O maior elevador panorâmico do mundo tem vista para os cenários de Avatar

Com o recente lançamento de fotografias subaquáticas dos bastidores do Avatar 2 e a notícia de que Avatar 3 está quase a terminar as filmagens, não há melhor momento para revisitar o parque nacional que muitos acreditam ter inspirado o cenário do filme original.

O elevador externo mais alto do mundo tem 326 metros, mora no Parque Florestal de Zhangjiajie, no centro da China, e proporciona uma vista incrível sobre as paisagens que inspiraram o filme Avatar, de James Cameron.

De acordo com a CNN, as três cabines panorâmicas movem-se a uma velocidade que pode chegar a 5 metros por segundo, o equivalente a 18 quilómetros por hora, e cada uma consegue transportar até 46 visitantes. A viagem dura 88 segundos.

Esta obra da engenharia foi reconhecida em 2015 pelo Guinness Book of Records como “o elevador externo mais alto do mundo”.

Na encosta de um penhasco, o elevador serve como uma porta de entrada para algumas das principais atrações do parque, como o Golden Whip Stream, Tianzi Mountain e vistas do Southern Pillar of Heaven – que mais tarde foi batizado de “Hallelujah Mountain” em homenagem ao filme Avatar.

O elevador Bailong (“Cem dragões”, em chinês) foi inaugurado em 2002 e localiza-se na província montanhosa de Hunan, especificamente na área da cidade de Wulingyuan. “Construímos o elevador, porque a topografia do local realmente se presta a este meio de transporte”, disse Liu Jie, diretor da empresa que opera o elevador.

“Antes havia apenas um teleférico com capacidade muito limitada, e os turistas tinham que esperar muito”, ou subir a pé, o que “leva três horas”, acrescentou.

Wulingyuan cobre uma área de 26.000 hectares, na qual existem cerca de 3.000 pináculos rochosos, e faz parte do património mundial da UNESCO desde 1992.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Relatório dos Sistemas de Saúde arrasa gestão da pandemia

O Relatório de Primavera 2021, do Observatório Português dos Sistemas de Saúde, critica a gestão da pandemia em Portugal, salientando que "não estamos a aprender ainda, com a experiência da pandemia, aquilo que seria necessário …

Líderes independentistas catalães já começaram a sair da prisão

Os nove líderes independentistas catalães que receberam o indulto do Governo espanhol começaram, esta quarta-feira, a sair das prisões onde se encontravam. A ex-presidente do parlamento regional Carme Forcadell foi a primeira a abandonar o estabelecimento …

Afinal, Bruxelas não vai restringir conteúdos britânicos na TV e no streaming

A Comissão Europeia desmentiu o facto de estar a ser preparada uma alteração legislativa para restringir a difusão de conteúdos audiovisuais produzidos no Reino Unido na programação das estações televisivas ou nas plataformas de streaming …

Altice culpa ANACOM e Governo por despedimento colectivo (e ameaça deixar Portugal)

A Altice anunciou o despedimento colectivo de quase 300 trabalhadores depois das saídas de cerca de mil funcionários por mútuo acordo. Mas admite que continua a ter colaboradores "dispensáveis" e deixa o alerta de que …

PCP encerra jornadas parlamentares com sete páginas de críticas ao Governo

Sete páginas do discurso de encerramento das jornadas parlamentares do líder parlamentar do Partido Comunista Português (PCP), João Oliveira, foram dedicadas às queixas contra o Governo e o PS. As jornadas parlamentares do PCP terminaram com …

Um terço dos internados em UCI em Lisboa estava vacinado com a primeira dose

Cerca de um terço dos doentes com covid-19 internados em unidades de cuidados intensivos (UCI) na região de Lisboa e Vale do Tejo (LVT) já estava vacinado com a primeira dose quando deu entrada no …

Fernando Santos admitiu mudanças. Eis as mexidas que podem acontecer no "onze"

Fernando Santos admitiu promover alterações no onze inicial de Portugal frente à França. Eis a equipa que pode entrar em campo logo à noite. A derrota por 2-4 frente à Alemanha, no segundo jogo da fase …

MP pede pena de prisão efetiva entre dois e três anos para Armando Vara

O Ministério Público (MP) pediu, esta quarta-feira, a condenação de Armando Vara a uma pena efetiva próxima dos três anos de prisão por um crime de branqueamento de capitais, do qual foi pronunciado em processo …

Imunidade de grupo poderá ser atrasada. Jovens com mais de 18 anos vacinados a partir de 4 de julho

Henrique Gouveia e Melo, coordenador da task force para o Plano de Vacinação contra a covid-19, admitiu um atraso de até 15 dias na meta de 70% de população vacinada com a primeira dose, devido …

Supremo espanhol ordena libertação imediata dos nove políticos catalães

O Supremo Tribunal espanhol ordenou, esta quarta-feira, a libertação imediata dos nove líderes independentistas catalães condenados pela tentativa separatista de 2017, depois de o Governo ter concedido um indulto por "razões de utilidade pública". Segundo a …