Macron já avançou novo nome para comissário europeu após chumbo da primeira escolha

O CEO da empresa tecnológica Atos, Thierry Breton, é o novo nome proposto pelo Governo francês para comissário europeu, depois de a primeira escolha, Sylvie Goulard, ter sido chumbada. A informação foi avançada ao início da manhã desta quinta-feira.

Breton foi ministro das Finanças entre 2005 e 2007, os últimos dois anos de Jacques Chirac como Presidente do país, e está à frente da Atos desde 2009.

É um homem de ação, que conhece as questões industriais de trás para a frente e que, embora saiba como são as instituições de Bruxelas, não terá uma abordagem burocrática às questões europeias, o que é importante para o Presidente”, revelou uma fonte do Eliseu, de acordo com o semanário Expresso.

Breton apoiou Emmanuel Macron durante a campanha presidencial de 2017, antes da primeira volta das eleições.

O Parlamento Europeu rejeitou a nomeação de Sylvie Goulard como comissária europeia do Mercado Interno no futuro executivo de Ursula Von der Leyen, com 82 dos eurodeputados votaram contra, 29 a favor e uma abstenção.

O parecer negativo dos eurodeputados das comissões parlamentares do Mercado Interno e da Indústria prendia-se com a recusa de Sylvie Goulard em apresentar a demissão do cargo de comissária europeia caso seja acusada no processo dos empregos fictícios de assistentes do seu partido, o MoDem, no PE, o mesmo que a levou a demitir-se do Governo francês em junho de 2017, apenas um mês após ter assumido a pasta da Defesa.

O Presidente francês não gostou do chumbo da sua ex-ministra. No entanto, Macron mostra-se disposto a deixar para trás o que apelidou de uma “crise política” e procurou garantias de que o novo candidato será aprovado. Macron quer manter a pasta que negociou com a presidente eleita da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen: Mercado Interno e Indústria. “A pasta permanecerá inalterada”, sublinhou a fonte do Eliseu.

Goulard foi o terceiro chumbo para o futuro elenco de comissários europeus, depois da rejeição dos nomes apresentados pela Roménia e pela Hungria.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.