Maços de tabaco em França deixam de ter marca

DR smokersworld.info

-

A França vai adotar os maços de cigarros uniformizados e proibir os cigarros eletrónicos em alguns locais para tentar reduzir as taxas de tabagismo, anunciou esta quinta-feira a ministra da Saúde, Marisol Touraine.

Para ficarem menos atrativos, os maços de cigarros passarão a ter “a mesma forma, tamanho, cor e o mesmo tipo de letra”, explicou Touraine, ao revelar um plano de luta contra o tabaco.

Quando aplicar a medida, a França poderá tornar-se o segundo país do mundo, a seguir à Austrália, que o fez em 2012, a uniformizar os maços de cigarros. Paris não precisou a data de entrada em vigor da medida, que o Reino Unido e a Irlanda também já anunciaram pretender adotar.

Ao contrário da Austrália, os maços vendidos em França poderão ter uma referência à marca, “mas limitada a um tamanho muito discreto e definido, sempre no mesmo sítio do pacote”, de acordo com o plano.

“Em França, 13 milhões de adultos fumam diariamente. E a situação está a piorar. O número de fumadores está a aumentar, sobretudo entre os jovens”, disse Touraine.

“Não podemos aceitar o facto de o tabaco matar 73 mil pessoas todos os anos no nosso país – o equivalente à queda diária de um avião com 200 pessoas a bordo”, adiantou.

Os cigarros eletrónicos serão proibidos em locais onde os jovens se juntam, como escolas, bem como nos transportes públicos e nos espaços de trabalho fechados.

Além disso, a sua publicidade será limitada e completamente proibida a partir de maio de 2016, exceto nos locais de venda e em publicações comerciais.

A ministra da Saúde francesa anunciou ainda que fumar passará a ser proibido nos parques infantis e em carros com passageiros menores de 12 anos.

ZAP / Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Matosinhos é a primeira cidade 5G em Portugal

A NOS cobriu totalmente Matosinhos com 5G, em parceria com a Huawei, tornando-a na primeira cidade de quinta geração móvel em Portugal, anunciou, esta quarta-feira, a operadora de telecomunicações. De acordo com a operadora, "a rede …

O Super Mundial de Clubes vem aí e o Barcelona pode ficar de fora

O Barcelona poderá ficar fora da próxima grande competição da FIFA: o Super Mundial de Clubes. Para inverter esta situação, os catalães terão de ganhar uma das próximas duas edições da Champions. O Conselho da FIFA …

Falência da Thomas Cook leva ao encerramento de empresas no Algarve

De acordo com a TSF, há empresas que não vão conseguir resistir ao colapso do grupo britânico Thomas Cook, que anunciou falência há cerca de um mês. Um mês depois de ter sido anunciada a falência …

Ex-ministro da Saúde questiona regulador no caso do bebé sem rosto em Setúbal

Adalberto Campos Fernandes diz que o caso do bebé com malformações graves dá motivos para questionar a utilidade da Entidade Reguladora da Saúde. Ordem dos Médicos está a agir "adequadamente". O antigo ministro da Saúde Adalberto …

Nuno Artur Silva vendeu participação nas Produções Fictícias ao sobrinho

Nuno Artur Silva, futuro secretário de Estado do Cinema, Audiovisual e Media vendeu a sua participação na produtora de conteúdos Produções Fictícias. Desta forma, o indigitado secretário de Estado já não tem participações em empresas …

Encerrados na Índia dois call-centers que enganavam e roubavam pessoas em todo o mundo

Dois call-centers que praticavam um tipo de fraude que fez milhares de vítimas em todo o mundo, entre as quais muitas pessoas de idade, foram encerrados em Calcutá. A operação, que envolveu as polícias indiana e …

José Neves da Farfetch nomeado pela terceira vez para prémios da moda britânicos

O fundador e presidente executivo da empresa tecnológica portuguesa Farfetch, José Neves, está nomeado pelo terceiro ano consecutivo para os prémios de moda britânicos, anunciou hoje a organização. José Neves, empresário fundador da plataforma ‘online’ de …

Televisão estatal chinesa não difunde início da temporada da NBA

A televisão estatal chinesa CCTV não difundiu os jogos inaugurais da 74ª temporada da NBA, após o atrito entre o Governo chinês e a liga norte-americana de basquetebol, suscitado por um comentário de apoio aos …

Curdos que entrem nas zonas controladas pela Turquia na Síria serão neutralizados

O chefe da diplomacia turco, Mevlut Cavusoglu, afirmou hoje que as forças de Ancara irão "neutralizar" os combatentes curdos da Síria que penetrem nas áreas controladas pela Turquia. “Se houver algum ‘terrorista’ (combatente curdo) que tenha …

Líder parlamentar do PP admite grande coligação com o PSOE

A líder parlamentar do Partido Popular, Cayetana Álvarez de Toledo, admite uma grande coligação com o PSOE se nenhum partido tiver maioria absoluta nas eleições que decorrem a 10 de novembro e se houver uma …