De guerreiros a anciões. Grupo étnico no Quénia faz cerimónia única de “transformação”

Milhares de homens Maasai vestidos com xales vermelhos e roxos e com as suas cabeças revestidas de ocre vermelho reuniram-se esta semana para uma cerimónia que os transforma de Moran (guerreiros) em Mzee (anciãos).

De acordo com a CNN, cerca de 15 mil homens de todo o Quénia e da vizinha Tanzânia reuniram-se em Maparasha Hills, no condado de Kajiado, a 128 quilómetros de Nairóbi, para festejar com cerca de três mil touros e 30 mil cabras e ovelhas.

A cerimónia é realizada uma vez a cada 10 anos no local, que é cercado por morros e salpicado de acácias.

Esta quarta-feira, os homens assaram a carne em leitos de carvão de acácias, segurando cajados e espadas. “Eu costumava ser um moran, mas depois desta cerimónia, agora sou um Mzee (ancião)”, disse, em declarações à agência Reuters Stephen Seriamu Sarbabi, comerciante de gado de 34 anos. “Agora vou ter muitas responsabilidades na comunidade. Vou presidir algumas reuniões diferentes, vou ser consultado”.

A chegada da pandemia de covid-19 em março forçou o adiamento da cerimónia, que deveria ter ocorrido no início do ano.

“O meu papel aqui nesta cerimónia é vir e abençoar os meus meninos para que se formem para outro estágio de serem wazees (anciãos) e dar-lhes os seus privilégios“, disse Moses Lepunyo ole Purkei, voluntário de saúde comunitário e ancião.

Durante a cerimónia, os homens foram acompanhados pelas suas esposas, que também usavam xales e contas coloridas em volta do pescoço e cantavam a louvar e a encorajar o novo grupo de anciãos.

De acordo com as estatísticas do Governo do Quénia, há cerca de 1,2 milhões de Maasai a viver no país.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Os olhos das corujas podem ter uma "lente" que melhora a visão noturna

As corujas capturam as suas presas durante a noite. Uma nova investigação sugere que há algo de especial na forma como as moléculas de ADN nos olhos das corujas estão acondicionadas, uma característica que lhes …

Os extraterrestres podem estar a observar-nos à distância (em mais de 1.000 estrelas diferentes)

Da mesma forma que nós, da Terra, já detetámos vários milhares de planetas ao redor de outras estrelas, uma hipotética civilização alienígena poderia ter detetado a nossa presença. Mas de que posições no Espaço isso seria …

Afinal, o buraco negro mais próximo da Terra pode não ser um buraco negro

Um objeto identificado no início deste ano como o buraco negro mais próximo da Terra pode, afinal, não o ser. Depois de reanalisar os dados, diferentes equipas de cientistas concluíram que o sistema HR 6819 …

Rara cobra de duas cabeças e dois cérebros independentes encontrada na Florida

Uma rara cobra com duas cabeças e dois cérebros independentes foi resgatada no estado norte-americano da Florida por uma equipa de especialistas do organização Florida Fish and Wildlife Conservation Commission. Na rede social Facebook, a organização, …

Benfica 2-0 Belenenses SAD | Darwinismo rende arranque histórico

O Benfica cumpriu e venceu o Belenenses SAD por 2-0, no Estádio da Luz, na partida que encerrou a quinta jornada da Liga NOS. Foi o quinto triunfo benfiquista no campeonato em cinco partidas, o …

Uma tarefa doméstica está a poluir sorrateiramente o ambiente

O que vestimos e como lavamos as nossas roupas influencia o número de microfibras sintéticas que libertamos no meio ambiente. Há uma tarefa doméstica a poluir sorrateiramente o ambiente. Um novo artigo científico, publicado na PLOS …

A companhia aérea que faliu devido à covid-19 está de volta

A pandemia de covid-19 foi traiçoeira para muitas empresas. A Flybe, uma das primeiras vítimas, está agora a ressuscitar - e pode voltar a rasgar os céus já no próximo ano. A economia mundial foi muito …

Dormir bem antes de tomar a vacina da gripe pode ajudar a aumentar a sua eficácia

Segundo os especialistas, uma boa noite de sono pode mesmo ajudar a aumentar a eficácia da vacina da gripe, que neste ano ganha particular relevância em plena pandemia de covid-19. De acordo com Matthew Walker, autor …

Há um petroleiro abandonado há mais de uma década nas Caraíbas (e é uma "bomba-relógio")

Um navio de armazenamento de petróleo venezuelano está ancorado no Golfo de Paria, um trecho de mar fechado entre a Venezuela e a ilha de Trinidad, há mais de uma década. Antes de os Estados Unidos …

Portugal deve bater recorde de doentes em cuidados intensivos ainda esta semana

Portugal deverá ultrapassar, esta quarta-feira, o recorde de doentes em unidades de cuidados intensivos, alertou a ministra da Saúde, Marta Temido, em conferência de imprensa sobre a capacidade do Serviço Nacional de Saúde para combater …