Máfia da amêijoa ganha mais de meio milhão de euros em apenas 6 meses

O contrabando de amêijoa apanhada ilegalmente tem gerado lucros de milhões de euros e movimentado uma rede organizada que se pode comparar a uma verdadeira máfia, com a intervenção até de traficantes de droga.

O Serviço de Investigação Criminal da Polícia Marítima (PM) de Lisboa acusou mais de 10 pessoas no âmbito de uma investigação em torno da apanha ilegal de amêijoa, especialmente nas zonas do estuário do Tejo e das rias Formosa e de Aveiro, noticia o Jornal de Notícias.

Estão envolvidas, pelo menos, cinco empresas, algumas ligadas ao sector da venda de marisco, outras apenas de fachada, vários empresários e até dois conhecidos traficantes de droga da Margem Sul do Tejo, de acordo com os dados do diário.

O negócio seria tão organizado que se pode falar de uma verdadeira máfia com controle da apanha da amêijoa, da mão de obra, da gestão dos barcos para o transporte e do armazenamento e contrabando para Espanha, destaca o JN.

A polícia terá também apreendido falsos certificados de origem e documentos com selo branco falsificado, o que atesta a força da organização.

Os lucros gerados são avultados, bem como os prejuízos para o Estado e para os empresários de marisco e de depuração que actuam no mercado devidamente legalizados.

Uma das empresas envolvidas neste negócio ilegal de amêijoa terá lucrado meio milhão de euros em apenas seis meses, sem qualquer imposto pago, conforme dados da Polícia Marítima citados pelo JN.

As sanções penais pouco severas, que prevêem um máximo de três anos de prisão, potenciam o interesse pela apanha ilegal de amêijoa.

Além de crimes de contrabando e fraude, os envolvidos neste processo respondem ainda pelo crime de atentado à saúde pública, por o armazenamento e transporte da amêijoa clandestina não cumprir as normas de higiene e segurança.

ZAP

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Lamento tamanha burrice, conheço alguém que trabalha na EDP que consegue sozinho ganhar mais que esta gente toda junta. Já experimentaram enviar um currículo para lá, as condições incluem carro, gabinete com ar condicionado, molhar os pezinhos só durante as férias, etc, etc, etc, e ainda dá direito a uma reforma jeitosita, se não forem aceites tentem na TAP ou na PT.

RESPONDER

Sonda passa ao lado de Vénus, tira-lhe uma fotografia e surpreende cientistas da NASA

A imagem obtida pelo Wide-field Imager (WISPR) da Parker Solar Probe foi capturada a 12.380 quilómetros de Vénus. A Parker Solar Probe, da NASA, capturou vistas deslumbrantes de Vénus em julho de 2020. O alvo da …

Cientista descobre espécie extinta de ganso através de uma pintura egípcia

Uma famosa pintura que estava originalmente no túmulo do príncipe egípcio Nefermaat levou um cientista a descobrir uma espécie de ganso já extinta. A cena "gansos de Meidum", originalmente pintada no túmulo do príncipe Nefermaat, encontra-se …

Físico cria algoritmo de IA que pode provar que a realidade é uma simulação

Hong Qin, do Laboratório de Física de Plasma de Princeton (PPPL) do Departamento de Energia dos EUA, criou um algoritmo de Inteligência Artificial que pode provar que a realidade é, na verdade, uma simulação. O algoritmo …

Quase 10 anos depois, avião de Gaddafi continua parado num aeródromo em França

Quase uma década depois de ter aterrado em solo francês, o avião presidencial do ex-ditador líbio continua parado num aeródromo no sul do país, estando no meio de vários processos judiciais que parecem não ter …

Governo recebeu 1.600 ideias para a bazuca. Costa agradece mobilização

Durante a fase de discussão pública, o Plano de Recuperação e Resiliência recebeu mais de 1.600 contribuições e mais de 65 mil consultas. O primeiro-ministro António Costa disse que, durante a fase de discussão pública, …

"Honjok" é o nome do movimento sul-coreano que reivindica a solidão

A solidão tornou-se um tema recorrente devido à pandemia de covid-19. Na Coreia do Sul, existe um movimento chamado "honjok", que promove um estilo de vida solitário. O isolamento imposto pela pandemia de covid-19 está a …

Do subsolo sírio à nomeação ao Óscar: hospitais em tempos de guerra numa "era de impunidade"

The Cave é o nome de uma produção que esteve nomeada para o Óscar de Melhor Documentário de 2020. É também o lugar onde hospitais sírios se escondem para salvar vidas longe de bombardeamentos e …

Patrícia Mamona sagra-se campeã no triplo salto em pista coberta

Esta tarde, Patrícia Mamona tornou-se a terceira atleta portuguesa a garantir a medalha de ouro para Portugal no Campeonato da Europa em pista coberta. A portuguesa Patrícia Mamona conquistou, este domingo, a medalha de ouro na …

Dias de aulas mais longos, férias mais curtas e cinco períodos. Em Inglaterra, já se equacionam formas de recuperar o tempo perdido

Há três medidas em cima de mesa que podem vir a ser adotadas para combater os atrasos na aprendizagem dos alunos. Na Inglaterra, as escolas reabrem para aulas presenciais esta segunda-feira, mas já se pensa …

Índia abre centro de bem-estar para hóspedes abraçarem vacas e "esquecerem todos os problemas"

Animais de conforto e apoio emocional são cada vez mais populares em todo o mundo. Embora a maioria das pessoas use cães ou gatos, há também algumas escolhas mais bizarras, incluindo pavões, macacos e cobras. Os …