Máfia da amêijoa ganha mais de meio milhão de euros em apenas 6 meses

O contrabando de amêijoa apanhada ilegalmente tem gerado lucros de milhões de euros e movimentado uma rede organizada que se pode comparar a uma verdadeira máfia, com a intervenção até de traficantes de droga.

O Serviço de Investigação Criminal da Polícia Marítima (PM) de Lisboa acusou mais de 10 pessoas no âmbito de uma investigação em torno da apanha ilegal de amêijoa, especialmente nas zonas do estuário do Tejo e das rias Formosa e de Aveiro, noticia o Jornal de Notícias.

Estão envolvidas, pelo menos, cinco empresas, algumas ligadas ao sector da venda de marisco, outras apenas de fachada, vários empresários e até dois conhecidos traficantes de droga da Margem Sul do Tejo, de acordo com os dados do diário.

O negócio seria tão organizado que se pode falar de uma verdadeira máfia com controle da apanha da amêijoa, da mão de obra, da gestão dos barcos para o transporte e do armazenamento e contrabando para Espanha, destaca o JN.

A polícia terá também apreendido falsos certificados de origem e documentos com selo branco falsificado, o que atesta a força da organização.

Os lucros gerados são avultados, bem como os prejuízos para o Estado e para os empresários de marisco e de depuração que actuam no mercado devidamente legalizados.

Uma das empresas envolvidas neste negócio ilegal de amêijoa terá lucrado meio milhão de euros em apenas seis meses, sem qualquer imposto pago, conforme dados da Polícia Marítima citados pelo JN.

As sanções penais pouco severas, que prevêem um máximo de três anos de prisão, potenciam o interesse pela apanha ilegal de amêijoa.

Além de crimes de contrabando e fraude, os envolvidos neste processo respondem ainda pelo crime de atentado à saúde pública, por o armazenamento e transporte da amêijoa clandestina não cumprir as normas de higiene e segurança.

ZAP

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Lamento tamanha burrice, conheço alguém que trabalha na EDP que consegue sozinho ganhar mais que esta gente toda junta. Já experimentaram enviar um currículo para lá, as condições incluem carro, gabinete com ar condicionado, molhar os pezinhos só durante as férias, etc, etc, etc, e ainda dá direito a uma reforma jeitosita, se não forem aceites tentem na TAP ou na PT.

RESPONDER

Porsche e Boeing unem-se em projeto de táxi aéreo premium

A Porsche e a Boeing estão a unir esforços para explorar o mercado de mobilidade área urbana. Aproveitando os seus pontos fortes, as duas empresas prometem desenvolver um táxi aéreo para o futuro. Numa verdadeira fusão …

Fotografia com pombos? Na Tailândia, há "profissionais" contratados para assustá-los

A área de uma das portas da cidade, Tha Pae, parte do que resta da muralha vermelha que protegia a cidade antiga em Chiang Mai, na Tailândia, é uma das maiores atrações turísticas locais. Os turistas …

Sky News lança canal sem qualquer notícia sobre o Brexit

O canal Sky News Brexit-Free foi esta quarta-feira para o ar às 17h horas, sendo que os seus programas serão transmitidos até às 22h, de segunda a sexta-feira. O grupo de televisão britânico Sky vai lançou …

Vacina contra o cancro da mama pode estar disponível dentro de 8 anos

Investigadores da Clínica Mayo desenvolveram uma vacina contra o cancro ovário e da mama que poderá estar disponível comercialmente dentro de apenas oito anos. A ideia da vacina é estimular o próprio sistema imunológico dos pacientes …

Busca pelo avião de Amelia Earhart só encontrou chapéus, detritos de um naufrágio e uma lata de refrigerante

A mais recente busca pelos restos do avião de Amelia Earhart, a famosa aviadora americana que desapareceu sobre o Pacífico em 1937, terminou sem resultados. De acordo com o jornal norte-americano The New York Times, a investigação …

Protestos em Hong Kong. LeBron acusado de apoiar regime chinês

A super estrela do basquetebol LeBron James juntou-se à polémica entre a NBA e a China, após apelidar de “mal-informado” o treinador dos Houston Rockets, Daryl Morey, que expressou apoio aos manifestantes em Hong Kong …

Acordo para o Brexit está "prestes a ficar fechado"

A chanceler alemã, Angela Merkel, e o Presidente francês, Emmanuel Macron, disseram esta quarta-feira que um acordo para o Brexit está em finalização e poderá ser apresentado quinta-feira para aprovação no Conselho Europeu. "Quero acreditar que …

Em Chernobyl, estão a desaparecer "as memórias que as pessoas deixaram para trás"

Chernobyl é, atualmente, a maior atração internacional da Ucrânia e o novo presidente, Volodymyr Zelenski, já apresentou um projeto para trazer ainda mais turistas. No entanto, estão a desaparecer "as memórias que as pessoas deixaram …

Huawei afirma que a tecnologia 6G vai estar disponível daqui a 10 anos

O CEO da Huawei, Ren Zhengfei, assinalou, durante uma entrevista à CNBC, que a sua empresa está a trabalhar em redes móveis 6G, que estarão completamente desenvolvidas daqui a 10 anos.   "Trabalhámos em 5G e 6G …

Nazismo e comunismo classificados em pé de igualdade pelo Parlamento Europeu

No passado dia 19 de setembro, a União Europeia colocou comunismo e nazismo em pé de igualdade, depois de aprovar no Parlamento Europeu uma resolução condenando ambos os regimes por terem cometido "genocídios e deportações …