Mãe britânica luta pelo direito da filha a morrer

A britânica Juliet Flower luta para que a sua filha tenha o direito de morrer. Rose, de dez anos, tem uma condição genética rara: é cega e não se move, o seu cérebro não amadureceu totalmente, e a menina tem convulsões todos os dias.

“Ela nunca vai melhorar. Algumas coisas não têm solução”, diz Juliet, que quer interromper a alimentação por tubo e a medicação de Rose. A menina tem um longo histórico de intervenções médicas, e uma doença recente quase a matou. “Às vezes temos que colocar tudo na balança o ver que é melhor para ela”, afirma Juliet.

Não se trata de Rose ter uma grande deficiência, ser cega, estar numa cadeira de rodas, nada disso importa, nós amamo-la. Trata-se apenas da sua saúde, do seu futuro e da sua qualidade de vida no dia a dia, não das suas deficiências.”

Agora, uma equipa de médicos precisa de analisar a situação e seguir as regras para decidir o que é melhor para a criança. Um segundo grupo de especialistas avaliará Rose, para determinar o que fazer.

Ela é linda, e nos dias bons há sorrisos”, diz Juliet. “Mas quero que as pessoas vejam para lá dos seus belos sorrisos, quero que vejam o que o seu corpo está a fazer-lhe, quero que se interroguem: o que fariam se fosse o seu filho?”.

// BBC

RESPONDER

Médicos do privado não têm obrigação legal de relatar crimes

Apenas os médicos a exercer funções em hospitais públicos terão obrigação de alertar a polícia o conhecimento ou suspeita de crimes. A informação é avançada pelo Correio da Manhã que contactou um penalista. Segundo o CM, …

Japão sob ataque. Míssil da Coreia do Norte atingiu zona económica exclusiva

Os meios de comunicação japoneses estão a avançar que a Coreia do Norte disparou um míssil sobre as águas do Japão. no início do mês, Pyongyang já tinha afirmado que realizou com sucesso o teste …

Empresa pública Águas do Norte vai gastar quase meio milhão em cartas

A Águas do Norte, empresa que trata da gestão do sistema de abastecimento de água e saneamento da região norte, contratualizou serviços postais para um ano no valor de quase meio milhão de euros. Em …

China detém 18 membros da seita que acredita que Jesus reencarnou como mulher

A polícia da China prendeu 18 pessoas suspeitas de pertencer a um culto religioso proibido no país, segundo informou a agência de notícias estatal Xinhua. Além de efetuar as recentes detenções, as autoridades também confiscaram computadores …

Publicitário que fez campanha de Passos Coelho detido na Operação Lava Jato

André Gustavo Vieira da Silva, o publicitário que dirigiu o marketing da campanha de Pedro Passos Coelho nas campanhas para as legislativas de 2011 e 2015, foi detido esta quinta-feira no Brasil, no âmbito da …

José Sócrates terá tentado "comprar" o jornal Público

José Sócrates terá tentado controlar o jornal Público, através de um esquema que passava pela venda do diário ao Grupo Lena, com Armando Vara como intermediário. Foi Paulo Azevedo, o CEO da Sonae, empresa que detém …

Tunísia aprovou lei histórica sobre a violência contra as mulheres

As tunisinas saíram à rua para comemorar um dia que fica marcado na história do país. Na Tunísia, foi aprovado por unanimidade na quinta-feira a revogação do artigo 227 do código penal que permitia ao …

Afinal somos todos migrantes extragaláticos

Astrofísicos norte-americanos descobriram que, ao contrário do que pensávamos, cerca de metade da matéria da Via Láctea pode ter vindo de outras galáxias distantes - ou seja, cada um de nós pode ser composto, em …

McCain travou a última hipótese de Trump acabar com o Obamacare

O Presidente dos Estados Unidos voltou a perder a já longa batalha para acabar com o Obamacare. Esta foi a terceira tentativa (falhada) de revogar o sistema de saúde imposto pelo ex Presidente Barack Obama. Segundo …

SIS só soube do furto em Tancos no dia seguinte (e pelos jornais)

Júlio Pereira, secretário geral do Sistema de Informações da República Portuguesa, disse aos deputados que foi informado pelo Serviço de Informações de Segurança sobre o caso de Tancos no dia seguinte. O Secretário-geral do Sistema de …