O maior contrato de sempre no desporto não é bem o maior contrato de sempre no desporto

Shohei Ohtani fica ligado aos Dodgers até 2033 e vai receber 33 mil euros por jogo. Os 650 milhões totais podem enganar.

Shohei Ohtani vai entrar para a história do desporto. Ou melhor, já entrou neste sábado, a partir do momento em que assinou contrato com os Los Angeles Dodgers, equipa de basebol dos EUA.

O contrato é válido até 2033 e o valor total do acordo é 700 milhões de dólares (650 milhões de euros).

São 65 milhões de euros por ano, 5.4 milhões de euros por mês. 33 mil euros por jogo, em média.

De acordo com o Financial Times, este será o contrato com valores mais altos de sempre numa modalidade colectiva.

No entanto, os 650 milhões “enganam” um pouco. De facto, é o valor global mais elevado de sempre acordado de uma só vez, entre jogador e equipa.

O portal dos Jogos Olímpicos lembra que este valor supera os 630 milhões de euros do contrato de Kylian Mbappé no Paris Saint-Germain, assinado no ano passado.

No entanto, esses 630 milhões são pagos em apenas três anos, o que significa que o futebolista francês recebe 210 milhões de euros por ano – é o triplo dos 65 milhões anuais de Shohei.

Refira-se que a seguir a Ohtani e a Mbappé aparecem Lionel Messi (Barcelona) e Cristiano Ronaldo (Al-Nassr), respectivamente nos terceiro e quarto lugares dos valores totais e igualmente bem acima do salário anual do reforço dos Dodgers.

Além disso, a ESPN indica que o contrato tem diversos mecanismos para adiar pagamentos ao jogador, fazendo com que o valor seja distribuído além dos 10 anos previstos no acordo. É uma forma de suavizar o impacto na folha salarial dos Dodgers e as taxas que iriam pagar por exceder os limites salariais recomendados pela MLB.

Shohei Ohtani é um japonês de 29 anos e joga basebol. Já vem de família: o pai jogou a mesma modalidade, a nível amador, enquanto trabalhava numa fábrica de automóveis.

Veio para a Major League Baseball há cinco anos e, entretanto, tornou-se num dos melhores jogadores do mundo da modalidade.

O Shotime – alcunha que entretanto ganhou – é comparado aos melhores de sempre (sobretudo ao eterno Babe Ruth) e foi eleito o jogador mais valioso do campeonato neste ano e em 2021.

Conseguiu 62 home runs só na época passada e consegue lançar uma bola a 160 quilómetros por hora.

Já agora, assinou contrato com os Los Angeles Dodgers depois de seis épocas seguidas ao serviço dos… Los Angeles Angels. Os vizinhos e rivais da sua nova equipa.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.