A banda desenhada pode ter sido inventada pelos Maias

Se um dia tiver a sorte de manusear um autêntico vaso da civilização Maia, vai reparar em algo intrigante: o objecto é normalmente decorado com desenhos e textos que contam uma história à medida que é girado.

As cenas recriam situações cómicas ou surreais, com o uso de recursos gráficos para dar movimento e acção aos personagens – nada muito diferente das histórias de banda desenhada de hoje em dia.

Muito além de se tratar apenas de um passatempo divertido, este tipo de utensílio era bastante cobiçado e costumava servir de moeda de troca em difíceis negociações políticas ou formações de alianças na América Central do período entre 600 e 900 d.C..

“Era a forma de arte mais elevada que se conhecia”, explica o linguista Soren Wichmann, da Universidade de Leiden, na Holanda, citado pela BBC.

“Tratava-se de uma forma altamente valorizada de se contar histórias, enquanto hoje os quadradinhos muitas vezes são encarados com uma arte menor”, acrescenta.

Wichmann escreveu sobre o assunto num artigo académico intitulado “Os Primeiros Quadradinhos da América”, e que agora adaptou como capítulo no livro americano “The Visual Narrative Reader” (“O leitor de Narrativas Visuais”, em tradução literal).

Justin Kerr / BBC

Desenhos em cerâmica dos Maias podem ser primeira banda desenhada conhecida

Desenhos em cerâmica dos Maias podem ser primeira banda desenhada conhecida

Segundo o estudioso, os desenhos dos Maias apenas mostravam cenas de histórias já conhecidas, transmitindo a ideia de que os “leitores” já conheciam a trama principal – algo diferente dos quadradinhos de hoje.

Humor e movimentos

É claro que contar histórias de uma maneira visual é algo que também pode ser observado nas pinturas encontradas nas cavernas pré-históricas. Mas o que realmente chama a atenção na arte dos Maias é a sua semelhança com a maneira como os desenhadores modernos representam elementos como texto, movimentos, sensações, emoções e até humor.

“É possível ver todos esses mecanismos juntos, aproximando-se de algo que é muito semelhante às histórias em quadradinhos”, explica o especialista.

Surpreendido com estes estranhos paralelos? Neil Cohn, cientista cognitivo da Universidade da Califórnia, em S. Diego, e editor de The Visual Narrative Reader, argumenta que a comunicação através de uma narrativa visual é tão natural quanto a fala ou a gesticulação, tanto que deveria ser considerada uma forma de linguagem.

Para ele, assim como os idiomas falados, cada narrativa visual evoluiu para criar o seu próprio vocabulário e a sua própria gramática.

Isso pode ser notado em todo o mundo. Cohn descobriu que os quadradinhos americanos e os mangas japoneses seguem regras distintas quando constroem as suas histórias. Já os aborígenes Arrernte, da Austrália, adoptam uma série de sinais complexos que desenham na areia durante uma narrativa oral que segue uma “gramática” diferente.

Por isso, mesmo que os desenhos dos Maias se pareçam com os quadradinhos modernos, têm as suas próprias convenções.

Mas outras semelhanças chamaram a sua atenção, como por exemplo o uso de metáforas visuais como o fogo, que até hoje é usado para representar uma emoção.

“O facto de a raiva ser associada ao fogo nas narrativas Maias e também nos quadradinhos modernos revela como concebemos esse tipo de ideia abstracta”, afirma.

ZAP / BBC

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

FCSH diz que "não existe matéria que comprometa a integridade" do CV de Raquel Varela

O Conselho Científico da FCSH da Universidade Nova de Lisboa diz que não há "matéria que comprometa a integridade" do CV da investigadora Raquel Varela. A investigadora Raquel Varela viu-se envolvida numa polémica depois de ter …

Mexidas no PSD já se fazem sentir no pagamento de quotas dos militantes

Para além de no Conselho Nacional se ter superiorizado a Rio com os conselheiros a chumbarem o adiamento das eleições internas, Rangel conseguiu outra vitória que passou despercebida a alguns: o prolongar de prazos das …

No Reino Unido, o aumento de infeções está a causar preocupação. O que explica este cenário?

No Reino Unido, os casos e internamentos estão a subir, sendo que alguns especialistas já apelam a um regresso de algumas restrições antes do inverno. Mas o que pode estar a causar este aumento dos …

Flamengo acelera compra do Tondela e planeia chegar à Champions em sete anos

O Flamengo quer concluir a compra do Tondela até ao final do ano e planeia levar o clube à Liga Europa dentro de quatro anos e à Champions dentro de sete a oito anos. Num modelo …

Há hospitais em "estado de calamidade" por todo o país

Os presidentes das secções regionais da Ordem dos Médicos consideram que a situação que o SNS ultrapassa atualmente não é nova e que é culpa da "ausência de liderança por parte da tutela". A situação de …

O internacional português Cristiano Ronaldo a festejar um golo.

"O Teatro dos Sonhos está a arder" e Ronaldo foi o piromaníaco da reviravolta

Cristiano Ronaldo fez o golo que deu a vitória ao Manchester United, esta quarta-feira, frente à Atalanta. Bruno Fernandes também esteve em destaque. O Manchester United recebeu e venceu a Atalanta por 3-2, num jogo que …

Restos mortais encontrados junto a pertences do namorado de Petito em parque da Flórida

O FBI divulgou esta quarta-feira que foram encontrados restos mortais junto a alguns pertences do namorado de Gabby Petito. Brian Laundrie continua desaparecido desde setembro. Segundo noticia a Reuters, a descoberta ocorreu no Parque Ambiental Myakkahatchee …

Costa arrasa modelo de leilão do 5G "inventado" pela Anacom: é o "pior possível"

O primeiro-ministro considerou esta quarta-feira que o modelo de leilão para a quinta geração de comunicações móveis (5G) “inventado pela Anacom” é o “pior possível”, razão pela qual está a provocar um “atraso imenso” ao …

Lope Martín: O marinheiro afro-português que "abriu" o Pacífico e foi apagado da História

Lope Martín foi um marinheiro afro-português, injustamente acusado de traição, que foi primeiro a navegar das Américas para a Ásia e voltar. Entre 1415 e 1543, uma série de conquistas foram feitas por Portugal em viagens …

A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen

Estado de Direito na Polónia ameaça tornar cimeira da UE "numa das mais difíceis"

A situação do Estado de direito na Polónia ameaça perturbar uma cimeira que tem uma agenda oficial já muito carregada. Os líderes da União Europeia (UE) reúnem-se em Bruxelas numa cimeira com uma agenda preenchida, dominada …