O maior sítio arqueológico submerso do mundo é no México (e está a surpreender os especialistas)

Uma equipa de especialistas está a explorar há cerca de quatro anos o Grande Aquífero Maia, localizado no México, e tem feito descobertas surpreendentes que vão desde numerosos sítios arqueológicos a vestígios de homens primitivos. 

Durante a expedição, que é a maior investigação subaquática já levada a cabo no país, os cientistas ficaram surpreendidos com a extensão do Grande Aquífero Maia.

“Sabíamos que existia um aquífero natural debaixo da Península que inclui os estados mexicanos de Yucatán, Campeche e Quintana Roo, mas uma das missões [da investigação] passava por caracterizá-lo primeiro com um nome, mas as descobertas que fizemos mostram que a sua dimensão é muito maior do que pensávamos, são milhares de quilómetros de cavernas inundadas com água doce”, disse Guillermo de Anda, diretor do projeto Grande Aquífero Maia (GAM), em declarações ao El Universal.

“No estado de Quintana Roo, por exemplo, encontramos a conexão de dois grandes sistemas de cavernas – Sac Aktún e Ox bel ha – com os quais conseguimos encontrar a maior caverna inundada do mundo, com 379 quilómetros”, exemplificou.

A Península de Yucatán engloba os estados de Yucatán, Quintana Roo e Campeche, bem como partes do Belize e da Guatemala, tal como recorda a National Geographic.

Mas não foi só a dimensão do aquífero que fascinou os cientistas: foram ainda encontrados vários sítios arqueológicos submersos repletos de vestígios de homens primitivos.

“Encontramos um grande número de sítios arqueológicos, isto é, há evidências para indicar que se trata do maior sítio arqueológico submerso do mundo“, disse Guillermo de And em declarações ao portal Russia Today.

“Há muitos objetos e ossos (…) temos vestígios do Pleistoceno, animais extintos, cerca de 12 vestígios de homens primitivos na Península, numa área em que não eram até agora considerados. São ótimas notícias”, considerou o especialista.

Só na caverna de Sac Aktún, apontou como exemplo, foram encontrados 200 sítios arqueológicos com traços da mítica cultura maia e até da época colonial.

Lar dos organismos vivos mais antigos da Terra

O projeto, que não conta com financiamento do Governo do México, focou-se inicialmente no ramo da Arqueologia, mas foi necessário abri-lo a outras disciplinas.

“Quando vi a extensão e a quantidade de material arqueológico, percebi que era difícil encontrar explicações recorrendo apenas à Arqueologia. Por isso, hidro-geólogos, biólogos e outros especialistas foram adicionados à investigação para tentar melhor compreender e interpretar este aquífero complexo.

O aquífero, um dos maiores e mais complexos do mundo, é um conector de ecossistemas em risco, fonte vital para a população da região e conserva ainda importante material arqueológico e paleontológico. “Acreditamos que se trate de um aquífero com milhares de quilómetros. Além do material arqueológico e geológico, estamos a tentar melhor compreender a conformação da Península, estamos a encontrar indicações dos organismos vivos mais antigos da Terra”, afirma o especialista.

Base da vida na Península

No fim do mês de novembro, foram apresentados alguns dos resultados da investigação, que conta com 14 especialistas residentes e um grande número de exploradores e estudantes voluntários. “Tentamos abordar o Governo através de várias instâncias, mas, até agora, não fomos tão bem-sucedidos como gostaríamos”, disse De Anda.

Grande parte do financiamento é da National Geographic, contando o projeto com o apoio de outras instituições como a Universidade Nacional Autónoma do México e a Universidade Tecnológica da Riviera Maya.

No início de 2018, De Anda frisava ao jornal espanhol El País que este é o o maior e “mais importante” local arqueológico submerso do mundo, frisando que o sistema é um “túnel do tempo”, que nos pode transportar em alguns casos para entre 12 mil a 10 mil anos atrás”.

Segundo De Anda, o grande objetivo do projeto passa por cuidar, preservar, explorar e, sobretudo, preservar o Grande Aquífero Maia. Afinal, trata-se da base da vida na Península mexicana, destaca por fim o especialista.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

A Terra em 4K. Empresa vai transmitir vídeos do Espaço em tempo real

A empresa Momentus assinou um novo contrato que fornecerá transporte e implementação no Espaço para a Sen, uma empresa britânica que está atualmente a construir um serviço de streaming de vídeo 4k e em tempo …

Hertz abre falência nos Estados Unidos, mas sobrevive em Portugal

O presidente executivo da Hertz Portugal afirmou esta quarta-feira que, apesar do inevitável “dano reputacional”, a falência da empresa nos EUA não afeta a sua atividade no país, onde opera de forma “independente” em regime …

Sintomas da doença de Lyme podem ser perigosamente confundidos com covid-19

Alguns dos sintomas característicos da doença de Lyme podem ser confundidos com covid-19. Isto pode trazer sérias consequências devido ao diagnóstico tardio da doença. Quando doenças semelhantes a uma gripe se desenvolvem em pessoas que passam …

Revelada a lotação máxima de várias praias portuguesas

Em contexto de pandemia de covid-19, o número de banhistas que pode entrar numa determinada praia será controlado. Foi revelada a lotação máxima das praias para as regiões do Algarve (Barlavento e Sotavento) e de …

Café na Coreia do Sul contrata um robô-barista para evitar a propagação da covid-19

O café Daejon, na Coreia do Sul, "contratou" um barista-robô para servir bebidas aos seus clientes, tentando evitar assim a propagação da pandemia de covid-19, que já matou mais de 350 mil pessoas em todo …

Incêndios: PSD aponta falta de meios aéreos e avisa que covid-19 não justifica atrasos

O PSD apontou hoje falta de meios aéreos de combate a incêndios no terreno e acusou o Governo de ter ficado "aquém" nas reformas e mudanças na floresta, avisando que a pandemia de covid-19 não …

Lançamento da SpaceX adiado devido ao mau tempo

O lançamento da SpaceX, que estava previsto para hoje, foi adiado devido às condições meteorológicas. Haverá uma nova tentativa no sábado, às 20h22 de Lisboa. O esperado era que a SpaceX lançasse esta quarta-feira dois astronautas …

"Não consigo respirar". Protestos nos EUA pela morte de homem negro às mãos da polícia

Milhares de pessoas protestaram, esta terça-feira à noite, em Minneapolis, cidade no estado norte-americano do Minnesota, contra a morte de George Floyd, um homem negro que acabou por falecer depois de um episódio com a …

Um em cada três americanos não acredita que o azeite vem das azeitonas

Um terço dos norte-americanos entrevistados numa sondagem disse não acreditar ou não ter certeza de que o azeite vem das azeitonas. O produto alimentar é usado por menos de metade das famílias do país. Uma sondagem …

A pandemia separou casais de namorados. Dinamarca abre fronteiras a quem prove estar numa relação

Esta segunda-feira, a Dinamarca diminuiu o controlo na fronteira com outros países nórdicos e com a Alemanha para que casais transfronteiriços, separados pela pandemia, se reencontrem. A partir desta segunda-feira, os casais separados pela pandemia podem …