Madeira. Sondagem da RTP indica que PSD perde maioria absoluta

miguelalbuquerque.pt

Miguel Albuquerque, líder do PSD-M

De acordo com uma nova sondagem da Universidade Católica para a RTP, o PSD pode perder a maioria absoluta na Madeira, enquanto que o PS pode aumentar o número de assentos no parlamento regional.

Uma nova sondagem da Universidade Católica para a RTP, divulgada esta terça-feira, indica que o PSD poderá perder a maioria absoluta na Madeira, conseguindo 38% dos votos, o que se traduz entre 19 e 23 deputados. Atualmente, os social-democratas têm 24 assentos.

Segundo o Observador, a sondagem revela ainda que o PS sobe nas intenções de voto, com 29%, o que significa que poderá obter entre 14 e 18 deputados, um número bastante significativo se considerarmos que atualmente o Partido Socialista tem 5 assentos no parlamento regional.

Ainda assim, esta sondagem é mais feliz para os sociais-democratas quando comparada com um inquérito telefónico da Eurosondagem para o Diário de Notícias da Madeira, divulgado em 26 de julho. Nesse trabalho, o PSD e o PS surgiam muito mais próximos em intenções de voto e em número de deputados, com um intervalo entre 18 e 19 assentos para os sociais-democratas e 17-18 para os socialistas.

O CDS e o Bloco de Esquerda surgem em pé de igualdade, somando 5% cada um nas intenções de voto dos madeirenses. O CDS poderá alcançar 2 a 3 deputados, sendo que atualmente tem 7 assentos. Por sua vez, o partido Juntos pelo Povo (JPP) consegue 4%, a CDU 3% e o PAN 2%. O estreante Aliança consegue 1,5%, à semelhança do que acontece com o Partido da Terra.

As eleições regionais da Madeira estão marcadas para 22 de setembro, enquanto que as legislativas estão marcadas para o próximo dia 6 de outubro.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Brexit volta a jogar-se no Parlamento. Presidente dos Comuns poderá travar nova votação

O Governo britânico, liderado pelo primeiro-ministro Boris Johnson, vai tentar aprovar o acordo alcançado para o Brexit no Parlamento esta segunda-feira, mas o Presidente da Câmara dos Comuns pode bloquear a nova votação. O sábado passado …

Ministério Público sabia quem era o informador do caso de Tancos (mas não disse a Ivo Rosa)

O Ministério Público pediu ao juiz de instrução Ivo Rosa que autorizasse escutas telefónicas a dois suspeitos de um assalto que ainda não tinha acontecido, mas omitiu um facto. O MP, de acordo com o semanário …

Presidente do Chile decreta estado de emergência e diz que país está "em guerra" contra grupos de "criminosos"

O presidente do Chile, Sebastián Piñera, afirmou que o país está "em guerra" contra os "criminosos" responsáveis pelos protestos violentos que causaram vítimas mortais e que levaram o Governo a decretar o estado de emergência …

Federação Nacional dos Médicos quer menos horas de trabalho em urgência

Este domingo, a Federação Nacional dos Médicos (FNAM) aprovou, em congresso, uma grelha salarial com base num horário de 35 horas, e a diminuição do trabalho em urgência de 18 para 12 horas semanais no …

Reclamação do PSD sobre contagem dos votos. Nulidade da eleição afastada

O Tribunal Constitucional começa esta segunda-feira a analisar o recurso do PSD que, na quinta-feira passada, pediu a revisão da contagem de votos dos círculos da emigração. Em causa, no protesto do PSD, está o facto …

Jesus "superstar" vence dérbi Fla-Flu, mas sonha regressar a Portugal

Por estes dias, Jorge Jesus continua o seu caminho como superstar no campeonato brasileiro de futebol: o técnico português, que comanda o Flamengo, venceu, este domingo, o dérbi frente ao Fluminense por 2-0, em jogo …

Cientistas encontraram sinais precoces de doença cardíaca em múmias com 4.000 anos

Múmias com quatro mil anos mostraram ter acumulação de colesterol nas artérias, sugerindo que as doenças cardíacas eram provavelmente mais comuns nos tempos antigos do que se pensava. Mohammad Madjid, professor assistente de medicina cardiovascular na …

Donald Trump desiste de realizar o G7 no seu clube de golfe em Miami

A decisão de Donald Trump, a braços com um processo de impeachment, de usar um dos seus resorts levantou dúvidas sobre conflito de interesses. O Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, abandonou a ideia de realizar …

Costa vai a Belém apresentar secretários de Estado. Patrícia Gaspar e Antero Luís na lista

O primeiro-ministro indigitado, António Costa, vai esta segunda-feira a Belém apresentar ao Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, os nomes dos secretários de Estado que vão integrar o próximo Governo. O encontro, marcado para as 11 …

Chernobyl transforma-se num santuário para uma rara espécie de cavalos

Chernobyl tem sido o inesperado lar de uma espécie de cavalos em vias de extinção. Dezenas de cavalos de Przewalski foram observados em edifícios abandonados na zona radioativa da cidade ucraniana. Surpreendentemente, uma espécie de cavalos …