benfica SAD após dúvidas do clube (e Vieira diz que não recebeu a carta)

O empresário norte-americano John Textor anunciou que suspendeu o acordo com José António dos Santos, o "Rei dos Frangos", para a compra de 25% das acções da SAD do Benfica, até à realização das eleições …

Governo trava duplo combate à esquerda (e, em ano de eleições, há muitos "nós" para desatar)

Em ano de eleições autárquicas, com o PS a visar a manutenção da maioria das Câmaras do país, o Governo socialista enfrenta um duplo combate com os parceiros de esquerda, com a revisão da lei …

Porto quer nova companhia para substituir a TAP — e já enviou proposta para Bruxelas

A Associação Comercial do Porto (ACP) enviou uma proposta para Bruxelas a defender a "criação de uma nova companhia aérea para voos intercontinentais a partir de Lisboa e o apoio à captação de rotas para …

Mais de 84% dos jovens dos 12 aos 17 anos com pelo menos uma dose da vacina

Mais de 84% dos jovens entre os 12 aos 17 anos já receberam pelo menos uma dose da vacina contra a covid-19, segundo dados da task force que coordena o processo de vacinação. Na segunda-feira, "cerca …

Seguido pelo Benfica, David Luiz explica porque assinou pelo Flamengo

David Luiz deu uma nega ao SL Benfica e optou pelo Flamengo. O defesa-central de 34 anos explicou a decisão que tomou de regressar ao Brasil. O Flamengo oficializou a contratação de David Luiz no sábado, …

Estatísticas apontam as duas melhores cidades para viver e fazer negócios (e a pior na gestão da pandemia)

Segundo a sétima edição do ranking elaborado pela Bloom Consulting, Porto e Lisboa são os melhores municípios para viver, para visitar e para fazer negócios. Já Albufeira é o concelho pior no que diz respeito …