Macacos sexualmente frustrados expandem horizontes: apaixonaram-se por veados

2

Amaury Laporte / Wikimedia Commons

No Japão, alguns macacos andam a tentar ter relações sexuais com cervos sika. Ninguém sabe porquê, mas os cientistas têm alguns palpites.

A primeira vez em que os cientistas começaram a falar do desejo sexual dos macacos em relaçaõ a veados sika foi em 2015.

Na ilha florestal japonesa de Yakushima, um macaco macho saltou para as costas de uma fêmea de veado cerdo-sika e começou a tentar acasalar com ela, conta a National Geographic.

Na altura, pensou-se ter-se tratado de um insólito caso isolado, mas não era: em 2018, aconteceu outra vez, desta vez com fêmeas macacas a tentarem acasalar com veados machos, também no Japão, mas bem longe, perto de Osaka, no Parque Nacional Minoh Quasi.

Voltou a acontecer. Outra vez, e outra vez, em 2020, em 2021, em 2023…

Alguns incidentes, no entanto, envolviam, ainda eu não se possa confirmar com certezas, o mesmo macaco do primeiro episódio. “É difícil, mas quando se é primatologista, é preciso reconhecer cada indivíduo do grupo”, garante o cientista Cédric Sueur.

“O que é interessante é que talvez a primeira vez que o macho o fez foi devido a frustração sexual, ou seja, com um objetivo específico”, explica o investigador, autor do estudo publicado em dezembro na Cultural Science.

O macaco pode ter iniciado este bizarro comportamento e tê-lo, depois, transmitido aos outros por um fenómeno chamado transmissão social.

No entanto, não é como se os veados e os macacos fossem completos desconhecidos. Têm já um longo historial como amigos, e essa amizade pode agora estar a transformar-se numa amizade colorida.

“O meu palpite é que os veados são extremamente tolerantes socialmente com os macacos, porque estão a apanhar os parasitas”, diz a ecologista Jusith Bronstein.

Há, portanto, quem acredite que o facto de alguns veados aceitarem o comportamento dos macacos (embora alguns rejeitem), pode ter benefícios. Isto porque é uma win-win: os primatas aliviam a sua tensão sexual, enquanto os veados recebem nutrientes dos macacos.

“Quero dizer, há claramente uma troca de proteção e nutrição, só pelo facto de os veados não fugirem quando os macacos estão por perto”, diz Bronstein.

Para além disso, nem sempre os macacos têm segundas intenções com os seus amigos de maior porte: muitas vezes, segundo documenta outro estudo publicado na revista Primates, foram já documentados momentos em que macacos sobem para cima do dorso dos veados e ficam apenas lá — sem qualquer avanço sexual. Parece um ato carinhoso.

No fundo, são amigos, e podem até gostar do calor um do outro — os macacos costumam juntar-se quando têm frio, porque não fazê-lo com novos companheiros?

ZAP //

2 Comments

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.