Magistrado condenado por corrupção foi colocado num tribunal dos Açores (e é uma “vergonha” e uma “piada”)

Mário Cruz / Lusa

O arguido e ex-procurador do Ministério Público Orlando Figueira, à chegada para julgamento da Operação Fizz.

A colocação do magistrado Orlando Figueira que foi condenado a 6 anos de prisão por crimes de corrupção, no Tribunal de Execução de Penas de Ponta Delgada, nos Açores, está a motivar uma onda de piadas na Internet, com o deputado do PS Filipe Neto Brandão a desabafar que é “uma vergonha” e uma “indignidade”.

Orlando Figueira foi condenado, em Dezembro de 2018, a 6 anos e 8 meses de prisão efectiva, no âmbito do processo da Operação Fizz, sendo considerado culpado de ter recebido mais de 790 mil euros para arquivar dois processos do ex-vice presidente de Angola, Manuel Vicente. O magistrado recorreu da decisão para o Tribunal da Relação de Lisboa que ainda não se pronunciou. Deste modo, a execução da pena de prisão ficou suspensa.

Peculiar é que Orlando Figueira tenha sido colocado no Tribunal de Execução de Penas de Ponta Delgada. A situação está a dar azo a muitas piadas nas redes sociais e levou o deputado do PS Filipe Neto Brandão a lamentar, numa publicação no Facebook, que se trata de “uma vergonha e uma indignidade”.

“Portugal é, muito provavelmente, o único país do mundo (confesso que não consegui obter informação relativa à Papuásia Nova-Guiné) onde um procurador condenado judicialmente por corrupção é colocado num tribunal de execução de penas (deve ter sido para fazer a suposta piada melhor, só pode)”, afiança o presidente da Comissão de Orçamento e Finanças.

“Essa originalidade portuguesa não prestigia ninguém, nem o Conselho Superior do Ministério Público nem, muito menos, o país”, conclui Filipe Neto Brandão.

Orlando Figueira estava a gozar uma licença sem vencimento, mas, já depois da condenação, pediu ao Conselho Superior do Ministério Público a sua reintegração, alegando precisar de meios de subsistência. Ele esteve suspenso de funções durante algum tempo, mas ainda assim foi recebendo ordenado, embora não tivesse comarca atribuída.

Agora, o órgão máximo do Ministério Público colocou-no Tribunal de Execução de Penas de Ponta Delgada, o que, para muitos, soa a piada só por si.

ZAP //

PARTILHAR

6 COMENTÁRIOS

  1. Tugal deve ser o paraíso dos bandidos de colarinho branco. Que o digam os tipos dos submarinos, Technoforma, Pavilhão da Expo, etc., podia ficar aqui até ao Natal a escrever os crimes desses e de outros bandidos.

RESPONDER

Portugal tem de ser "implacável" no combate à corrupção, diz Santos Silva

O ministro dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva, assegurou na terça-feira que o Governo vai continuar a aprofundar a cooperação com Angola, a respeitar a independência judicial e "não ser precipitado a tirar conclusões", após as …

Ministério das Finanças já admite “documento de trabalho” sobre injeção no Novo Banco

Depois de negar ter recebido uma proposta do Banco de Portugal (BdP) com a hipótese de uma injeção final de 1,4 mil milhões no Novo Banco, o Ministério das Finanças, liderado por Mário Centeno, já …

Lobo d'Ávila: "No dia em que quisermos ser um Chega II não seremos o CDS"

O candidato à liderança do CDS Filipe Lobo d’Ávila acha que o partido “não deve cair na tentação” nem cometer o “erro tremendo” de tornar-se num “Chega II”, porque há “um mundo de diferenças” entre …

Em busca da câmara oculta. Cientistas querem voltar a "bombardear" a Grande Pirâmide de Gizé com raios cósmicos

Uma equipa de cientistas quer "bombardear" a Grande Pirâmide de Gizé, no Egito, com raios cósmicos para confirmar a existência de uma câmara interna, detetada numa outra investigação anterior. A informação é avançada pelo portal …

Primo de Sócrates garante que o dinheiro que tinha nas contas era seu

José Paulo Pinto de Sousa, primo de José Sócrates e arguido na Operação Marquês, afirmou ao juiz que era dono do dinheiro que o Ministério Público diz pertencer ao antigo primeiro-ministro, segundo fonte ligada ao …

Telemóvel de Jeff Bezos terá sido hackeado por príncipe herdeiro saudita

O telemóvel do dono da Amazon Jeff Bezos terá sido hackeado pelo príncipe da coroa saudita Mohammed bin Salman em maio de 2018, revela uma investigação do The Guardian. O multimilionário norte-americano Jeff Bezos, CEO da …

"Muu". O mugido de uma vaca pode revelar como se sente

https://vimeo.com/386240607 Ao ouvido humano, os mugidos parecem indistintos. No entanto, um estudo recente revelou que cada vaca tem a sua própria voz - e esta persiste em inúmeras situações. De acordo com um estudo recente, levado a …

Aeroporto do Montijo avança com luz verde da Agência Portuguesa do Ambiente

O projeto do novo aeroporto no Montijo, na margem sul do Tejo, recebeu esta terça-feira uma decisão favorável condicionada em sede de Declaração de Impacte Ambiental (DIA), anunciou a Agência Portuguesa do Ambiente (APA). Em comunicado, …

Vírus da China faz nona vítima mortal. Já há casos em Macau e nos Estados Unidos

O número de mortes causadas por um novo tipo de pneumonia na China subiu esta quarta-feira para nove, com a morte de mais três pacientes, enquanto o número total de infetados é já superior a …

A cura para todos os tipos de cancro pode estar no nosso sistema imunitário

Em laboratório, uma equipa de cientistas da Universidade de Cardiff, no Reino Unido, conseguiu usar células do nosso próprio corpo para matar células cancerígenas. O nosso sistema imunitário é a defesa natural do nosso organismo contra …